segunda-feira, 12 de julho de 2010

O MELHOR TREINAMENTO PARA CONQUISTAR MUITAS MEDALHAS NO MUNDIAL



Andre Brasil e Daniel Dias, atletas do Projeto Ouro, fazem treinamento de altitude de três semanas em Sierra Nevada. Sacrifício vale à pena, garante Andre


Três semanas confinado só com o técnico e outros atletas no Centro de Alto Rendimento de Sierra Nevada, na Espanha. Andre Brasil e Daniel Dias fazem este mês um treinamento em altitude, visando o Mundial de Natação, que será de 15 a 21 de agosto, em Eindhoven, na Holanda. Andre finaliza seus trabalhos nesta terça-feira, 13. Dia que Daniel desembarca no sul da Espanha para começar a sua fase de treinos.

O treinamento no exterior faz parte do Projeto Ouro, do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB). Andre e Daniel estão entre os 10 atletas brasileiros selecionados por terem chances reais de conquistarem o ouro paraolímpico em Londres 2012. Para garantir o lugar mais alto do pódio, o CPB banca todo o plano de treinamento diferenciado apresentado por eles, como o treino de altitude.

“O treino está muito bom, a cada semana melhoro mais e mais meu condicionamento”, comemora Brasil. Mas ele confessa que tem sentido o peso de ficar tanto tempo isolado.

“Já são quase cinco semanas fora de casa (em junho, ele participou do Aberto da Grécia e do Aberto de Berlim, ambos com a seleção brasileira), e aqui na Espanha é só treino, a cidade mais próxima fica a 45 minutos de carro. Estou fora do Brasil já se vai um mês.”

Mas o desgaste de tanto tempo longe de casa não atrapalha, garante o multimedalhista paraolímpico.

“Tenho convicção que não! Até semana passada outros atletas olímpicos estavam aqui. Eles estão se preparando para o Campeonato Pan Pacifico e outros para o Europeu. Ou seja, estamos fazendo o certo”, assegura Andre.

“Viemos antes, quando o treino ainda está bem sofrido e pesado. Agora é a parte especifica que entra, na qual o atleta começa a se preocupar com os detalhes, começa a descansar. Tenho três semanas no Brasil, antes de ir para a Holanda, para treinar e aprimorar isto. Lá ainda teremos nove dias de adaptação até a competição começar. É tempo suficiente para estar 100% da forma física e mental!”

Esta não foi a primeira vez que Andre faz este tipo de treinamento. Em 2008, ele passou três semanas no México. E garante que foi fundamental para suas quatro medalhas de ouro e uma de prata nas Paraolimpíadas de Pequim. Por isso, Andre está confiante para o Mundial.

“Meu sonho maior é poder nadar todas as provas e ganhá-las com recorde. Acho que todo mundo gostaria disso. Sei que o caminho é bem difícil e complicado, mas tenho certeza que um dia chego lá.”

Daniel também animado
Daniel Dias também tem metas ousadas para o Mundial e as baseia no treinamento especial que faz este ano.

“A expectativa é das melhores, principalmente agora, com o apoio do CPB, com o Projeto Ouro. Estou tendo condições de treinamento como nunca tive”, explica o multimedalhista paraolímpico.

Só que para ele, a experiência de treinar na altitude é inédita.

“É a primeira vez que faço algo assim. Espero que ajude.”

Daniel precisa de toda força mesmo. Afinal, sua meta no Mundial é ousada:

“Vou disputar as sete provas individuais. Espero conquistar medalha em todas. De preferência de ouro”, diz rindo.

O treinamento em altitude
O Centro de Alto Rendimento de Sierra Nevada fica 2400m acima do nível do mar. E esse é seu maior diferencial. O treinamento com carga normal, pela altitude, eleva o número de hemácias do atleta, melhorando a oxigenação de todo o corpo e, consequentemente, seu rendimento. Outro diferencial do treinamento que as duas principais estrelas do Brasil farão é a análise biomecânica, com filmagens subaquáticas, que ajudam na correção técnica e avaliação da condição física do atleta.

A estrutura do Centro de Alto Rendimento conta com uma piscina olímpica com seis raias e câmeras espalhadas para as filmagens subaquáticas ao redor dela. Além de uma sala de musculação, pista de atletismo, quadras, pista de 200m coberta, e campo de futebol.

Fotos: Arquivo Pessoal





Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Em Brasília
Thalita Kalix (Media Guide) - (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Janaína Lazzaretti (CPB) – (janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JORNAL DO AUTÓDROMO