segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Presidente Lula e ministro Orlando Silva se encontram com Neymar e Ganso em SP


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Esporte, Orlando Silva, se encontram nesta segunda-feira (23/08), às 14h, com Neymar e Paulo Henrique Ganso, jogadores do Santos, no Hotel Transamérica, em São Paulo. A iniciativa da reunião foi do ministro Orlando Silva, como forma de incentivar a permanência por mais tempo no Brasil dos nossos jovens talentos do futebol.


Segundo o ministro, a permanência de Neymar no Brasil por mais cinco anos é um marco muito importante para o futebol brasileiro. Para evitar a evasão prematura dos nossos jogadores para o exterior, há um projeto de lei de iniciativa do Poder Executivo no Congresso Nacional que estabelece regras para estimular a permanência dos atletas no país.


O PL 5186/2005 altera a Lei Pelé (9.615/98) para garantir a valorização do profissional e dos clubes formadores – que, em troca da garantia de que terá o atleta por pelo menos três anos depois de formado, será responsável pela formação educacional do jovem. As entidades responsáveis pela formação do jogador vão receber 5% do valor pago pela transferência nacional do atleta: 1% para cada ano de formação, dos 14 aos 16 anos e 05% para cada ano de formação, dos 18 e 19 anos.

O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e depois foi enviado ao Senado Federal, que fez algumas alterações e, por isso, foi devolvido à Câmara e aguarda votação naquela Casa.




Ascom - Ministério do Esporte

Com reforços pinheirenses, a seleção brasileira de Judô se prepara para o Campeonato Mundial

Quatro atletas do Esporte Clube Pinheiros embarcam para o Japão, berço mundial do Judô, na busca pelo mais alto título da modalidade



Entre os dias 9 e 13 de setembro, os principais atletas do Judô mundial se encontram em Tóquio para o maior desafio da modalidade, o campeonato Mundial Sênior. Junto com a seleção brasileira, embarcam os pinheirenses Leandro Cunha, Leandro Guilheiro, Tiago Camilo e Rafael Silva, que confiantes, chegam como fortes candidatos a medalhistas na competição.

Como principal campeonato do calendário anual da modalidade, o Mundial levará ao Japão mais de 100 seleções, que em 14 categorias, irão protagonizar as intensas disputas pelas medalhas de ouro.


Essa edição, do esperado campeonato, será a primeira a valer pontos para o ranking de classificação olímpica (ouro - 500 pontos, prata - 300 pontos, bronze - 200 pontos, quinto lugar - 100 pontos, sétimo lugar - 80 pontos). Além disso, a competição traz como novidade, a inédita liberação para que os países possam ser representados por até dois judocas em cada categoria.

Entre os atletas que integram a seleção brasileira, o pinheirense Tiago Camilo, que nesse ano disputa na categoria até 90 kg, chega com a confiança de já ter conquistado o lugar mais alto do pódio no Mundial de 2007, no Rio de Janeiro, pela categoria até 81kg.

Dono de duas medalhas olímpicas (prata em Sydney 2000 e bronze em Pequim 2008), campeão da Copa do Mundo de Madrid (2010) e terceiro colocado no disputado Grand Slan de Paris (2010), Tiago se mostra otimista para o desafio. “É uma competição muito difícil, mas treinei forte e estou evoluindo desde o começo do ano. Minhas expectativas são as melhores possíveis. Embarco para o Japão ao lado de três parceiros de Clube (Guilheiro, Cunha e Rafael), fato que mostra a força do Pinheiros e me deixa ainda mais à vontade para enfrentar os desafios.”

Para o também medalhista olímpico, Leandro Guilheiro (bronze em Athenas 2004 e Pequim 2008), que nesse ano chega ao mundial competindo pela primeira vez na categoria meio-médio (até 81kg), os treinos no Esporte Clube Pinheiros foram peça fundamental para a sua preparação.

“Nesse ano, fiz treinos específicos para cada competição e isso me faz chegar ao Mundial com a mesma tranquilidade que antecede qualquer outro desafio. O Pinheiros me deu apoio e estrutura para que eu pudesse evoluir, sem precisar me preocupar com mais nada. Estou com o corpo e a mente no lugar para dar o meu melhor e lutar pelo ouro”, completa Guilheiro.

