quinta-feira, 10 de junho de 2010

IBOPE Mídia apresenta estudo sobre “loucos por futebol” na América Latina

Quando o assunto é futebol, brasileiros, chilenos e mexicanos estão muito próximos


São Paulo, 10 de junho de 2010 – Um em cada dez latino-americanos podem ser enquadrados na categoria “louco por futebol”. É o que mostra um estudo realizado pela segunda vez pelo IBOPE Media com base em resultados do Target Group Index, pesquisa sobre o consumo de produtos, serviços, mídia e comportamento do consumidor. Este estudo, especial para a Copa de 2010, foi realizado em seis cidades da América Latina com população superior a quatro milhões de pessoas. Ao contrário do que se possa imaginar, nem o Brasil nem a Argentina concentram o maior número de fanáticos. O Peru segue como o país com o maior número de interessados pelo esporte, como já aconteceu na primeira edição da pesquisa, em 2006.

O país, no entanto, vem perdendo adeptos e a tendência é que deixe de ser líder em breve, pois passaram de quase 17% para 15% as pessoas enquadradas como “loucos por futebol”. O Brasil, representado pelas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, ficou em segundo lugar, com 11% de fanáticos, seguido de Santiago e Cidade do México, com 9% cada. Nossos vizinhos argentinos ficaram com a quinta e última posição: 4%.

De acordo com o estudo, uma pessoa foi considerada “louca por futebol” se assistiu a jogos de futebol pela TV ou foi a um estádio de futebol nos últimos 12 meses, se assiste a programas esportivos frequentemente e se praticou futebol pelo menos duas vezes por mês.

Evolução dos Loucos por Futebol

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Estádio
As cidades brasileiras foram as que registraram maior percentual de sua população que vai aos jogos nos estádios. Em 2009, 14% dos cariocas e paulistanos foram a pelo menos um jogo de futebol em estádios. O percentual nas outras cidades é bastante inferior, sendo que Santiago, em segundo lugar, teve 6% da população que foi ao menos uma vez no ano.


ASSISTIU NO ESTÁDIO A JOGOS DE FUTEBOL - ULTIMOS 12 MESES

2006

2007

2008

2009

VAR%
2006-2009

Buenos Aires

5%

6%

9%

3%

-38%

São Paulo/Rio

16%

15%

14%

14%

-13%

Santiago

4%

4%

4%

6%

29%

Cidade do México

7%

5%

5%

4%

-40%

Lima

8%

7%

5%

4%

-47%

Televisão
O latino americano tem o hábito de acompanhar esportes pela televisão. De modo geral, todas as cidades têm um comportamento que se mantém nos últimos quatro anos. O destaque positivo fica para Santiago, onde houve acréscimo significativo no público de programas esportivos (13%) e de jogos de futebol (10%) por conta da melhora dos times locais em competições internacionais e da classificação da seleção chilena para a Copa do Mundo.

ASSISTE A JOGOS DE FUTEBOL NA TV - ÚLTIMOS 12 MESES

2006

2007

2008

2009

VAR%
2006-2009

Buenos Aires

36%

34%

34%

36%

0%

São Paulo/Rio

46%

39%

42%

43%

-7%

Santiago

31%

24%

32%

34%

10%

Cidade do México

43%

37%

37%

45%

5%

Lima

46%

43%

46%

48%

4%



Prática
É neste quesito que vemos as alterações mais significativas nestes últimos quatro anos, indicando uma diminuição da dedicação a atividades esportivas. Em todas as cidades investigadas verificamos essa tendência, em alguns casos bem acentuada, de diminuição da prática de esportes na população.


JOGOU FUTEBOL - ÚLTIMOS 12 MESES

2006

2007

2008

2009

VAR%
2006-2009

Buenos Aires

13%

11%

12%

9%

-31%

São Paulo/Rio

20%

18%

16%

18%

-10%

Santiago

17%

12%

13%

17%

0%

Cidade do México

24%

23%

20%

18%

-25%

Lima

30%

28%

27%

26%

-13%



De acordo com o Target Group Index, não existe um único fator que motiva esta diminuição no tempo dedicado à prática de esportes e, mais especificamente, ao futebol. O estudo constatou crescimento no tempo dedicado ao trabalho e a diminuição da prática de esporte entre os que trabalham. O crescimento da penetração de internet e TV paga neste período também influenciaram nesse resultado.


Sobre o Target Group Index

O Target Group Index é um estudo "single source" sobre o consumo de produtos, serviços e mídia, estilo de vida e características sócio-demográficas. Durante a pesquisa, o mesmo entrevistado responde todas as questões do questionário, o que permite uma análise completa da base de dados em qualquer uma das 200 categorias de produtos, 3 mil marcas e 800 veículos de comunicação presentes no estudo.

Sobre o IBOPE Media

O IBOPE Media é a unidade de negócios do Grupo IBOPE especializada em pesquisa de mídia e a maior empresa latino-americana desse segmento. Além do Brasil, possui operações em 13 países da América Latina e um escritório comercial em Miami, nos Estados Unidos. No Brasil, o IBOPE Mídia é reconhecido pela alta qualidade na aferição de audiência, investimento publicitário, hábitos de consumo e outras pesquisas quantitativas, provendo o mercado local com informações relevantes para a tomada de decisão no planejamento estratégico de mídia.

Sobre o IBOPE

Multinacional brasileira de capital privado, o IBOPE é uma das maiores empresas de pesquisa de mercado da América Latina e fornece um amplo conjunto de informações e estudos sobre mídia, internet, opinião pública, intenção de voto, consumo, marca, comportamento e mercado. Seus principais negócios estão concentrados nas empresas IBOPE Media e IBOPE Inteligência.



Informações para a imprensa:

Ketchum Estratégia
Assessoria de Imprensa do IBOPE
Paulo Pamplona, Rafael Presilli e Carolina Castelo
Fone: (11) 5090-8907, 8969 e 6488
paulo.pamplona@ketchum.com.br
rafael.presilli@ketchum.com.br
carolina.castelo@ketchum.com.br



Comunicação Institucional IBOPE
Taís Bahov
Fones: (11) 3066-7890
tais.bahov@ibope.com

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