quarta-feira, 30 de junho de 2010

PARAPAN DE GUADALAJARA 2011 TERÁ QUATRO NOVAS MODALIDADES NO PROGRAMA

Bocha, ciclismo, goalball e tiro com arco entrarão na edição dos Jogos no México


Os três dias de reuniões entre o Comitê Organizador dos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara 2011, o Comitê Paraolímpico das Américas (APC), representado pelo presidente Octavio Londono, e membros do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC), entre eles Andrew Parsons, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e Jose Luis Campos, ambos membros do Conselho Executivo do IPC, para avaliação do projeto da cidade para os Jogos, foram considerados um sucesso. Os encontros incluíram visitas aos locais de competição e avaliação do progresso na preparação do Parapan.

A principal novidade ficou por conta da inclusão de quatro modalidades no programa dos Jogos. Já nas Paraolimpíadas, bocha, ciclismo, goalball e tiro com arco ganham espaço na competição continental.

Ao todo, 14 modalidades farão parte do programa: atletismo, natação, halterofilismo, tiro com arco, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 7, ciclismo, futebol de 5, goalball, judô, tênis, tênis de mesa e vôlei sentado.

Todas as provas do Parapan serão classificatórias para as Paraolimpíadas de Londres 2012.

“Os Jogos Parapan-Americanos são fundamentais para a preparação brasileira para os Jogos Paraolímpicos do ano seguinte. Por isso, é importante que o Parapan esteja cada vez mais forte e estruturado, para realmente testar nossos atletas”, analisou Andrew Parsons.

Os Jogos, que devem reunir cerca de 1500 atletas de toda a América, serão de 19 a 27 de novembro de 2011, em Guadalajara, no México.

Pela segunda vez na história os Jogos Parapan-Americanos serão realizados na mesma cidade e nas mesmas instalações dos Jogos Pan-Americanos. A primeira foi em 2007, no Rio de Janeiro. Antes, o Parapan teve duas edições: a primeira em 1999, na Cidade do México, e a segunda em Mar Del Plata, na Argentina, em 2003.

Para mais informações sobre os Jogos de Guadalajara, acesse http://www.guadalajara2011.org.mx.


Media Guide Comunicação
Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Em Brasília
Thalita Kalix (Media Guide) - (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Janaína Lazzaretti (CPB) – (janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)

VOLTAR À PÁGINA INICIAL


terça-feira, 29 de junho de 2010

LIGA MUNICIPAL DE BASQUETE


O domingo passado marcou mais uma rodada da XII Liga Municipal de Basquetebol, promovida pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul com coordenação do Depto. de Esportes da Secretaria de Turismo.


Resultados da última rodada 27/06/2010:

Nemharo 80 x 75 Corinthians Sub-17/Mauá/Miller
Cosseno/Radson 82 x 68 Dinus/Md Pneus

A Próxima rodada acontece no próximo domingo (4/7/10)
no Ginásio Poliesportivo com os seguintes confrontos:

São Luís x Reatores
Casa dos Silenciosos/Transportadora Augusta x Winner/Affinty/Win Idiomas





Carlos Renato Thiel - Assessoria de Comunicação da PMSCS


VOLTAR À PÁGINA INICIAL


quinta-feira, 24 de junho de 2010

Secretaria da Copa e Brigada Militar consolidam parceria na África do Sul

Nesta quinta-feira, a comitiva da secretaria da Copa do Mundo do Estado e a missão da Polícia Militar que está na África do Sul partem rumo a Durban a bordo do ônibus customizado que está divulgando o Estado na África do Sul com o projeto “O Rio Grande te Espera”. A intenção é, a partir de agora e até 2014, integrar as ações do Governo e da Polícia para tornar o Estado referência no Mundial de 2014.

Enquanto o projeto do Governo tem como principal objetivo encontrar empresas e operadores de turismo para oferecer os destinos turísticos do Estado aos visitantes em 2014, além de prospectar seleções que possam se hospedar em solo gaúcho, a Brigada Militar colhe experiências e observações sobre as questões referentes à segurança do Mundial que auxiliarão em sua estratégia para 2014. Para isso, consolidou parceria com autoridades sul-africanas.

Para o coordenador da missão da Brigada Militar, o tenente-coronel Kleber Roberto de Lima Senisse, essa integração é fundamental, porque a secretaria da Copa tem as diretrizes gerais da estruturação da Copa do Mundo, enquanto a Brigada será responsável pela segurança no megaevento. “Essa ação em Durban é o início de uma matriz para que todas as iniciativas sejam conjuntas daqui pra frente. A Copa será uma plataforma de desenvolvimento do Estado e por isso queremos trabalhar de forma conjunta também com outras secretarias”, afirma.

O secretário da Copa, Eduardo Antonini, salienta a importância do trabalho desenvolvido pela missão da Brigada Militar. “Para 2014, precisamos atingir um nível de excelência em organização. Nesse contexto, a Brigada Militar tem um papel extremamente importante, que é fazer com que todas as ações transcorram com naturalidade e que a nossa população e os turistas que visitarem o Rio Grande do Sul sintam-se seguros para assistir e vivenciar o Mundial”.

O projeto de divulgação na África do Sul é resultado de outro programa executado pela Secretaria Extraordinária da Copa 2014 – RS, o “Copa pelo Rio Grande”, desenvolvido pelo deputado estadual Paulo Odone, no período que foi titular da Secopa RS.

--
Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo 2014
Assessoria de Comunicação
(51) 3288.1592
(51) 8449.9308
www.twitter.com/copa2014rs




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

BRASIL CONSEGUE CLASSIFICAÇÃO HISTÓRICA NO MUNDIAL DE GOALBALL

Seleção venceu as duas últimas partidas da primeira fase nesta quarta-feira e garantiu a vaga inédita nas quartas de final da competição

Superação. É a palavra que melhor define a seleção brasileira que disputa o Mundial de Goalball em Sheffield, na Inglaterra. Nos primeiros cinco jogos o Brasil havia conseguido apenas uma vitória. Para se classificar para as quartas de final pela primeira vez na história, precisaria vencer as duas partidas desta quarta-feira, 23. E conseguiu.

Após derrotar a Dinamarca por 9x5 pela manhã, o selecionado nacional venceu a Suécia por 6x4, de virada, numa partida emocionante. A Suécia saiu na frente marcando em uma cobrança de penalidade, mas o Brasil buscou o placar no segundo tempo. Faltando poucos minutos para o fim, os brasileiros empataram a partida em 4x4. Na sequência, foi a vez de Romário se destacar: com dois gols, ele garantiu a vitória brasileira e a quarta colocação do grupo B.

“Vencemos primeiro pela superação dos atletas em quadra, devido ao empenho e concentração em não falhar, e também pelas substituições que foram realizadas e mantiveram o time sempre ofensivo, mostrando que temos um elenco muito forte”, comemorou Alessandro Tosin, técnico da seleção brasileira.

Nesta quinta-feira o Brasil enfrenta o Irã, que ficou com a primeira colocação do grupo A, às 11h (7h no Brasil).

A meta do Brasil na competição é ficar entre os três primeiros colocados - 16 países disputam o Mundial. Na primeira fase, os times jogaram todos contra todos do grupo. Os quatro primeiros de cada grupo se classificaram para as quartas de final.

A seleção:
ALEXSANDER CELENTE / GUAÍBA-RS /30 anos
ROMÁRIO MARQUES / JOÃO PESSOA-PB / 21 anos
THIAGO COSTA / JOÃO PESSOA-PB / 26 anos
FILIPPE SILVESTRE / RIO DE JANEIRO-RJ / 28 anos
LUIZ SILVA FILHO / RIO DE JANEIRO-RJ / 31 anos
LEANDRO MORENO DA SILVA / BRASÍLIA-DF / 22 anos
MÁRCIO MORATO – COORDENADOR DA MODALIDADE
ALESSANDRO TOSIN – TÉCNICO

Os jogos:

1ª fase
Domingo, 20
Eslovênia 4x4 Brasil
Lituânia 9x2 Brasil

Segunda-feira, 21
Hungria 3x3 Brasil
Austrália1 x4 Brasil

Terça-feira, 22
Espanha 2x0 Brasil

Quarta-feira, 23
Dinamarca 5x9 Brasil
Suécia 4x6 Brasil

Quartas de final
Quinta-feira, 24
Irã x Brasil

Media Guide Comunicação
Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Em Brasília
Thalita Kalix (Media Guide) - (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Janaína Lazzaretti (CPB) – (janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Agora é a vez de "Cala boca, Tadeu Schmidt!"

Após mais de uma semana no topo dos Trending Topics mundiais do Twitter, conseguindo destaque também em capas de revistas e na imprensa internacional, o “Cala boca Galvão” foi substituído por “Cala boca Tadeu Schmidt”.

O irmão do jogador de basquete Oscar Schmidt e apresentador do programa Fantástico ganhou a ira dos usuários brasileiros da rede após criticar o técnico da seleção brasileira de futebol Dunga e afirmar que a Globo se preocupa com a verdade e em transmitir a melhor informação.

Dunga, já é sabido, não gosta da presença de repórteres nos treinos da seleção, proibindo sua entrada nos últimos trabalhos devido à divulgação de uma possível discussão entre jogadores. A atitude de Dunga não colaborou em nada para melhorar a péssima imagem que o técnico já goza junto à imprensa.

Durante a entrevista coletiva que seguiu a vitória da equipe contra a Costa do Marfim, o treinador se irritou com as atitudes do jornalista Alex Escobar (que supostamente estava ao telefone, falando com Tadeu Schmidt), chamando-o, fora do microfone, por alguns nomes impróprios.

Foto: Getty Images

Isso provocou a reação de Schmidt, que criticou muito a atitude do técnico e afirmou a posição da emissora em transmitir a verdade e as melhores informações. Todavia, o jornalista não contava com a contra-reação dos torcedores do Brasil usuários da rede, que preferiram defender Dunga. A avalanche de mensagens colocou o assunto no topo das Trending Topics do Twitter.

Entre as mensagens que estão sendo retuitadas, está uma que diz: “A Globo pode discordar do treinador, mas o treinador não pode discordar da Globo”, enviada pelo perfil @DungaRei , criado especialmente para a situação. Além disso, foi inventada outra falsa campanha, com a mensagem CALA BOCA TADEU SCHMIDT – “Cala Boca means SAVE and Tadeu Schmidt is a kind of flower of Amazonia in extinction”, em prol da proteção de uma fictícia flor nacional.


Tendenciosas ou não, a emissora e suas afiliadas (inclusive o jornal impresso O Globo), estão se posicionando contra o técnico e a seleção, embora a campanha da equipe esteja bastante satisfatória até o momento. Exceção feita à escalação ante Coreia do Norte e Costa do Marfim, que desagradou a muitos. A torcida, ou pelo menos a parcela que tem acesso à internet, já sinalizou que tem opinião diversa.

Para assistir ao vídeo que gerou a nova polêmica, basta acessar o link: http://tiny.cc/vt7sh







VOLTAR À PÁGINA INICIAL


sábado, 19 de junho de 2010

Brasil não fará mais reconhecimento do gramado no Soccer City

JOHANNESBURGO, África do Sul (AFP) - Ao contrário do que estava previsto, a seleção brasileira não fará mais um treino de reconhecimento de gramado no estádio Soccer City na tarde de sábado, por decisão da Fifa.

O Brasil enfrenta a Costa do Marfim no estádio no próximo domingo. Normalmente as duas seleções treinam por uma hora na véspera do jogo no gramado da partida.

A Fifa, no entanto, cancelou as atividades das duas seleções com o objetivo de preservar o gramado do Soccer City, que foi palco da abertura e também receberá a final da Copa do Mundo.

Com a mudança, a seleção vai treinar às 16h (11h de Brasília) no Saint Sthithians College, mesmo local do coletivo desta sexta-feira.

Duas horas depois o técnico Dunga concederá uma entrevista coletiva, que como estava previsto acontecerá na sala de imprensa do Soccer City.

O Brasil lidera o Grupo G da Copa do Mundo com três pontos e em caso de vitória contra os marfinenses garante vaga de maneira antecipada às oitavas de final do torneio.

A seleção encerra a participação na primeira fase no dia 25 contra Portugal, em uma partida que será disputada na cidade de Durban.


Fonte: http://g.br.esportes.yahoo.com

Júlio César é bicampeão do Prêmio Ginga

A segunda edição do Prêmio Ginga, organizado pelo Esporte Interativo para apontar os melhores jogadores brasileiros de futebol em atuação em todo o mundo, acaba de eleger Júlio César como melhor jogador brasileiro da temporada 2009/2010. O goleiro, com isso, emplaca sua segunda vitória consecutiva no Prêmio Ginga, provando que sua atuação profissional é tida como excelente.

A atual edição do prêmio teve recorde de participação popular. Segundo o Esporte Interativo – primeira rede aberta de TV brasileira dedicada 24 horas à programação esportiva –, foram contabilizados cerca de 200 mil votos de torcedores de todo o Brasil.

A votação permitiu ao público escolher os três melhores jogadores por posição. Depois, foi a vez de um júri especializado entrar em campo. Formado por jornalistas, técnicos e capitães de times da Série A do Campeonato Brasileiro e de clubes que atuaram na Liga dos Campeões, o júri escolheu o melhor jogador entre os três apontados pelo público para cada posição. Coube ao júri escolher ainda o melhor jogador do mundo, o dono do Prêmio Ginga. Também foram eleitos o jogador revelação da temporada – prêmio conquistado por Paulo Henrique Ganso - e o gol mais bonito da temporada: o de Adriano, em partida de 20 de setembro de 2009, válida pelo Campeonato Brasileiro, em que o Flamengo goleou o Coritiba por 3 a 0.

O time dos melhores do mundo, segundo a eleição organizada pelo prêmio, reúne, além de Júlio César, Maicon, Lúcio, Thiago Silva e Marcelo; Thiago Motta, Hernanes, Paulo Henrique Ganso e Ronaldinho Gaúcho; Neymar e Luís Fabiano. Dos 11 escolhidos por público e especialistas, seis não fazem parte do time de titulares convocados para a Copa do Mundo por Dunga. São eles: Marcelo, Thiago Motta, Hernanes, Paulo Henrique Ganso, Ronaldinho Gaúcho e Neymar.