Hoje, Leandro ocupa o posto de terceiro colocado no Ranking mundial da categoria meio-médio, o que faz dele o brasileiro mais bem classificado entre todas as categorias.

Completam o quadro de pinheirenses, os judocas Leandro Cunha (categoria até 61 kg), campeão Pan-americano, em 2004, Campeão da Copa do Mundo de Belo Horizonte, em 2009 e integrante da delegação brasileira na Olímpiadas de Pequim, e o jovem Rafael Silva (categoria acima de 100 kg), de 23 anos, que apesar de estreante em campeonatos mundiais, já coleciona os títulos de campeão da Copa do Mundo de Madri, disputada em junho deste ano, vice-campeão da Copa do Mundo de São Paulo e terceiro colocado na Copa do Mundo de Lisboa.

Com seus 17 atletas reunidos em São Paulo para treinamentos específicos, a seleção embarca, no próximo dia 28 de agosto, para Tóquio, onde desenvolvem o trabalho de aclimatação, com treinos diários na tradicional universidade Kodokan.



CONFIRA A SELEÇÃO COMPLETA DO BRASIL





Masculino:
Felipe Kitadai (-60kg)
Leandro Cunha (-66kg) - ECPinheiros
Bruno Mendonça (-73kg)
Leandro Guilheiro ( -81kg) - ECPinheiros

Flávio Canto (-81kg)
Tiago Camilo (-90kg) - ECPinheiros

Hugo Pessanha (-90kg)
Luciano Correa (-100kg)
Walter Santos (+100kg)

Rafael Silva (+100kg) - ECPinheiros

Feminino:
Sarah Menezes (-48kg)
Erika Miranda (-52kg)
Rafaela Silva (-57kg)
Mariana Silva (-63kg)
Maria Portella (-70kg)
Mayra Aguiar (-78kg)
Maria Suellen Altheman (+78kg)





Comunicação Institucional
Esporte Clube Pinheiros
Fone: +55 11 3598 9780 Cel 7724 3404
(ID) 55*2*18016
www.ecp.org.br


BRASIL É TRICAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBOL DE 5 PARA CEGOS



Seleção derrotou a Espanha na final por 2x0 e garantiu o título de melhor do mundo. Jefinho foi eleito o melhor jogador da competição. Seleção desembarca nesta segunda-feira, 23, às 20h55, no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro

Se na Copa do Mundo a Espanha foi campeã e o Brasil não conseguiu passar das quartas de final, no Mundial de Futebol de 5 para cegos, a seleção brasileira mostrou porque é considerada a melhor e conquistou o Tricampeonato Mundial. O Brasil venceu a Espanha por 2x0 na final, este domingo, 22, em Hereford, na Inglaterra, e garantiu o título e a vaga nas Paraolimpíadas de Londres 2012. Ricardinho e Jefinho marcaram, chegando a cinco gols cada. Jefinho, com 20 anos, foi eleito o melhor jogador da competição.

O Brasil começou a partida nervoso. Tanto que o primeiro chute a gol foi da Espanha, com Marcelo Rosado. Mas foi só. A seleção brasileira começou a buscar o gol e dominou a partida. Ricardinho era o que mais corria, construindo as jogadas principalmente com Jefinho. Na hora de finalizar, entretanto, os brasileiros ficavam na trave ou no goleiro espanhol, que foi eleito o melhor arqueiro da competição. Aos 19 minutos , a bola finalmente entrou. Ricardinho desarmou o ataque espanhol e, com velocidade, subiu pela esquerda, cortando para o meio e chutando forte e cruzado, sem defesa para Alvaro Gonzalez. A Espanha tentou responder com um chute de Rosado, mas a bola foi para fora. Bill, Ricardinho e Jefinho ainda tentaram ampliar o placar, mas a bola teimou em não entrar.

