Seleção venceu os donos da casa por 5x1 e garantiu lugar na briga pelo título. Espanhóis surpreenderam e eliminaram os chineses por 1x0. A final Brasil x Espanha será neste domingo, 22, às 11h no horário de Brasília
O Brasil não titubeou na semifinal do Campeonato Mundial de Futebol de 5 para cegos, que acontece em Hereford, na Inglaterra, e goleou os donos da casa por 5x1.
A partida, ao contrário do que o placar possa demonstrar, não foi fácil. Os ingleses foram os primeiros a ter a chance de abrir o placar. Com 40 segundos de jogo, Jonathan Gribbin começou a dar trabalho para o goleiro Fábio. O Brasil demorou alguns minutos para se acertar em campo. Com três minutos, Jefinho fez uma boa infiltração, mas na hora de finalizar, escorregou. O campo ainda estava um pouco molhado, apesar de a chuva ter parado cerca de uma hora antes.
Com nove minutos, Jefinho conseguiu converter. Ele subiu na velocidade pela direita, cortou para o meio e assinalou um belo gol. Brasil 1x0. Três minutos depois foi a vez de João Batista. O atacante, que havia entrado em campo dois minutos antes, driblou a zaga inglesa e conseguiu chegar ao gol. Brasil 2x0. A partida continuou bastante equilibrada, com os ingleses contra-atacando com perigo algumas vezes. Tanto que, aos 14 minutos, a defesa brasileira se desencontrou após uma cobrança de escanteio e Gribbin conseguiu chegar ao gol, diminuindo a diferença.
Quando todos pensavam que os times iriam para o intervalo com apenas um gol de diferença, Ricardinho assinalou mais um. O atacante brasileiro roubou a bola na entrada da área, a 27 segundos do fim, driblou a zaga e mandou para o fundo da rede. Brasil 3x1 Inglaterra.
A segunda etapa foi mais tranquila, com poucas chances de gol para as duas equipes. Até que, aos 19 minutos, Jefinho carregou a bola desde o meio de campo, infiltrou na área inglesa e chutou forte, sem defesa para o goleiro Lewis Skyers. Brasil 4x1 Inglaterra. Os donos da casa ainda se mantiveram no ataque, mas sem levar perigo ao gol de Fábio. Faltando pouco mais de um minuto para encerrar a partida, Ricardinho deus os números finais, com um belo contra-ataque. Final de jogo: Brasil 5x1 Inglaterra.
“O placar talvez não diga o que foi o jogo, mas o Brasil se impôs, mostrou que é”, avaliou João Batista, autor do terceiro gol, ao final da partida.
“Entramos concentrados, sabíamos que era uma partida importante e que tínhamos que abrir o placar até os 15 minutos”, explicou Jefinho, responsável por dois gols.
Ricardinho, que marcou duas vezes, concorda com João que o placar foi um pouco enganoso.
“Mas a diferença foi que, as chances que tivemos, aproveitamos”, justificou.
BRASIL: Fábio, Scharles, Sandro, Jefinho e Ricardinho. Entraram João Batista e Bill. INGLATERRA: Lewis Skyers, Will Norman, Keryn Seal, David Clarke e Jonathan Gribbin. Entraram Dan English, Robin Williams e Jonathan Heenan.
Espanha surpreende e garante a outra vaga
O Brasil disputará o título de melhor do mundo e a vaga para as Paraolimpíadas de Londres 2012 com a Espanha. Os europeus surpreenderam a todos ao vencer os chineses, vice-campeões paraolímpicos, por 1x0. A partida começou debaixo de chuva. Apesar de o clima ter melhorado ainda no primeiro tempo, o campo molhado atrapalhou as duas equipes. Foram raras as chances de gol.
Na segunda etapa, com sol e o campo menos encharcado, as duas equipes conseguiram construir melhor suas jogadas. A partida estava equilibrada até os 22 minutos, quando a China cometeu sua quarta falta. Antônio Martin entrou apenas para bater o tiro livre direto de oito metros. Funcionou: com um chute forte à meia altura, o atacante garantiu a vitória espanhola por 1x0.
Previsão de jogo duro
Os espanhóis são os donos da melhor campanha no Mundial. Eles venceram todas as cinco partidas que disputaram, não levaram nenhum gol e, para completar, têm o artilheiro da competição, Antônio Martin, com seis gols. Por isso, o Brasil não espera jogo fácil.
“Tenho muitos anos de seleção, mas nunca joguei contra a Espanha numa final. Não será fácil, eles são bastante raçudos”, avalia Bill.
Para Ricardinho, não há alívio em não enfrentar a China novamente em uma final.
“A gente não escolhe muito o time contra quem vai jogar. A China vinha assustando mais, mas se a Espanha os venceu não foi à toa”, argumenta.
“Todos os jogos aqui são difíceis”, lembra o técnico brasileiro, Ramon Pereira. “Os espanhóis venceram todas as partidas”, destaca.
Para a final, a comissão brasileira espera que a Espanha jogue retrancada, com três homens na entrada da área, como atuou hoje contra a China. Para furar a barreira europeia, a fórmula usada deve ser a mesma de hoje: apostar na velocidade e talento de Jefinho e Ricardinho para infiltrar na área. Além disso, na defesa, o Brasil deve ter um reforço: Damião se recuperou da torção no tornozelo esquerdo e deve atuar.
“Vamos tentar definir o jogo logo no início, como fizemos hoje”, explica Ramon.
Despedida em grande estilo
A partida deste domingo será a última de Sandro Laina com a camisa da seleção brasileira. O defensor que foi bicampeão paraolímpico e pentacampeão da Copa América com a camisa do Brasil, deixa o futebol aos 29 anos para assumir a presidência da Confederação Brasileira de Esportes para Deficientes Visuais, em novembro.
Por isso, o capitão brasileiro é o mais emocionado para a final.
“Essa é minha terceira final. Estou bastante empolgado, comovido. Mas o futebol tem uma regra muito clara: não existe vitória de véspera”, avisa Sandro.
O líder da defesa não espera jogo fácil.
“Eles têm hoje o artilheiro da competição e a defesa menos vazada. É a equipe a ser batida. Não creio que isso os transforme nos favoritos, mas diminui a nossa pressão”, justifica.
3º LUGAR
13h China x Inglaterra
FINAL
15h Brasil x Espanha
RESULTADOS DO DIA
SEMIFINAIS
Espanha 1x0 China
Brasil 5x1 Inglaterra
Fotos: Polyana Resende/CPB
Media Guide Comunicação
Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Em Brasília
Thalita Kalix (Media Guide) - (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Janaína Lazzaretti (CPB) – (janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Nenhum comentário:
Postar um comentário