Paula Bastos

TREE COMUNICAÇÃO

Tels.: (11)3093-3603 (direto) / 3093-3600 (geral)

Cel.: (14) 9606-1196




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

BRASILEIROS VÃO À FINAL DO U.S PARALYMPIC TRACK AND FIELD CHAMPIONSHIPS

Thiago Barbosa, Alan Fonteles, Antônio Delfino e Yohansson do Nascimento correram na manhã desta sexta-feira e se classificaram para a final, que será hoje à noite


Manhã de ótimos resultados para o atletismo brasileiro. Quatro atletas nacionais participam do primeiro dia de provas do 2010 U.S Paralympic Track and Field Championships. Nas três provas que disputaram, todos se classificaram para a grande final, que ocorrerá ainda nesta sexta-feira, 18.

Na primeira prova da competição, o brasiliense Thiago Barbosa de Souza, da classe T54, (competem em cadeiras) conseguiu se classificar com o sexto melhor tempo para a final dos 200m rasos. Thiago anotou 26s63 e disputa a prova decisiva na noite desta sexta-feira.

“A minha expectativa é dar o meu máximo para melhorar meu tempo. Vou buscar o ouro”.

O Brasil também está garantido na final dos 200m rasos da classe T43 (amputados). Alan Fonteles se classificou com o melhor tempo da prova: 23s57. A final também ocorrerá na noite desta sexta-feira.

A boa surpresa do dia ocorreu também nos 200m rasos, na classe T46 (amputação congênita). Os três representantes brasileiros conquistaram as três primeiras posições. Antônio Delfino liderou a prova e venceu com o tempo de 22s77. Logo em seguida, Yohansson do Nascimento Ferreira marcou 23s03. Para completar a classificação brasileira, Emicarlo Elias de Souza conferiu 23s10. Assim como as duas outras provas, a grande final da classe T46 ocorrerá na noite desta sexta-feira.

O U.S Paralympic Track and Field Championships ocorre dos dias 18 a 20 de junho, na Flórida, Estados Unidos.

Media Guide Comunicação
Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Em Brasília
Thalita Kalix (Media Guide) - (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Janaína Lazzaretti (CPB) – (janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

CPB E MINISTÉRIO DO ESPORTE CONFIRMAM PARCERIA PARA DIVULGAR BOLSA-ATLETA

Profissionais do Ministério participarão de competições organizadas pelo CPB para tirar dúvidas de atletas e dirigentes sobre o processo de pleito da bolsa

O Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e o Ministério do Esporte confirmaram esta semana a parceria que visa esclarecer atletas e dirigentes sobre como devem fazer para pleitearem o Bolsa-Atleta.

“A ideia é termos o pessoal do Ministério em todas as etapas do Circuito e em diversas competições nacionais”, explica o assessor de relações institucionais do CPB, Luiz Garcia.

A primeira experiência aconteceu na Etapa Nacional do Circuito Loterias CAIXA Brasil Paraolímpico de Atletismo, Halterofilismo e Natação, que foi realizada de 28 a 30 de maio, em Fortaleza-CE. Profissionais do Ministério do Esporte ministraram uma palestra para atletas, técnicos e dirigentes explicando como funciona todo o processo do Bolsa-Atleta.

“Como primeiro encontro, foi uma experiência bastante positiva. 40% dos atletas que estavam lá são bolsistas e muitas vezes nem eles sabem como funcionam”, explica Alan Ferreira, técnico do Ministério responsável pela palestra.

A necessidade desse contato direto com possíveis bolsistas surgiu pelo grande número de atletas que perdem o direito ao benefício por não apresentarem os documentos necessários. Hoje, 28% dos beneficiados do Bolsa-Atleta são do esporte paraolímpico.

“A intenção é nos aproximarmos desses atletas para que eles não percam mais a bolsa”, justifica Ferreira.

O Ministério do Esporte estará com a palestra e um stand para dirimir as dúvidas dos atletas nas próximas duas etapas nacionais do Circuito, além do Meeting Internacional de Atletismo e Natação e de competições nacionais de esgrima, futebol de 5, judô e goalball.

Media Guide Comunicação
Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Em Brasília
Thalita Kalix (Media Guide) - (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Janaína Lazzaretti (CPB) – (janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

IBSA SE REÚNE EM BRASÍLIA PARA AVALIAR O FUTEBOL DE 5


Foto Marília Franca/CPB


Dirigentes da entidade que administra a modalidade no mundo e no Brasil terão três dias de conversas para acertar detalhes do Mundial e da sequência do Futebol de 5 no mundo


O presidente do Subcomitê de Futebol da IBSA (Federação Internacional de Esportes para Cegos), Carlos Campos, o coordenador do Futebol de 5 para cegos do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Ramon Pereira, além de representantes da França e da Turquia começaram nesta quinta-feira, 17, uma sequência de três dias de reuniões na sede do CPB, em Brasília. O objetivo é discutir o andamento da modalidade, e planejar as próximas ações para a divulgação do Futebol de 5 no mundo.

“Vamos tentar amarrar os assuntos que ainda são questionáveis, para fomentar e dar uma solidez maior ao esporte de cegos”, explica Ramon Pereira.

Uma das maiores preocupações do coordenador do futebol de 5 para cegos no Brasil é a dificuldade de assegurar uma correta classificação funcional para atletas B2 e B3 (com baixa visão).

“Sugerimos que o exame não seja feito apenas no consultório, mas que haja um médico para acompanhar os jogadores em treinamento e jogo, para poder ter uma precisão maior”, detalha Pereira.

A dificuldade de classificar corretamente atletas de baixa visão fez com que o Brasil deixasse de ter o Futebol de 5 para B2 e B3. Hoje só os atletas B1 (cegos totais) praticam a modalidade no País.

Bola brasileira em foco

Entre os temas da reunião desta quinta-feira, 17, esteve a escolha da bola que será utilizada no Mundial da categoria, que será realizado de 14 a 22 de agosto, em Hereford, na Inglaterra. O Brasil é hoje o maior fornecedor de bolas de Futebol de 5 no mundo – todas produzidas pelo projeto Pintando a Liberdade, do Ministério do Esporte.

“Chegamos a mandar bolas para mais de 108 países em um ano”, destaca o coordenador do projeto do Ministério, Gerêncio Nelcyr de Bem.

“Para nós é fundamental essa parceria com o Brasil”, explica Carlos Campos. “Sem bolas não há futebol.”

A comitiva da IBSA foi até o Ministério do Esporte, para discutir o envio de bolas para regiões que ainda sofrem com a falta de material, como a Ásia, além de uma possível mudança no material em que é fabricado a bola do Futebol de 5.

“Para o fomento, esta bola é perfeita. Mas temos que melhorar um pouco a bola para competição”, argumenta Campos.