Toda a tranqüilidade demonstrada pelo selecionado brasileiro com o passar do primeiro tempo se dissipou no início do segundo. Em seis minutos, o Brasil já havia cometido três faltas. Com o decorrer da partida e o domínio do jogo, os jogadores brasileiros mais uma se tranqüilizaram. Mesmo assim, aos 13 minutos, cometeram a quarta falta coletiva. O artilheiro do Mundial, Antonio Martin, se apresentou para bater o tiro livre direto de oito metros. Mas o goleiro Fábio levou a melhor: o espanhol chutou no meio e o brasileiro não teve dificuldades para agarrar. Menos de um minuto depois, os brasileiros puderam respirar aliviados. Jefinho trabalhou bem a bola, infiltrou na defesa espanhola e mandou a bola para o fundo da rede, dando números finais à partida: Brasil 2x0 Espanha.


“Final é sempre um jogo nervoso. Mas o Brasil fez um campeonato perfeito. Tudo que nós combinamos, conseguimos aplicar na prática”, comemorou o técnico brasileiro, Ramon Pereira.

“A obediência da equipe de fazer tudo o que nós da comissão técnica pedimos foi importantíssima para essa conquista”, argumentou, destacando que todas as estratégias usadas pelo Brasil foram discutidas com todo o grupo, às vésperas das partidas.

“A Espanha tem uma defesa muito boa, bastante experiente. Até conseguirmos fazer o segundo gol, eles estavam muito recuados, com os quatro jogadores atrás. Depois de abrirmos o placar eles tiveram que sair para o ataque e ficou um pouco mais fácil”, explicou Ricardinho, autor do primeiro gol brasileiro.

“Agora está comprovado que o Brasil tem o melhor futebol do mundo”, comemorou Jefinho.

Para Jefinho, a partida contra a Espanha foi a mais difícil do Mundial.

“Pela tensão que teve a partida, pelo nervosismo. Mas soubermos administrar e jogar concentrados o tempo todo”, avaliou.

BRASIL: Fábio, Sandro, Bill, Jefinho e Ricardinho. Entraram João Batista e Damião. ESPANHA: Alvaro González, Adolfo Acosta, Alfredo Cuadrado, Vicente Aguilar e Marcelo Rosado. Entrou Antonio Martin.

Título inquestionável
O presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, comemorou a conquista do selecionado em Hereford.

“Foi um título inquestionável. O Brasil mostrou o melhor futebol do campeonato e correu poucos riscos na final”, avaliou Parsons.

“Este título é o coroamento do trabalho que vem sendo desenvolvido pela comissão técnica brasileira. Além de garantir a vaga para Londres 2012, o Brasil reafirma seu favoritismo. Parabéns aos atletas pela conquista, cada um fez a sua parte e contribui para este título”, concluiu Parsons.

Jefinho é eleito o melhor do mundo
O atacante brasileiro Jeferson Gonçalves, o Jefinho, foi eleito o melhor jogador do Mundial. O baiano de 20 anos encantou a todos com sua velocidade e habilidade para conduzir a bola. O caçula da seleção era só sorrisos após a vitória e o título de melhor jogador da competição.

“É uma emoção que não dá para explicar. É o reconhecimento do trabalho que fizemos durante todo este ano. Agradeço aos meus companheiros que me dão força o tempo todo. Ofereço este título a eles e à minha família, que me apóia sempre.”

De olho em Londres 2012
Com o título de Campeão Mundial, o Brasil garantiu sua vaga para as Paraolimpíadas de Londres 2012. Bicampeões paraolímpicos, os brasileiros pretendem conquistar a terceira medalha de ouro daqui a dois anos, mais uma vez na Inglaterra.

“A nossa maior preocupação era conseguir a vaga para Londres 2012. Agora temos dois anos para trabalhar tranquilamente”, destaca o técnico brasileiro, Ramon Pereira.

China derrota donos da casa e fica com o 3º lugar
Os chineses venceram a Inglaterra por 1x0 e garantiram a medalha de bronze no Mundial de Futebol de 5 para cegos. Os donos da casa não conseguiram parar o jogo rápido dos asiáticos. Dominando a partida, o camisa 11 chinês, Ya Feng Wang, eleito o melhor jogador jovem da competição, teve diversas oportunidades. E garantiu a vitória com apenas nove minutos de partida, com um chute forte da intermediária. O goleiro inglês não conseguiu defender, a bola estourou na trave, bateu na cabeça do arqueiro que estava caído e entrou lentamente para o gol. A Inglaterra ainda teve a oportunidade de empatar com David Clarke, seu experiente capitão, numa cobrança de pênalti, mas ele chutou para fora.

