Quando o assunto é futebol, brasileiros, chilenos e mexicanos estão muito próximos
São Paulo, 10 de junho de 2010 – Um em cada dez latino-americanos podem ser enquadrados na categoria “louco por futebol”. É o que mostra um estudo realizado pela segunda vez pelo IBOPE Media com base em resultados do Target Group Index, pesquisa sobre o consumo de produtos, serviços, mídia e comportamento do consumidor. Este estudo, especial para a Copa de 2010, foi realizado em seis cidades da América Latina com população superior a quatro milhões de pessoas. Ao contrário do que se possa imaginar, nem o Brasil nem a Argentina concentram o maior número de fanáticos. O Peru segue como o país com o maior número de interessados pelo esporte, como já aconteceu na primeira edição da pesquisa, em 2006.
O país, no entanto, vem perdendo adeptos e a tendência é que deixe de ser líder em breve, pois passaram de quase 17% para 15% as pessoas enquadradas como “loucos por futebol”. O Brasil, representado pelas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, ficou em segundo lugar, com 11% de fanáticos, seguido de Santiago e Cidade do México, com 9% cada. Nossos vizinhos argentinos ficaram com a quinta e última posição: 4%.
De acordo com o estudo, uma pessoa foi considerada “louca por futebol” se assistiu a jogos de futebol pela TV ou foi a um estádio de futebol nos últimos 12 meses, se assiste a programas esportivos frequentemente e se praticou futebol pelo menos duas vezes por mês.
Evolução dos Loucos por Futebol
As cidades brasileiras foram as que registraram maior percentual de sua população que vai aos jogos nos estádios. Em 2009, 14% dos cariocas e paulistanos foram a pelo menos um jogo de futebol em estádios. O percentual nas outras cidades é bastante inferior, sendo que Santiago, em segundo lugar, teve 6% da população que foi ao menos uma vez no ano.
O latino americano tem o hábito de acompanhar esportes pela televisão. De modo geral, todas as cidades têm um comportamento que se mantém nos últimos quatro anos. O destaque positivo fica para Santiago, onde houve acréscimo significativo no público de programas esportivos (13%) e de jogos de futebol (10%) por conta da melhora dos times locais em competições internacionais e da classificação da seleção chilena para a Copa do Mundo.
Prática
É neste quesito que vemos as alterações mais significativas nestes últimos quatro anos, indicando uma diminuição da dedicação a atividades esportivas. Em todas as cidades investigadas verificamos essa tendência, em alguns casos bem acentuada, de diminuição da prática de esportes na população.
De acordo com o Target Group Index, não existe um único fator que motiva esta diminuição no tempo dedicado à prática de esportes e, mais especificamente, ao futebol. O estudo constatou crescimento no tempo dedicado ao trabalho e a diminuição da prática de esporte entre os que trabalham. O crescimento da penetração de internet e TV paga neste período também influenciaram nesse resultado.
Sobre o Target Group Index
O Target Group Index é um estudo "single source" sobre o consumo de produtos, serviços e mídia, estilo de vida e características sócio-demográficas. Durante a pesquisa, o mesmo entrevistado responde todas as questões do questionário, o que permite uma análise completa da base de dados em qualquer uma das 200 categorias de produtos, 3 mil marcas e 800 veículos de comunicação presentes no estudo.
Sobre o IBOPE Media
O IBOPE Media é a unidade de negócios do Grupo IBOPE especializada em pesquisa de mídia e a maior empresa latino-americana desse segmento. Além do Brasil, possui operações em 13 países da América Latina e um escritório comercial em Miami, nos Estados Unidos. No Brasil, o IBOPE Mídia é reconhecido pela alta qualidade na aferição de audiência, investimento publicitário, hábitos de consumo e outras pesquisas quantitativas, provendo o mercado local com informações relevantes para a tomada de decisão no planejamento estratégico de mídia.
Sobre o IBOPE
Multinacional brasileira de capital privado, o IBOPE é uma das maiores empresas de pesquisa de mercado da América Latina e fornece um amplo conjunto de informações e estudos sobre mídia, internet, opinião pública, intenção de voto, consumo, marca, comportamento e mercado. Seus principais negócios estão concentrados nas empresas IBOPE Media e IBOPE Inteligência.
Informações para a imprensa:
Ketchum Estratégia
Assessoria de Imprensa do IBOPE
Paulo Pamplona, Rafael Presilli e Carolina Castelo
Fone: (11) 5090-8907, 8969 e 6488
paulo.pamplona@ketchum.com.br
rafael.presilli@ketchum.com.br
carolina.castelo@ketchum.com.br
Comunicação Institucional IBOPE
Taís Bahov
Fones: (11) 3066-7890
tais.bahov@ibope.com
O país, no entanto, vem perdendo adeptos e a tendência é que deixe de ser líder em breve, pois passaram de quase 17% para 15% as pessoas enquadradas como “loucos por futebol”. O Brasil, representado pelas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, ficou em segundo lugar, com 11% de fanáticos, seguido de Santiago e Cidade do México, com 9% cada. Nossos vizinhos argentinos ficaram com a quinta e última posição: 4%.
