terça-feira, 30 de novembro de 2010

“Laudo Natel – um bandeirante”

Livro do jornalista Ricardo Viveiros é uma ótima opção de presente para os amantes do futebol, da história nacional e para quem quer conhecer um pouco mais sobre a construção de um dos maiores bancos brasileiros, o Bradesco.

Final de ano é período de confraternização, festas e trocas de presentes. Nada melhor do que presentear amigos e familiares com um livro. E, é justamente para os amantes da história do Brasil que o livro “Laudo Natel – um bandeirante”, escrito pelo jornalista Ricardo Viveiros, é um ótimo presente.
O livro traz a biografia de Laudo Natel que, ao assumir o Governo de São Paulo em duas gestões, antecipou o futuro para todas as regiões do Estado. Os resultados da busca por um desenvolvimento igualitário, e que somente hoje é chamado de “interiorização”, lhe valeram o título de “Governador Caipira”. Por isto, é de grande valia para quem quer entender um pouco mais sobre como este Estado se transformou na grande referência política e econômica. Natel tornou-se governador pela primeira vez após o Golpe Militar de 1964, sucedendo o então governador Adhemar de Barros, depois de sua cassação. Um homem, simples, ético, capaz, trabalhador, elegante, sensível e de larga visão como empreendedor.
Os apaixonados por futebol, principalmente os são-paulinos, também se divertirão muito com este livro. Afinal, Natel exerceu a presidência do São Paulo Futebol Clube, período que coordenou a construção do Estádio do Morumbi. Dirigente do São Paulo Futebol Clube durante 14 anos, com inteligência e determinação construiu o maior patrimônio esportivo privado do planeta: o complexo social e esportivo do Morumbi, em uma missão que abraçou ao longo de 18 anos. Criou, para tanto, o que hoje se denomina marketing esportivo.
O relato biográfico resgata também a trajetória do homem de origem simples que, ainda adolescente, soube aproveitar as oportunidades do destino. Laudo Natel construiu sólida carreira em um dos maiores bancos privados do País: o Bradesco. Por este motivo, também é um grande agrado para quem gosta de economia e para descobrir os alicerces da fundação de uma das maiores instituições financeiras do Brasil.
Sem dúvida alguma, “Laudo Natel – um bandeirante” joga luz sobre a história de vida de um homem que nasceu em um lar humilde, no interior de um dos mais importantes estados da Federação, e teve papel relevante na história do País, na economia, nos esportes e na política, nos últimos 50 anos da história brasileira.
O jornalista e escritor Ricardo Viveiros, responsável pela produção da obra, comenta que o mais difícil foi a tarefa de desvendar histórias de um homem sem vaidade que, embora extremamente gentil, não se deixa pressionar por ninguém. “Ele é senhor de seu próprio destino. Assim, preferi deixar que, por si mesmo, acreditasse ser esta biografia um direito dos paulistas e brasileiros. Entrego aos leitores, à história de São Paulo e do Brasil, a vida de Laudo Natel, o último bandeirante. Espero que este livro seja um justo resgate, uma feliz recordação para os que viveram o seu tempo, bem como, um exemplo para os jovens que poderão construir — como ele tão bem soube fazer —, um futuro ainda melhor e mais justo para todos.”
Autor de 22 livros, Ricardo Viveiros já foi premiado no Brasil e no Exterior e nos últimos 10 anos vem dedicando-se com sucesso a escrever sobre história de cidades, empresas, instituições, setores da economia e, ainda, biografias de personalidades.

*
“Laudo Natel – um bandeirante” 
Autor: Ricardo Viveiros
Editora: Imprensa Oficial
Páginas: 320
Preço Sugerido: R$ 60
Onde comprar: Nas lojas e pelos sites das Livrarias: Imprensa Oficial e Cultura




Angela Ferreira
Jornalista
Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação
Fone/Fax: 11 3675-5444

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JORNAL DO AUTÓDROMO