O título para dizer adeus
O capitão da seleção brasileira nos últimos seis anos, Sandro Laina, se despediu do futebol neste domingo. O defensor, que foi bicampeão paraolímpico e pentacampeão da Copa América com a camisa do Brasil, disse adeus à seleção levantando a taça do título de Campão Mundial. Aos 29 anos, Sandro se aposenta para assumir a presidência da Confederação Brasileira de Esportes para Deficientes Visuais (CBDV), em novembro.

“Confesso que essa despedida mexeu comigo, fiquei meio ansioso no início, mas depois me tranqüilizei”, declarou o capitão brasileiro.

“O mais importante é conseguimos o título e a vaga para as Paraolimpíadas. Tudo isso pode trazer muito para o Futebol de 5 do Brasil”, argumentou.

Mesmo assim, levantar a taça de campeão do Mundo mexeu com o defensor brasileiro.

“Na hora que me entregaram a taça eu me lembrei dos grandes capitães da seleção convencional que já levantaram uma, Bellini, Carlos Alberto, Dunga... da alegria que esse momento traz aos brasileiros. É uma pena que a gente não consiga mover os brasileiros da mesma forma ainda”, lamentou Sandro.

Já assumindo uma nova postura, de dirigente, ele promete não abandonar sua modalidade origem.

“Agora terei que olhar para as outras modalidades, mas o carinho pelo futebol permanece. Minha família esportiva é aqui. Sempre que puder estarei com eles”, garantiu.

RESULTADOS DO DIA
3º LUGAR
China 1x0 Inglaterra

FINAL
Brasil 2x0 Espanha

Melhor jogador: Jefinho, Brasil
Artilheiro: Antônio Martin, Espanha
Melhor jogador jovem: Ya Feng Wang, China
Melhor goleiro: Alvaro González, Espanha

A trajetória do Brasil
1ª fase
Brasil 2x0 China
Brasil 1x0 França
Brasil 3x0 Grécia
Brasil 0x0 Argentina

Semifinal
Brasil 5x1 Inglaterra

CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Brasil
2º Espanha
3º China
4º Inglaterra
5º França
6º Colômbia
7º Argentina
8º Japão
9º Grécia
10º Coreia do Sul

Fotos: Polyana Resende/CPB





Media Guide Comunicação
Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Em Brasília
Thalita Kalix (Media Guide) - (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Janaína Lazzaretti (CPB) – (janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)


sábado, 21 de agosto de 2010

Pinheiros ganha o título de bi-campeão paulista na prorrogação da final

Em jogo marcado pela emoção, o Pinheiros vence com a vantagem do empate e leva a taça de campeão paulista pela 29ª vez


Ao enfrentar a Metodista, no ginásio Henrique Vilaboim, em São Paulo, o time da casa contou com a força da torcida que lotou a arquibancada. A partida decisiva, teve início às 17h30, foi transmitida pela ESPN e fechou o placar, com o raro empate da modalidade, por 25 a 25 (parcial de 15 a 13).No primeiro tempo, o Pinheiros buscou marcar bem o time adversário, manteve a liderança, aproveitou a abertura de jogo com ataques, que deram ao time seis gols de diferença. No segundo tempo, o Pinheiros sentiu a força do adversário. A Metodista jogou diferente do início da partida, mudou a defesa dificultou as estratégias de ataque do time de São Paulo. O equilíbrio das equipes estava representado no placar a cada gol. Os últimos seis minutos de jogo foram disputados, oscilando entre empates e superação da equipe comandada por Sérgio Hortelan. Antes do empate final, aos 29 minutos, o juiz prorroga o jogo, marca duas faltas contra o Pinheiros e expulsa o jogador Thiagos. “Senti a forte emoção dos últimos segundos. A falta aconteceu, mas o jogo e o lance foi leal. Somos um time forte e buscamos o nosso resultado com respeito ao adversário”, contou Thiagos.O capitão da equipe, Zeba (Fernando Pachego), foi o artilheiro da partida, com sete gols. O Pinheiros também contou com a experiência dos também olímpicos Maik Ferreira, Felipe Borges, Guilherme Rosa e Bruno Santanna. Ficaram de fora, vibrando pelo título, os jogadores, Pré (Danilo), operado do joelho direito, na última quinta-feira e o goleiro Marcão, contundido no jogo anterior. Para o técnico do time bi-campeão paulista, Sérgio Hortelan, o jogo foi duro e digno de um clássico. “O jogo foi emocionante. Este terceiro jogo era decisivo, lutamos com raça e coragem de gigantes da modalidade. A Metodista é um time forte e respeitável.O Pinheiros comemora hoje, o título e sem descanso, retorna às quadras na quinta-feira (26/8), na Liga, em São Carlos. No sábado (28/8), disputa mais um clássico, contra o Londrina.