De acordo com o estudo, uma pessoa foi considerada “louca por futebol” se assistiu a jogos de futebol pela TV ou foi a um estádio de futebol nos últimos 12 meses, se assiste a programas esportivos frequentemente e se praticou futebol pelo menos duas vezes por mês.
Evolução dos Loucos por Futebol
As cidades brasileiras foram as que registraram maior percentual de sua população que vai aos jogos nos estádios. Em 2009, 14% dos cariocas e paulistanos foram a pelo menos um jogo de futebol em estádios. O percentual nas outras cidades é bastante inferior, sendo que Santiago, em segundo lugar, teve 6% da população que foi ao menos uma vez no ano.
ASSISTIU NO ESTÁDIO A JOGOS DE FUTEBOL - ULTIMOS 12 MESES | |||||
| 2006 | 2007 | 2008 | 2009 | VAR% |
Buenos Aires | 5% | 6% | 9% | 3% | -38% |
São Paulo/Rio | 16% | 15% | 14% | 14% | -13% |
Santiago | 4% | 4% | 4% | 6% | 29% |
Cidade do México | 7% | 5% | 5% | 4% | -40% |
Lima | 8% | 7% | 5% | 4% | -47% |
Televisão
O latino americano tem o hábito de acompanhar esportes pela televisão. De modo geral, todas as cidades têm um comportamento que se mantém nos últimos quatro anos. O destaque positivo fica para Santiago, onde houve acréscimo significativo no público de programas esportivos (13%) e de jogos de futebol (10%) por conta da melhora dos times locais em competições internacionais e da classificação da seleção chilena para a Copa do Mundo.
ASSISTE A JOGOS DE FUTEBOL NA TV - ÚLTIMOS 12 MESES |
| ||||
| 2006 | 2007 | 2008 | 2009 | VAR% |
Buenos Aires | 36% | 34% | 34% | 36% | 0% |
São Paulo/Rio | 46% | 39% | 42% | 43% | -7% |
Santiago | 31% | 24% | 32% | 34% | 10% |
Cidade do México | 43% | 37% | 37% | 45% | 5% |
Lima | 46% | 43% | 46% | 48% | 4% |
Prática
É neste quesito que vemos as alterações mais significativas nestes últimos quatro anos, indicando uma diminuição da dedicação a atividades esportivas. Em todas as cidades investigadas verificamos essa tendência, em alguns casos bem acentuada, de diminuição da prática de esportes na população.
JOGOU FUTEBOL - ÚLTIMOS 12 MESES |
|
|
| ||
| 2006 | 2007 | 2008 | 2009 | VAR% |
Buenos Aires | 13% | 11% | 12% | 9% | -31% |
São Paulo/Rio | 20% | 18% | 16% | 18% | -10% |
Santiago | 17% | 12% | 13% | 17% | 0% |
Cidade do México | 24% | 23% | 20% | 18% | -25% |
Lima | 30% | 28% | 27% | 26% | -13% |
De acordo com o Target Group Index, não existe um único fator que motiva esta diminuição no tempo dedicado à prática de esportes e, mais especificamente, ao futebol. O estudo constatou crescimento no tempo dedicado ao trabalho e a diminuição da prática de esporte entre os que trabalham. O crescimento da penetração de internet e TV paga neste período também influenciaram nesse resultado.
Sobre o Target Group Index
O Target Group Index é um estudo "single source" sobre o consumo de produtos, serviços e mídia, estilo de vida e características sócio-demográficas. Durante a pesquisa, o mesmo entrevistado responde todas as questões do questionário, o que permite uma análise completa da base de dados em qualquer uma das 200 categorias de produtos, 3 mil marcas e 800 veículos de comunicação presentes no estudo.
Sobre o IBOPE Media
O IBOPE Media é a unidade de negócios do Grupo IBOPE especializada em pesquisa de mídia e a maior empresa latino-americana desse segmento. Além do Brasil, possui operações em 13 países da América Latina e um escritório comercial em Miami, nos Estados Unidos. No Brasil, o IBOPE Mídia é reconhecido pela alta qualidade na aferição de audiência, investimento publicitário, hábitos de consumo e outras pesquisas quantitativas, provendo o mercado local com informações relevantes para a tomada de decisão no planejamento estratégico de mídia.
Sobre o IBOPE
Multinacional brasileira de capital privado, o IBOPE é uma das maiores empresas de pesquisa de mercado da América Latina e fornece um amplo conjunto de informações e estudos sobre mídia, internet, opinião pública, intenção de voto, consumo, marca, comportamento e mercado. Seus principais negócios estão concentrados nas empresas IBOPE Media e IBOPE Inteligência.
Informações para a imprensa:
Ketchum Estratégia
Assessoria de Imprensa do IBOPE
Paulo Pamplona, Rafael Presilli e Carolina Castelo
Fone: (11) 5090-8907, 8969 e 6488
paulo.pamplona@ketchum.com.br
rafael.presilli@ketchum.com.br
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Comunicação Institucional IBOPE
Taís Bahov
Fones: (11) 3066-7890
tais.bahov@ibope.com
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