O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Esporte, Orlando Silva, se encontram nesta segunda-feira (23/08), às 14h, com Neymar e Paulo Henrique Ganso, jogadores do Santos, no Hotel Transamérica, em São Paulo. A iniciativa da reunião foi do ministro Orlando Silva, como forma de incentivar a permanência por mais tempo no Brasil dos nossos jovens talentos do futebol.
Segundo o ministro, a permanência de Neymar no Brasil por mais cinco anos é um marco muito importante para o futebol brasileiro. Para evitar a evasão prematura dos nossos jogadores para o exterior, há um projeto de lei de iniciativa do Poder Executivo no Congresso Nacional que estabelece regras para estimular a permanência dos atletas no país.
O PL 5186/2005 altera a Lei Pelé (9.615/98) para garantir a valorização do profissional e dos clubes formadores – que, em troca da garantia de que terá o atleta por pelo menos três anos depois de formado, será responsável pela formação educacional do jovem. As entidades responsáveis pela formação do jogador vão receber 5% do valor pago pela transferência nacional do atleta: 1% para cada ano de formação, dos 14 aos 16 anos e 05% para cada ano de formação, dos 18 e 19 anos.
O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e depois foi enviado ao Senado Federal, que fez algumas alterações e, por isso, foi devolvido à Câmara e aguarda votação naquela Casa.
Ascom - Ministério do Esporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário