quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Expedição AIRCROSS chega ao Mato Grosso do Sul neste fim de semana

Confira o roteiro completo da Expedição AIRCROSS na região, rica em atividades para os amantes do ecoturismo

Ao deixar Icaraíma (PR), no dia 20, às 7h, o grupo de expedicionários de uma das maiores aventuras já realizadas pelo País ingressa em um território repleto de paisagens deslumbrantes, de natureza muitas vezes intocada, e, claro, recheado de belas histórias. Estamos falando do Mato Grosso do Sul, que tem a cidade de Dourados como primeira anfitriã da Expedição AIRCROSS. Após mais de cinco horas de viagem, em um percurso de cerca de 440 quilômetros, os aventureiros farão uma pausa para almoço na concessionária Citroën Motor3 France, marcada para as 12h30. É lá que jornalistas e convidados poderão ter acesso ao primeiro grande balanço do projeto, já que um terço da empreitada terá sido completada. O bate-papo, porém, não será longo. A equipe precisa voltar para a estrada.

A próxima parada será em Jardim, a 200 quilômetros de distância. A Expedição passará a noite no Hotel Jardim, um dos primeiros estabelecimentos do gênero erguidos na região, e, após o café da manhã, que será servido bem cedo, o dia 21 começará com um passeio pelo Buraco das Araras, uma caverna com entrada de formato circular, com aproximadamente 80 metros de largura e 70 metros de profundidade. Para os aventureiros que chegarem ao final, uma linda lagoa subterrânea de água transparente, perfeita para um banho regenerativo, os aguardam.

Logo após o almoço, os participantes se dividirão em dois grupos. Enquanto uma parte visita o Monumento aos Heróis da Retirada da Laguna, outros seguirão para uma atividade de mergulho. A volta para o hotel acontece no fim do dia, que será encerrado com um jantar. No dia seguinte (22), almoço em Bonito, considerada a capital nacional do ecoturismo, seguido de um rapel na cachoeira Boca da Onça, atrativo com 156 metros de altura e considerado o maior do Estado. A trilha até o local tem como paisagem piscinas naturais e muito verde. A aventura terminará com um jantar na Pousada Xaraés, na região do Pantanal do Abobral.

Os expedicionários conhecerão a cultura pantaneira no dia 23. A primeira atividade será uma travessia de bicicleta pelo parque-hotel Corumbá. À noite, uma caminhada para focagem de animais. Na manhã do dia 24, uma nova divisão do grupo. Os expedicionários podem escolher entre explorar rios ou cavalgar. O almoço acontecerá no próprio hotel, onde a equipe se reunirá para uma cavalgada pantaneira no fim da tarde. Para encerrar a programação, confraternização no hotel.

Campo Grande é a última parada no Mato Grosso do Sul, no dia 25. Logo pela manhã a Expedição AIRCROSS parte para mais uma jornada, desta vez de cerca de 260 quilômetros, com previsão de chegada por volta do meio-dia na concessionária Citroën Motor3 France da cidade. Após almoço com convidados e jornalistas, o grupo segue para o Parque Nacional das Emas, em Goiás.

Durante toda a viagem, a antropóloga Valéria Brandini fará o levantamento cultural das regiões, em busca de fatos que reflitam a influência do tempo na formação de novos conceitos cíveis. Enquanto isso, o músico Gabriel Levy busca interação com artistas e comunidades locais em busca de ritmos e sonoridades que representem o espírito de uma expedição. Já o chef Dalton Rangel encara o desafio de reinventar pratos tradicionais, utilizando toques gourmet e combinações até então improváveis.

Balanço da expedição:
Quilômetros percorridos: 2.333 quilômetros
Destinos explorados: 13
Estados visitados: Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina

Serviço:
Citroën Motor3 France Dourados – Av. Marcelino Pires, nº 4273, Vila Alba
Citroën Motor3 France Campo Grande – Rua Joaquim Murtinho, nº 2411, Bairro Miguel Couto
Hotel Jardim – www.hoteljardim.tur.br
Pousada Xaraés – www.xaraes.com.br

Sobre a Expedição AIRCROSS
A Expedição AIRCROSS acontecerá de 10 de novembro a 10 de dezembro e tem como proposta fazer um verdadeiro inventário antropológico e cultural do Brasil. O material dará origem a um reality de 13 episódios, que será transmitido pelo Multishow, e, em 2011, a um documentário sobre a beleza e diversidade brasileira. Os expedicionários viajarão por mais de oito mil quilômetros, para regiões pouquíssimo exploradas, perfeitas para prática de esportes radicais como escalada, rapel, montanhismo, ciclismo, trekking, parapente, entre outros.

A viagem remonta as experiências de André Citroën, fundador da companhia, que, entre as duas guerras mundiais, fez três grandes expedições: para a o Deserto do Saara – viagem que deu origem ao Paris Dakar –, para a África e para a Ásia Central. Em todas elas, levava consigo uma equipe para registrar os traços culturais das regiões pelas quais passava. Na versão brasileira, os expedicionários poderão participar de uma festa tipicamente germânica em uma comunidade alemã no município de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, de um luau na Juréia, no litoral de São Paulo, de um acampamento em uma aldeia Xavante, e, de quebra, escalar o Pico da Neblina e ver o sol se pôr na Serra do Roncador, santuário metafísico dos esotéricos.

Mais informações:
Bianca Neves
Daniela Rezende
Renê Castro
F: (11) 5102.3999 / 5102.4019


Renê Castro

MASSMEDIA
rua geraldo flausino gomes, 42 conj. 81
brooklin - são paulo - sp - cep 04575-060
fone/fax 55 11 5102.3999

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JORNAL DO AUTÓDROMO