A principal demanda é que a bola seja feita de um material que encharque menos quando em contato com a água e que os guizos sejam mais duradouros. Hoje, o Pintando a Liberdade desenvolve bolas em PVC e EVA, que ou encharcam, ou não deslizam bem. Mas o coordenador do projeto se pôs à disposição para encontrar uma alternativa.

“Isso não impede nada de procurarmos outras soluções”, assegura Gerêncio de Bem.

Sequência

A reunião da IBSA segue até sábado, 19, e ainda deve abordar temas como medidas disciplinares e novas competições.

Media Guide Comunicação
Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Em Brasília
Thalita Kalix (Media Guide) - (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Janaína Lazzaretti (CPB) – (janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)





VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Basquete em cadeira de rodas tem final em São José do Rio Preto

São Paulo – Em 2016 o Brasil também sediará a Paraolimpíadas, que reunirá atletas com deficiência em inúmeras modalidades esportivas, de natação ao basquete em cadeira de rodas, do vôlei sentado ao atletismo adaptado. Embora o país tenha poucas equipes de vôlei adaptado, é no basquete em cadeiras de rodas que residem as melhores chances, em função da qualidade das equipes que atuam em muitas cidades, inclusive em São Paulo. Exemplos dessas equipes são a ADD Magic Hands, de São Paulo, e a equipe de São José do Rio Preto, que fizeram a final do primeiro turno do Campeonato Paulista de Basquete em Cadeira de Rodas, no próximo dia 12 de junho.

Segundo Sileno Santos, Coordenador de Esporte Adaptado da ADD, a formação de times com pessoas com deficiência é algo lento e que exige investimentos e apoio consideráveis, daí porque é importante começar a pensar o preparo das equipes que vão disputar a Paraolimpíada em 2016 desde agora:

“No basquete em cadeira de rodas, por exemplo, há custos significativos com equipamentos, como cadeiras de rodas especiais, que precisam passar por manutenções significativas após cada jogo. No caso do vôlei, que os atletas com deficiência jogam sentados, o investimento é menor, mas um exemplo das dificuldades de formação de equipes está no fato de que a cidade de São Paulo, a maior do país, ainda não conseguiu formar uma equipe feminina, uma ação que está sendo tentada pela ADD agora, com o apoio do Colégio Dante Alighieri”, assinala.

A equipe ADD Magic Hands, que tem o apoio de empresas, é integrada por atletas que recebem bolsa integral para treinar, participando de competições em várias cidades brasileiras. Para bancar esta ação, a ADD conta com o apoio de empresas além de outros recursos provenientes do patrocínio de empresas como: Syngenta, Aliança do Brasil, Nycomed, Lundbeck e Sesvesp, que apóiam a entidade através da Lei de Incentivo ao Esporte uma vez que os custos de transporte, manutenção de equipamentos, estadia e alimentação dos atletas são altos.

Para Eliane Miada, Diretora Executiva da ADD, a prática do esporte tem se convertido em um dos mais efetivos processos de inclusão das pessoas com deficiência, pois fortalece essas pessoas tanto física quanto emocionalmente:

“As pessoas com deficiência sempre foram apartadas da sociedade e viveram excluídas inclusive no ambiente familiar. Para reinserir estas pessoas na sociedade, não basta abrir uma oportunidade de trabalho, é preciso dar a estas pessoas oportunidades para se fortalecerem fisicamente, além de oportunidades de atuação em equipe, pois esta ação melhora a autoestima e gera pessoas preparadas para uma vida em sociedade cheia de desafios”, explica.



Mais informações

e-Press Comunicação

Marisa Bravo

(11) 2619 1720

marisa@epress.com.br




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Vem ai a nova edição da Copa Regional de Futsal:

Após o sucesso da edição anterior, já se encontram abertas as inscrições para a 17ª Copa Regional de Futsal que inicia no dia 21 de Julho e movimenta o esporte de toda a região. É mais uma atividade esportiva realizada pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul.

O Departamento de Esportes da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer divulgou o regulamento da competição.


REGULAMENTO


I - DAS CATEGORIAS:


1) ADULTO MASCULINO: Idade Mínima: 16 anos completos.

2) ADULTO FEMININO: Idade Mínima: 16 anos completos.

3) JUVENIL MASCULINO (SUB 20):

a) Nascidos em 1990, 1991 e 1992.

b) Poderá ser inscrito até 06 atletas da categoria Infanto Juvenil ( 1993 e 1994)


II - DAS INSCRIÇÕES:

1) Cada equipe poderá inscrever no máximo 15 atletas, sendo que as inscrições deverão ser feitas na Secretaria Municipal de Turismo, Esportes e Lazer, Departamento de Esportes e Lazer, no Ginásio Poliesportivo.

2) A ficha de inscrição deverá ser DIGITADA, constando data de nascimento e nº do RG dos atletas, bem como os dados do responsável (Dirigente) da equipe, técnico, preparador físico (Acadêmico ou formado em educação física), massagista. Nesta mesma ficha deverá constar informações do responsável da equipe (E-mail, telefones para contato e endereço).

3) As equipes classificadas para 2ª fase poderão inscrever mais 03 atletas, desde que não tenham participado do campeonato. O data limite para inscrição será até as 17:30 horas do dia do último jogo da referida fase.

4) Dentro da categoria nenhum atleta poderá atuar em 02 equipes diferente, independente de função.

5) INSCRIÇÕES:

a) Data Limite: 12 / 07 / 2010 às 18 horas ou quando completar o limite de equipes.

b) Local de Pagamento das Taxas: Joalheria Rauber (Galeria São Luis)

c) Local de entrega da Ficha de Inscrição: Departamento de Esportes e Lazer (Ginásio Poliesportivo).

d) Limite de Equipes Inscritas: 20 equipes Adulto Masculino 10 equipes Adulto Feminino

10 equipes Juvenil Masculino

7) CONGRESSO TÉCNICO:

Data: 13 / 07 / 2010
Local: Auditório da SMEC, sala 301, em frente ao Ginásio Poliesportivo.

Horário: 19:30 horas.


III – DA PREMIAÇÃO:



1) TROFÉUS E MEDALHAS: Equipes Classificadas do 1º ao 4º Lugar em todas as categorias;

2) TROFÉU: Equipe Mais Disciplinada, conforme regulamento próprio, em todas as categorias;

3) TROFÉU: Goleiro(a) Menos Vazado(a) e Goleador(a) em todas as Categorias;

4) TROFÉU: Destaque Especial para as Categorias Adulto Feminino, Juvenil Masculino e Adulto Masculino;

5) TROFÉU: Destaque por posição (Goleiro, Fixo, Alas, Pivô e Treinador)

6) TROFÉU: Arbitro destaque;



IV - DOS JOGOS

1) O campeonato terá início dia 21/07/2010

2) O local dos jogos será o Ginásio Poliesportivo.

3) Cronograma das Fases:

FASE CLASSIFICATÓRIA: 21/07 à 28/08/10

FASE OITAVAS DE FINAL: 30/08 à 09/09/10

FASE QUARTAS DE FINAL: 13/09 à 17/09/10

FASE SEMI FINAL: 20/09 à 23/09/10

FASE FINAL: 27/09 à 30/09/10





Carlos Renato Thiel - Assessoria de Comunicação da PMSCS


sexta-feira, 18 de junho de 2010

Brasileiros participam do primeiro dia do Campeonato Aberto de Natação Paraolímpica de Berlim

Campeonato é um dos mais importantes do mundo.

