sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

PAULO DOUGLAS CONQUISTA A PRATA NO LANÇAMENTO DE DARDO NO MUNDIAL DE ATLETISMO PARAOLÍMPICO


Na primeira prova do Brasil na competição, pódio. Na manhã deste sábado em Christchurch/Nova Zelândia (15h na frente do Brasil), Terezinha Guilhermina bateu o recorde mundial dos 200m T11 durante a classificatória. A final será no domingo à tarde, madrugada no Brasil

Paulo Douglas - Foto: Beto Monteiro-Exemplus/CPB

Paulo Douglas - Foto: Beto Monteiro-Exemplus/CPB

O Brasil conquistou sua primeira medalha no Campeonato Mundial Paraolímpico de Atletismo, que começou neste sábado, 22, em Christchurch/Nova Zelândia, (15h à frente do Brasil). Paulo Douglas ficou com a prata no lançamento de dardo F36, com a marca de 40m06. O polonês Pawel Piotrowski garantiu o ouro com 42m20.

“Foi bom. Dá um arrepio quando vai para a prova. Dava para ganhar, mas fiquei nervoso”, explicou Paulão depois da prova.

“Queria o ouro, mas estou satisfeito. Veio o que Deus me deu”, disse o atleta carioca.

Neste domingo, Paulo disputa a final do arremesso de peso. Sexta que vem, o lançamento de disco.

“São provas mais difíceis, mas vou brigar pelo ouro”, garantiu Paulão.

Terezinha quebra recorde na eliminatória
Ainda na primeira manhã de competições, a velocista Terezinha Guilhermina quebrou o recorde mundial dos 200m T11 na eliminatória. A antiga marca era da brasileira Ádria dos Santos e já durava mais de 10 anos. Terezinha fez 24seg74, 25 centésimos abaixo do recorde anterior.

“Tinha todas as adversidades: eu estava na sétima raia, a que eu nunca treino, o vento estava contra e ainda queimaram a largada, o que gera um estresse. Mas deu tudo certo. As adversidades não são maiores do que a minha preparação para estar aqui”, comemorou.

“Desde 2005 que estou esperando esse tempo! A ordem dessas provas faz desse mundial a principal competição da minha vida”, disse Terezinha.

A final dos 200m será na tarde do domingo, 23 (madrugada no Brasil).

Brasileiros classificados
Outros brasileiros conseguiram vaga para finais nesta manhã. Jerusa Geber ficou em 2º nas eliminatórias dos 200m T11. Ádria dos Santos terminou em 7º e não conseguiu a vaga.

Nos 200m T12, Ana Tércia ficou em 3º nas eliminatórias, e defenderá o Brasil na final, amanhã à tarde (madrugada de domingo no Brasil).

Ariosvaldo Fernandes, o Parré, completa a lista dos classificados para finais. Ele ficou em 5º nas eliminatórias dos 100m T53 e competirá na manhã de domingo (19h de sábado do Brasil), em busca de um lugar no pódio.

Thiago Barbosa não foi bem na eliminatória dos 100m T54, terminou em 5º na sua bateria e não conseguiu a vaga.

No fim, Jenifer Santos ficou em segundo nos 200m T38, e garantiu vaga na final, domingo à tarde.

À tarde será a vez dos homens nos 100m: o campeão paraolímpico Lucas Prado e Daniel Mendes Silva, ambos na categoria T11.

No total, a seleção brasileira conta com 25 atletas. Um time de respeito que estará na pista do complexo esportivo QE II, de 22 a 30 de janeiro, com metas bem definidas: repetir o resultado de Pequim 2008, quando o país ficou em 10º, conquistando 15 medalhas (quatro de ouro, quatro de prata e sete de bronze). No Mundial de 2006, em Assen, os brasileiros já haviam tido marca semelhante: conquistaram 25 medalhas, sendo quatro de ouro, 11 de prata e 10 de bronze, ficando em 17º no quadro de medalhas e sétimo em total de atletas no pódio.

“Essa equipe é uma soma de talentos. Temos uma nova geração, aliada aos atletas que conquistaram medalhas de ouro em Pequim 2008, àqueles que ainda estavam em seu momento de evolução nas Paraolimpíadas e àqueles que se tornaram realidade depois dos Jogos”, diz o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Andrew Parsons.

“A expectativa é conquistar um resultado melhor do que alcançamos no Mundial de 2006. Além disso, o Mundial, a 18 meses das Paraolimpíadas, será uma referência muito precisa do que teremos em Londres 2012”, completa o dirigente.

Mais informações:
www.cpb.org.br e www.twitter.com/cpboficial

Media Guide Comunicação
Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Na Nova Zelândia:
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / + 64 22 0903 073)
Thalita Kalix (thalita.kalix@cpb.org.br / + 64 22 0903 072)
No Brasil:
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Em Brasília
Janaína Lazzaretti (CPB) – (janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JORNAL DO AUTÓDROMO