Comitê Executivo se reúne em Guangzhou, na China. Decisão sairá às 6h, horário de Brasília
O presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, embarcou esta semana para Guangzhou, na China, onde participa, a partir desta sexta-feira, 10, da reunião do Comitê Executivo do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC). Entre os temas do encontro, que se estende até domingo, 12, está o plano estratégico do IPC de 2010 a 2014 e a definição do programa dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016.
Sábado, às 16h no horário da China (6h no Brasil) devem ser anunciados os esportes que serão incluídos no programa das Paraolimpíadas Rio 2016. Sete modalidades disputam o direito de fazer parte das Paraolimpíadas a partir dos Jogos do Rio: badminton, canoagem, golf, futebol em cadeira de rodas elétrica, taekwondo, triatlo e basquete para pessoas com deficiência intelectual.
“Essas sete modalidades estão na disputa. Podem ser incluídas no programa dos Jogos Rio 2016 de zero a duas modalidades”, explica Andrew Parsons, membro do Comitê Executivo e do Comitê de Jogos Paraolímpicos do IPC.
No início do processo, nove modalidades haviam se candidatado, mas duas delas não deram continuidade à demanda: handball para amputados e futsal para pessoas com deficiência intelectual.
Os Jogos Paraolímpicos Rio 2016, que serão realizados de sete a 18 de setembro, já contam com 20 modalidades em seu programa: tiro com arco, atletismo, bocha, ciclismo, hipismo, futebol de 5 para cegos, futebol de 7 para amputados, goalball, judô, halterofilismo, remo, vela, tiro esportivo, natação, tênis de mesa, vôlei sentado, basquete em cadeira de rodas, esgrima em cadeira de rodas, rúgbi em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas.
Jogos Para-Asiáticos
Guangzhou foi escolhida para sediar a reunião do Conselho Executivo do IPC pois receberá, a partir de domingo, 12, os Jogos Para-Asiáticos. Serão mais de 2.500 atletas, de 41 países, competindo na cidade chinesa.
“É muito raro um país sediar um evento tão importante quanto os Jogos Para-Asiáticos logo depois de ter recebido os Jogos Paraolímpicos. Isso nos dá uma ótima chance de construir o legado após a mais bem sucedida Paraolimpíadas da história, que ocorreu há dois anos em Pequim”, destacou o presidente do IPC, Sir Philip Craven.
Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Em BrasíliaThalita Kalix (Media Guide) - (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Janaína Lazzaretti (CPB) – (janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Nenhum comentário:
Postar um comentário