Marcelo Collet e Valéria Santarem competiram nesta quinta-feira.

Campeonato se estende até domingo na capital alemã.



Foi dada a largada nesta quinta-feira, 17, para uma das maiores competições abertas da natação mundial. Com mais de 600 atletas inscritos, o Campeonato Aberto de Natação Paraolímpica de Berlim, na Alemanha, vai até domingo, 20. Mais de 40 países participam da 24ª edição do evento, que ocorre na Piscina da Europa-Park, na capital alemã.

Logo no primeiro dia de competição, dois brasileiros caíram n’água: Valeria Santarem Lira, da classe S8, e Marcelo Collet e Silva Mauro, da classe S10. Ambos conquistaram o sétimo lugar. Nos 800m livre, Valéria terminou a prova com o tempo de 12:41:86. Na prova masculina, Marcelo anotou 09:26:37.

Diferente de outros campeonatos, o Aberto de Berlim não premia por classes e sim por um sistema conhecido como multi-classes, em que a colocação final respeita um sistema de pontos. Em Berlim, a base é de 1000 pontos.


Nesta sexta-feira, mais 11 atletas brasileiros competem. As provas começam às 8h da manhã, e os nadadores classificados disputarão as finais às 16h.


Com alto nível técnico, os atletas brasileiros participam das provas com o objetivo de se prepararem para o Campeonato Mundial de Natação, que ocorrerá entre os dias 16 a 23 de agosto, em Eindhoven, na Holanda.

Resultados Quinta-feira (17)

800m livre feminino

Nome país classe tempo pontos

Verena Schott Alemanha S7 11:35:24 1114

Mirjam Koning-Peper Holanda S6 12:20:86WR 1053

Anna Efimenko Russia S12 10:03:78WR 1040

Lisette Teunissen Holanda S5 13:53:26 876

Marina Gertel Russia S7 13:01:00 833

Julia Kabus Alemanha S8 11:33:50 786

Valeria Santarem Lira Brasil S8 12:41:86 592


800m livre masculino

Nome país classe tempo pontos

Sergey Punko Russia S12 09:06:97 953

Jose Antonio Mari Alcaraz Espanha S9 09:11:96WR 916

Kasper Zysek Dinamarca S9 09:16:19 895

Emanuel Abreu Gonçalves Portugal S10 09:19:35 854

Michael Schoenmaker Holanda S4 14:00:81 835

Stepan Smagin Russia S13 09:30:02 828

Marcelo Collet e S. Mauro Brasil S10 09:26:37 823


Brasileiros nas provas de Sexta-feira

100m peito - Ana Clara SB4, Roberto Alcalde SB5, Matheus Henrique SB9

200m livre - Joana Maria Jaciara S5, Gabriel Feiten S2, Marcelo Collet S10 e Andre Brasil S10

50 costas - Edenia Garcia S4, Gabriel Feiten S2, Daniel Dias S5 e Andre Brasil S10

100 borboleta - Veronica Almeida S7, Valeria Lira S8, Daniel Dias S5 e Andre Brasil S10


Media Guide Comunicação

Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro

Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)

Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Em Brasília

Thalita Kalix (Media Guide) - (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)

Janaína Lazzaretti (CPB) – (janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Delegações para o XXII Campeonato Brasileiro de Peteca Veteranos começam a chegar em Curitiba

A partir de hoje, as delegações inscritas para o XXII Campeonato Brasileiro de Peteca Veteranos, começam a desembarcar no aeroporto Afonso Pena. Isso porque, entre os dias 18 e 20 de junho, o Clube Curitibano será sede do XXII Campeonato Brasileiro de Peteca Veteranos 2010 – Troféu Roberto Pontes Cardoso. O torneio é chancelado pela Confederação Brasileira de Peteca e pela Federação Paranaense de Peteca (Clube Curitibano). Serão 84 atletas representando o Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Brasília. As categorias serão Veteranos I (50 a 57 anos), Veteranos II (58 a 63 anos) e Veteranos III (acima de 64 anos), divididas em 28 trios.

“Além de integrar os atletas de diferentes clubes e cidades, queremos divulgar a peteca como uma modalidade competitiva de grande contribuição para a saúde e o bem-estar de seus participantes”, afirma Luiz Alberto Maranhão Salomon, presidente da Federação Paranaense de Peteca.

A cerimônia de abertura será amanhã, dia 19, sexta-feira, às 18h, no ginásio 1 do Clube Curitibano. O torneio tem patrocínio da Spaipa e da Fecomércio / Sesc – PR, e apoio do Clube Curitibano.

Troféu Roberto Pontes Cardoso – o XXII Campeonato Brasileiro de Peteca Veteranos 2010 faz uma homenagem ao petequeiro Roberto Pontes Cardoso, in memoriam. Cardosão, como era conhecido por todos os petequeiros do Curitibano, foi um dos fundadores da Federação Paranaense de Peteca e seu primeiro presidente, além de arquitetar a fundação da Confederação da categoria, onde foi diretor até a sua morte.


Serviço:

XXII Campeonato Brasileiro de Peteca Veteranos 2010

Quando: de 18 a 20 de junho

Onde: Clube Curitibano

Programação:

Dia 18: 18h (cerimônia de abertura), 19h (início dos jogos)

Dia 19: jogos das 11h às 17h

Dia 20: 12h (cerimônia de premiação)

Aberto ao público, acesso pela Rua Petit Carneiro




Rafaela Salomon Comunicação

(41) 3779-0979

rafaela@rafaelasalomon.com.br

danisommer@rafaelasalomon.com.br





VOLTAR À PÁGINA INICIAL

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Ministério do Esporte lança Prêmio Nacional em Foz do Iguaçu

O Ministério do Esporte, por meio da Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer (SNDEL), lança, nesta quinta-feira (17), no hotel Golden Tulip Internacional, em Foz do Iguaçu (PR), a segunda edição do Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social. O lançamento do Prêmio Brasil faz parte da programação oficial do I Seminário Latino Americano de Políticas Públicas Integradas de Lazer, Esporte e Educação, que será realizado pelos Ministérios do Esporte e da Educação em parceria com a Universidade Federal de Integração Latino-americana (Unila).

O Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social chega à sua segunda edição com uma novidade: Este ano o Ministério do Esporte criou uma categoria dedicada às mídias, com o subtema “Esporte, Lazer, Juventude e Promoção da Paz”, onde serão premiados trabalhos nas áreas de jornalismo impresso, telejornalismo, fotojornalismo, webjornalismo e audiovisual educativo.

De acordo com a secretária Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer, Rejane Penna Rodrigues, o Prêmio é um instrumento consolidador das Políticas de Esporte e Lazer de Inclusão Social. “O Prêmio Brasil cumprisse o papel de instrumento de consolidação da nossa Política de Esporte e Lazer de Inclusão Social, valorizando os avanços da produção científica e tecnológica na área, refletindo sobre problemas essenciais com os quais lidamos e contribuindo para qualificar ainda mais nossas ações políticas neste campo”, comentou.

