sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

SELEÇÃO BRASILEIRA CHEGA À NOVA ZELÂNDIA E JÁ SE PREPARA PARA ROTINA PESADA DE TREINOS


Depois de mais de 30 horas de viagem, os 25 atletas começam neste sábado, 08, os treinamentos. Equipe brasileira terá duas semanas para se adaptar ao fuso e fazer os últimos ajustes para o Mundial Paraolímpico de Atletismo, que começa 21 de janeiro

A seleção brasileira desembarcou na tarde desta sexta-feira, 07, em Christchurch, na Nova Zelândia, onde disputará o Mundial Paraolímpico de Atletismo. Foram mais de 30 horas de viagens, de São Paulo até a cidade da competição.
“A viagem foi bastante cansativa, muito tempo de espera em Buenos Aires com atraso de vôos, trocas de aeroporto e longo tempo de vôo entre Argentina e Austrália”, conta o diretor técnico do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e chefe da delegação, Edílson Rocha Tubiba.
“Quando chegamos tivemos que colocar os atletas para fazer uma pequena movimentação e treinos leves para que não dormissem, pois isso atrapalharia todo o nosso planejamento de aclimatação ao fuso e minimização do jet-lag”, complementa Tubiba.
Depois do merecido descanso, os atletas já começam neste sábado os treinamentos. Serão duas sessões diárias, para que todos se habituem mais rapidamente ao fuso horário de 15 horas de diferença.
“Normalmente as pessoas levam quase um dia de recuperação para cada fuso atravessado. No caso da Nova Zelândia, com 15 horas de diferença, levaria cerca de 10 dias para os atletas se adaptarem. Com a programação estamos tentando reduzir esse período para de cinco a sete dias, assim os atletas poderão treinar por mais tempo dentro de suas melhores condições”, explica Marco Túlio de Mello, coordenador do Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício (CEPE), do Instituto do Sono, que elaborou o cronograma de adaptação da seleção brasileira.
A meta brasileira no Mundial de Atletismo é ousada: repetir o resultado de Pequim, quando o Brasil ficou em 10º, conquistando 15 medalhas (quatro de ouro, quatro de prata e sete de bronze). O caminho não será fácil. Mais de mil atletas de quase 80 países competirão em Christchurch. A abertura do Campeonato será dia 21 de janeiro, as provas acontecem de 22 a 30 de janeiro.
Mais informações:

Media Guide Comunicação
Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123) 
Em Brasília 
Thalita Kalix (Media Guide) - (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Janaína Lazzaretti (CPB) – (janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

JORNAL DO AUTÓDROMO