terça-feira, 19 de outubro de 2010

ESTRELAS DO ESPORTE PARAOLÍMPICO INSPIRAM ADOLESCENTES CARIOCAS


Terezinha Guilhermino, Lucas Prado e Adriano Lima conversaram com mais de 300 alunos da escola municipal Orsina da Fonseca. Atletas estão na cidade para o Meeting Internacional Paraolímpico Loterias CAIXA de Atletismo e Natação, que será no próximo fim de semana
Medalhas e participações em Mundiais e Paraolimpíadas não faltam no currículo dos atletas Terezinha Guilhermina e Lucas Prado e do nadador Adriano Lima. Os três estiveram nesta terça-feira, 19, na escola municipal Orsina da Fonseca, no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro. Mais de 300 alunos do 6º ao 9º ano puderam escutar a trajetória de sucesso dos atletas paraolímpicos e tirar dúvidas.
Lucas Prado aproveitou a oportunidade para ensinar aos adolescentes como eles podem ajudar uma pessoa com deficiência visual a atravessar a rua, corrigindo aqueles que saem puxando pelo braço.
A festa foi completa quando o “cego mais rápido do mundo” propôs o desafio de correr contra alunos vendados. Com a ajuda dos seus dois guias, Justino e Laércio, Lucas disputou pequenas corridas contra alunos vendados e com alguns como seus guias. Terezinha também entrou na brincadeira, com seu guia Guilherme e os estudantes sentiram de perto a dificuldade que os atletas enfrentam no seu dia-a-dia.
“Foi muito bom, uma experiência ótima”, comemorou a aluna do sétimo ano, Edjane Carvalho da Silva, de 13 anos.
“Mas é bem difícil. Não dá para enxergar, você fica insegura”, explicou ela.
A escola municipal Orsina da Fonseca foi escolhida para receber o evento por ser exemplo de inclusão. Este ano, recebeu do Ministério da Educação (MEC) com o “Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas: a escola aprendendo com as diferenças”, pelo trabalho que desenvolve com adolescentes com deficiência, permitindo que eles estudem normalmente com outros meninos e meninas sem deficiência.
Exemplo disso é Tamires Nunes do Nascimento, de 21 anos. Estudante do 8º ano, ela perdeu a visão aos quatro anos. Hoje pôde competir com a ídola, Terezinha Guilhermino.
“Fiquei nervosa, mas cheguei quase junto dela”, comemorou rindo ao final da corrida.
Terezinha, Lucas e Adriano estão no Rio de Janeiro para disputar o Meeting Internacional Paraolímpico Loterias CAIXA de Atletismo e Natação, que será realizado de 23 e 24. Serão cerca de 150 atletas de 19 países competindo nas águas do Júlio Delamare e na pista do Célio de Barros, no complexo do Maracanã.
Meeting Internacional Loterias CAIXA de Atletismo e Natação
23 e 24 de outubro de 2010

Local: Complexo Desportivo do Maracanã
Atletismo (09h a 10h30)
Pista de Atletismo Célio Barros
Maracanã - portão 17

Natação (11h a 12h30)
Conjunto Aquático Júlio Delamare
Rua Professor Eurico Rabelo, s/nº,
Maracanã - portão principal (ao lado do portão 13)

Media Guide Comunicação
Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (
diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (
manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Em Brasília
Thalita Kalix (Media Guide) - (
thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Janaína Lazzaretti (CPB) – (
janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)

Alunos puderam experimentar os óculos vendados
Orientados pelos atletas guias os alunos correram vendados
No fim, autógrafos das estrelas do Esporte Paraolímpico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JORNAL DO AUTÓDROMO