Ao todo, o Prêmio apresenta cinco categorias, sendo três regionais (Dissertação, Tese e Pesquisa Independente; Monografias de Graduação e Especialização; Relatos de Experiência), onde serão premiados os três melhores trabalhos das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte, e duas nacionais (Ensaio; Mídias). Dessa forma deverão ser premiados 63 trabalhos nas cinco categorias do Prêmio. “Com a premiação por categorias regionais e nacionais, procuramos valorizar produções e experiências de qualidade desenvolvidas em todo território brasileiro”, completou a secretária Rejane Penna.

Seminário Latino-Americano
Sendo realizado pelos Ministérios do Esporte e da Educação e pela Universidade Federal de Integração Latino-americana de Foz do Iguaçu (Unila), em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) o Seminário Latino-Americano de Políticas Integradas de Lazer, Esporte e Educação irá reunir participantes de países como Colômbia, Argentina, Estados Unidos, Equador, Uruguai, Paraguai e Hungria.

O Seminário tem como objetivo criar uma Rede de Produção do Conhecimento e Informação, na América Latina, que possa contribuir com a qualificação de políticas públicas e o desenvolvimento de ações integradas nos campos de Lazer, Esporte e Educação.

Participarão do evento gestores governamentais, pesquisadores, esportistas, professores, estudantes e membros de associações profissionais ligadas ao Lazer, Esporte e Educação de vários países latino-americanos, além de coordenadores da Rede CEDES e formadores do PELC, bem como profissionais ligados à área da informação e documentação do esporte e lazer.

Serviço:
Lançamento do Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social
Data: 17 de junho de 2010
Hora: Meio dia
Local: Hotel Golden Tulip Internacional Foz
Seminário Latino-Americano de Polítcas Integradas de Lazer, Esporte e Educação
Data: 16 a 19 de junho de 2010
Hora: Dia 16, abertura às 19h
Local: Hotel Golden Tulip Internacional Foz

Contato:
Erick Dias – Assessoria Ministério do Esporte
(61) 8160-1999





VOLTAR À PÁGINA INICIAL

SELEÇÃO BRASILEIRA DE GOALBALL EMBARCA PARA MUNDIAL ESPERANÇOSA

Comissão técnica tem meta de ficar entre os três melhores do mundo

A seleção brasileira masculina de goalball embarca nesta quarta-feira, 16, para Sheffield, na Inglaterra, onde disputará o Mundial da categoria de 20 a 25 deste mês. A meta não é simples: dos 16 países que disputam a competição, o Brasil pretende ficar entre os três primeiros colocados.

“O objetivo é já classificar para as Paraolimpíadas de Londres”, explica o técnico da seleção, Alessandro Tosin.

A comissão técnica brasileira acredita que o time tenha condições de alcançar o pódio.

“Até mesmo os atletas disseram que, de todos os anos, esse é o que temos a melhor expectativa para o Mundial”, justifica Tosin.

O motivo é simples: essa foi a primeira vez que o Brasil se reuniu por um longo período de treinamento às vésperas de uma competição. Os seis atletas convocados se apresentaram no dia 11 de maio. Foram 36 dias de trabalho intenso.

“Trabalhamos englobando toda parte técnica e tática, mais a parte física”, explica o técnico da seleção brasileira.

Para Tosin, os maiores adversários serão Lituânia, China, Suécia, Estados Unidos e Eslovênia. Três deles estão no grupo do selecionado canarinho: o Brasil está no grupo B da competição, ao lado de Austrália, Dinamarca, Hungria, Lituânia, Eslovênia, Espanha e Suécia.

A seleção brasileira já terá dificuldade na estreia: domingo enfrenta a Eslovênia pela manhã e a Lituânia à tarde.

“Já é o teste de fogo”, pondera Tosin. “Mas fisicamente, a equipe está muito bem preparada para essa competição”, assegura.

Na primeira fase, os times jogam todos contra todos do grupo. Serão duas partidas no domingo, duas na segunda-feira e uma na terça. Os quatro primeiros de cada grupo se classificam para as quartas-de-final.

A seleção:
ALEXSANDER CELENTE / GUAÍBA-RS /30 anos
ROMÁRIO MARQUES / JOÃO PESSOA-PB / 21 anos
THIAGO COSTA / JOÃO PESSOA-PB / 26 anos
FILIPPE SILVESTRE / RIO DE JANEIRO-RJ / 28 anos
LUIZ SILVA FILHO / RIO DE JANEIRO-RJ / 31 anos
LEANDRO MORENO DA SILVA / BRASÍLIA-DF / 22 anos

MÁRCIO MORATO – COORDENADOR DA MODALIDADE
ALESSANDRO TOSIN – TÉCNICO

Os jogos:
Domingo, 20
Eslovênia x Brasil
Lituânia x Brasil

Segunda-feira, 21
Hungria x Brasil
Austrália x Brasil

Terça-feira, 22
Espanha x Brasil

Media Guide Comunicação
Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Em Brasília
Thalita Kalix (Media Guide) - (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Janaína Lazzaretti (CPB) – (janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Escolinhas de Futebol para crianças em situação de risco de Joanesburgo

O Governo brasileiro - por meio do Ministério do Esporte e do Ministério das Relações Exteriores - promoverá, em parceria com o Olé Brasil Futebol Clube e a ONG sul-africana Conquest for life, aulas de futebol para crianças de áreas socialmente vulneráveis de Joanesburgo, durante a Copa do Mundo 2010.

Hoje (16/06), às 15h, no Cecil Payne Sport Complex, será realizada uma partida amistosa de futebol entre os jovens que participam dos programas da ONG Conquest for Life e um time de brasileiros que vivem em Joanesburgo. Além do jogo, haverá apresentações musicais brasileiras e sul-africanas em comemoração ao Dia da Juventude, um dos mais importantes feriados do calendário do país-sede da Copa, em que se celebra a luta contra o regime do apartheide.

Entre os dias 17 e 25 de junho, cerca de 200 crianças selecionadas entre os participantes dos projetos da Conquest for life receberão treinamento básico em fundamentos de futebol de equipe técnica do Olé Brasil, clube com sede em Ribeirão Preto- SP e larga experiência na formação atletas estrangeiros. As atividades da clínica serão desenvolvidas no Cecil Payne Sport Complex e no Eldorado Park, na periferia de Joanesburgo. Programas especiais de treinamento serão desenvolvidos com crianças soropositivas e com deficiência.

O material esportivo será fornecido pelo Ministério do Esporte. As bolas provêm do programa “Pintando a Liberdade”, que emprega detentos na fabricação de material esportivo.





AGENDA



Governo Federal – Olé Brasil FC – Conquest for life

Johannnesburg, June 2010



15 de Junho

10h

Escolinhas de Futebol com crianças soropositivas

Cecil Payne Sports Complex



16 de junho – Dia da Juventude

10h – 12h

Escolinhas de Futebol e comemoração do Dia da Juventude

Cecil Payne Sports Complex



17, 18 e 21 de junho

Escolinhas de futebol de 10 às 12h e de 14 às 16h

Cecil Payne Sports Complex



22 e 25 de junho

Escolinhas de futebol de 10 às 12h e de 14 às 16h

Eldorado Park



Mais informações para a imprensa:

Laís Garcia

556199880547

Garcia.lais@gmail.com





VOLTAR À PÁGINA INICIAL

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Curitiba recebe XXII Campeonato Brasileiro de Peteca Veteranos 2010

Entre os dias 18 e 20 de junho, o Clube Curitibano será sede do XXII Campeonato Brasileiro de Peteca Veteranos 2010 – Troféu Roberto Pontes Cardoso. O torneio é chancelado pela Confederação Brasileira de Peteca e pela Federação Paranaense de Peteca (Clube Curitibano). Serão 84 atletas representando o Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Brasília. As categorias serão Veteranos I (50 a 57 anos), Veteranos II (58 a 63 anos) e Veteranos III (acima de 64 anos), divididas em 28 trios.

“Além de integrar os atletas de diferentes clubes e cidades, queremos divulgar a peteca como uma modalidade competitiva de grande contribuição para a saúde e o bem-estar de seus participantes”, afirma Luiz Alberto Maranhão Salomon, presidente da Federação Paranaense de Peteca.

A cerimônia de abertura será dia 19, sexta-feira, às 18h, no ginásio 1 do Clube Curitibano. O torneio tem patrocínio da Spaipa e da Fecomércio / Sesc – PR, e apoio do Clube Curitibano.

Troféu Roberto Pontes Cardoso – o XXII Campeonato Brasileiro de Peteca Veteranos 2010 faz uma homenagem ao petequeiro Roberto Pontes Cardoso, in memoriam. Cardosão, como era conhecido por todos os petequeiros do Curitibano, foi um dos fundadores da Federação Paranaense de Peteca e seu primeiro presidente, além de arquitetar a fundação da Confederação da categoria, onde foi diretor até a sua morte.


Serviço:

XXII Campeonato Brasileiro de Peteca Veteranos 2010

Quando: de 18 a 20 de junho

Onde: Clube Curitibano

Programação:

Dia 18: 18h (cerimônia de abertura), 19h (início dos jogos)

Dia 19: jogos das 11h às 17h

Dia 20: 12h (cerimônia de premiação)

Aberto ao público, acesso pela Rua Petit Carneiro



Rafaela Salomon Comunicação

(41) 3779-0979

rafaela@rafaelasalomon.com.br

danisommer@rafaelasalomon.com.br


São Paulo apresenta projeto para sediar abertura da Copa 2014




Reforçando seu comprometimento com a realização da Copa em São Paulo, foi enviado ontem, 14/06, para o comitê organizador local (LOC) o projeto de adequação do estádio do Morumbi para os jogos de 2014. A proposta do São Paulo Futebol Clube inclui um novo projeto arquitetônico compatível com as especificações técnicas da FIFA, o orçamento e o plano de viabilidade financeira. Toda a obra será feita com fontes privadas de financiamento.

O material reitera as intenções do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo para que a cidade receba a Cerimônia de Abertura, o jogo inaugural e Congresso Técnico da Copa de 2014.




Contatos Press FC
(11) 3171 2554

Indira Lopes (11)8959.2890 /indira@pressfc.com.br

Fernanda Brandão (11) 7543 2754 / fernanda@pressfc.com.br

Michel Acherboim (11) 8542-5120/ michel@pressfc.com.br





VOLTAR À PÁGINA INICIAL

sábado, 12 de junho de 2010

DELEGAÇÃO BRASILEIRA DE BOCHA PARAOLÍMPICA É RECEBIDA COM APLAUSOS

Atletas que conquistaram ouro no Mundial da categoria, em Portugal, se emocionaram com a recepção

Emocionante. Essa foi a definição da goiana Antônia Alves de Melo, depois de aplaudir e fotografar a chegada da delegação Brasileira de Bocha Paraolímpica ao aeroporto Internacional de Guarulhos, na manhã desta sexta-feira, 11. Radicada na Costa Rica, Antônia definiu a sensação como inesquecível.

“Vou levar essas fotos para a Costa Rica. Vai ser ótimo ter a lembrança destes campeões. Isso me dá mais orgulho do Brasil”, explicou.

Os aplausos e gritos de incentivo não se restringiram a Antônia. Dezenas de brasileiros vibraram com a chegada da Seleção, que conquistou dois ouros e um bronze no Mundial de Bocha Paraolímpica de Lisboa, Portugal. O professor Ivaldo Brandão, presidente da ANDE, destacou que nem mesmo as nove horas de vôo conseguiram desanimar a delegação, composta por 25 pessoas.

“Essa conquista é fruto de um trabalho que vem sendo feito pela ANDE com o apoio do CPB. Prova disso é que a Seleção de Bocha cresceu e os adversários estão ficando com medo do Brasil. Dirceu, Eliseu e Adriano são nomes consagrados mundo afora”.

Trajetória no Mundial
Na primeira etapa, os atletas Dirceu Pinto, Eliseu Santos e Adriano Andrade conquistaram o lugar mais alto do pódio na competição de pares BC4, depois de vencer a Grã-Bretanha por 2x0.

“Foram jogos difíceis. Mas a nossa estratégia, de focar em um adversário por vez, deu certo. Foi realmente muito emocionante”, lembra Adriano.

Na categoria individual, mais emoção. A semifinal foi exatamente a mesma das Paraolimpíadas de Pequim. Na partida, o atleta Eliseu perdeu para o também brasileiro Dirceu.

Fora da final, restou para Eliseu a disputa pelo bronze. E a medalha só veio após uma virada emocionante contra o português Fernando Pereira. Em desvantagem por 3x0, o brasileiro conseguiu reverter a partida e ganhar por 4x3.

“Deu tudo certo. Repetimos o desempenho de Pequim e isso me deixa muito feliz. Agora é torcer pelo Brasil na Copa do Mudo da África. É muito bom ser campeão do seu país. Esperamos ter festa agora e também no Futebol.”

Dois ouros
Campeão paraolímpico em Pequim, Dirceu repetiu a façanha de 2008 e novamente conquistou dois ouros. Na finalíssima, o atleta venceu de virada o britânico Stephen McGuire. Na última parcial, Dirceu empatou em 4x4, levou a partida ao Tie Break e venceu por 1x0, garantindo o título.

“Este Mundial estava com dez adversários de nível excelente. Foi um milagre de Deus eu ter vencido. Ganhei do inglês de virada, no último instante. Ainda estou emocionado.”

Andrew Parsons, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), comemorou os resultados dos atletas nacionais em solo português.

“Ficamos muito felizes pela conquista. Essa vitória é consequência do belo trabalho que vem sendo desenvolvido pela ANDE, chefiada pelo professor Ivaldo Brandão”, destacou Parsons.



Media Guide Comunicação
Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Em Brasília
Thalita Kalix (Media Guide) - (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Janaína Lazzaretti (CPB) – (janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Disputa no Campeonato de Bocha movimenta esportistas locais:


Está em andamento o Campeonato Municipal de Bocha, mais uma promoção da Prefeitura de Santa Cruz do Sul e coordenado pelo Departamento de Esportes da Secretaria de Turismo.

Confira os últimos resultados e a próxima rodada:


05/06/10 - 5ª RODADA:

1) Vilmar 04 X 00 Agua na Boca Bar

2) Juarez 01 X 03 Beto

3) Esquinão Lanches 04 X 00 Oktoberfest

4) Gervásio 01 X 03 Lali

5) Gaúcho 02 X 02 Back


12/06/10 - 6ª RODADA:

1) Agua na Boca Bar X Gaúcho

2) Back X Gervásio

3) Lali X Esquinão Lanches

4) Oktoberfest X Juarez

5) Beto X Vilmar



10/06/2010

Carlos Renato Thiel - Assessoria de Comunicação da PMSCS


quinta-feira, 10 de junho de 2010

IBOPE Mídia apresenta estudo sobre “loucos por futebol” na América Latina

Quando o assunto é futebol, brasileiros, chilenos e mexicanos estão muito próximos


São Paulo, 10 de junho de 2010 – Um em cada dez latino-americanos podem ser enquadrados na categoria “louco por futebol”. É o que mostra um estudo realizado pela segunda vez pelo IBOPE Media com base em resultados do Target Group Index, pesquisa sobre o consumo de produtos, serviços, mídia e comportamento do consumidor. Este estudo, especial para a Copa de 2010, foi realizado em seis cidades da América Latina com população superior a quatro milhões de pessoas. Ao contrário do que se possa imaginar, nem o Brasil nem a Argentina concentram o maior número de fanáticos. O Peru segue como o país com o maior número de interessados pelo esporte, como já aconteceu na primeira edição da pesquisa, em 2006.

O país, no entanto, vem perdendo adeptos e a tendência é que deixe de ser líder em breve, pois passaram de quase 17% para 15% as pessoas enquadradas como “loucos por futebol”. O Brasil, representado pelas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, ficou em segundo lugar, com 11% de fanáticos, seguido de Santiago e Cidade do México, com 9% cada. Nossos vizinhos argentinos ficaram com a quinta e última posição: 4%.

De acordo com o estudo, uma pessoa foi considerada “louca por futebol” se assistiu a jogos de futebol pela TV ou foi a um estádio de futebol nos últimos 12 meses, se assiste a programas esportivos frequentemente e se praticou futebol pelo menos duas vezes por mês.

Evolução dos Loucos por Futebol

cid:image003.png@01CB08AD.6DBB58B0


Estádio
As cidades brasileiras foram as que registraram maior percentual de sua população que vai aos jogos nos estádios. Em 2009, 14% dos cariocas e paulistanos foram a pelo menos um jogo de futebol em estádios. O percentual nas outras cidades é bastante inferior, sendo que Santiago, em segundo lugar, teve 6% da população que foi ao menos uma vez no ano.


ASSISTIU NO ESTÁDIO A JOGOS DE FUTEBOL - ULTIMOS 12 MESES

2006

2007

2008

2009

VAR%
2006-2009

Buenos Aires

5%

6%

9%

3%

-38%

São Paulo/Rio

16%

15%

14%

14%

-13%

Santiago

4%

4%

4%

6%

29%

Cidade do México

7%

5%

5%

4%

-40%

Lima

8%

7%

5%

4%

-47%

Televisão
O latino americano tem o hábito de acompanhar esportes pela televisão. De modo geral, todas as cidades têm um comportamento que se mantém nos últimos quatro anos. O destaque positivo fica para Santiago, onde houve acréscimo significativo no público de programas esportivos (13%) e de jogos de futebol (10%) por conta da melhora dos times locais em competições internacionais e da classificação da seleção chilena para a Copa do Mundo.

ASSISTE A JOGOS DE FUTEBOL NA TV - ÚLTIMOS 12 MESES

2006

2007

2008

2009

VAR%
2006-2009

Buenos Aires

36%

34%

34%

36%

0%

São Paulo/Rio

46%

39%

42%

43%

-7%

Santiago

31%

24%

32%

34%

10%

Cidade do México

43%

37%

37%

45%

5%

Lima

46%

43%

46%

48%

4%



Prática
É neste quesito que vemos as alterações mais significativas nestes últimos quatro anos, indicando uma diminuição da dedicação a atividades esportivas. Em todas as cidades investigadas verificamos essa tendência, em alguns casos bem acentuada, de diminuição da prática de esportes na população.


JOGOU FUTEBOL - ÚLTIMOS 12 MESES

2006

2007

2008

2009

VAR%
2006-2009

Buenos Aires

13%

11%

12%

9%

-31%

São Paulo/Rio

20%

18%

16%

18%

-10%

Santiago

17%

12%

13%

17%

0%

Cidade do México

24%

23%

20%

18%

-25%

Lima

30%

28%

27%

26%

-13%



De acordo com o Target Group Index, não existe um único fator que motiva esta diminuição no tempo dedicado à prática de esportes e, mais especificamente, ao futebol. O estudo constatou crescimento no tempo dedicado ao trabalho e a diminuição da prática de esporte entre os que trabalham. O crescimento da penetração de internet e TV paga neste período também influenciaram nesse resultado.


Sobre o Target Group Index

O Target Group Index é um estudo "single source" sobre o consumo de produtos, serviços e mídia, estilo de vida e características sócio-demográficas. Durante a pesquisa, o mesmo entrevistado responde todas as questões do questionário, o que permite uma análise completa da base de dados em qualquer uma das 200 categorias de produtos, 3 mil marcas e 800 veículos de comunicação presentes no estudo.

Sobre o IBOPE Media

O IBOPE Media é a unidade de negócios do Grupo IBOPE especializada em pesquisa de mídia e a maior empresa latino-americana desse segmento. Além do Brasil, possui operações em 13 países da América Latina e um escritório comercial em Miami, nos Estados Unidos. No Brasil, o IBOPE Mídia é reconhecido pela alta qualidade na aferição de audiência, investimento publicitário, hábitos de consumo e outras pesquisas quantitativas, provendo o mercado local com informações relevantes para a tomada de decisão no planejamento estratégico de mídia.

Sobre o IBOPE

Multinacional brasileira de capital privado, o IBOPE é uma das maiores empresas de pesquisa de mercado da América Latina e fornece um amplo conjunto de informações e estudos sobre mídia, internet, opinião pública, intenção de voto, consumo, marca, comportamento e mercado. Seus principais negócios estão concentrados nas empresas IBOPE Media e IBOPE Inteligência.



Informações para a imprensa:

Ketchum Estratégia
Assessoria de Imprensa do IBOPE
Paulo Pamplona, Rafael Presilli e Carolina Castelo
Fone: (11) 5090-8907, 8969 e 6488
paulo.pamplona@ketchum.com.br
rafael.presilli@ketchum.com.br
carolina.castelo@ketchum.com.br



Comunicação Institucional IBOPE
Taís Bahov
Fones: (11) 3066-7890
tais.bahov@ibope.com

JORNAL DO AUTÓDROMO