Sobre Handebol no Pinheiros

Na categoria principal masculino, até 2009, o Pinheiros venceu 26 Campeonatos Paulistas, sendo o recordista de títulos da competição; conquistou 2 títulos da Copa Brasil; foi Campeão Sul-Americano de Clubes em 1994 e 2001, vice-campeão (5 vezes) e campeão da Liga Nacional (2 vezes), o mais importante torneio de Handebol realizado no Brasil. O espelho de bons resultados na categoria principal masculina reflete nas categorias de base do clube, que tem uma filosofia de formação de atletas focada principalmente em seu crescimento e desenvolvimento, onde colhe frutos do trabalho com títulos paulista e brasileiro.





Comunicação Institucional
Esporte Clube Pinheiros
Fone: +55 11 3598 9780 Cel 7724 3404
(ID) 55*2*18016
www.ecp.org.br


BRASIL GOLEIA INGLATERRA E ESTÁ NA FINAL DO MUNDIAL DE FUTEBOL DE 5 PARA CEGOS



Seleção venceu os donos da casa por 5x1 e garantiu lugar na briga pelo título. Espanhóis surpreenderam e eliminaram os chineses por 1x0. A final Brasil x Espanha será neste domingo, 22, às 11h no horário de Brasília

O Brasil não titubeou na semifinal do Campeonato Mundial de Futebol de 5 para cegos, que acontece em Hereford, na Inglaterra, e goleou os donos da casa por 5x1.

A partida, ao contrário do que o placar possa demonstrar, não foi fácil. Os ingleses foram os primeiros a ter a chance de abrir o placar. Com 40 segundos de jogo, Jonathan Gribbin começou a dar trabalho para o goleiro Fábio. O Brasil demorou alguns minutos para se acertar em campo. Com três minutos, Jefinho fez uma boa infiltração, mas na hora de finalizar, escorregou. O campo ainda estava um pouco molhado, apesar de a chuva ter parado cerca de uma hora antes.

Com nove minutos, Jefinho conseguiu converter. Ele subiu na velocidade pela direita, cortou para o meio e assinalou um belo gol. Brasil 1x0. Três minutos depois foi a vez de João Batista. O atacante, que havia entrado em campo dois minutos antes, driblou a zaga inglesa e conseguiu chegar ao gol. Brasil 2x0. A partida continuou bastante equilibrada, com os ingleses contra-atacando com perigo algumas vezes. Tanto que, aos 14 minutos, a defesa brasileira se desencontrou após uma cobrança de escanteio e Gribbin conseguiu chegar ao gol, diminuindo a diferença.

Quando todos pensavam que os times iriam para o intervalo com apenas um gol de diferença, Ricardinho assinalou mais um. O atacante brasileiro roubou a bola na entrada da área, a 27 segundos do fim, driblou a zaga e mandou para o fundo da rede. Brasil 3x1 Inglaterra.

A segunda etapa foi mais tranquila, com poucas chances de gol para as duas equipes. Até que, aos 19 minutos, Jefinho carregou a bola desde o meio de campo, infiltrou na área inglesa e chutou forte, sem defesa para o goleiro Lewis Skyers. Brasil 4x1 Inglaterra. Os donos da casa ainda se mantiveram no ataque, mas sem levar perigo ao gol de Fábio. Faltando pouco mais de um minuto para encerrar a partida, Ricardinho deus os números finais, com um belo contra-ataque. Final de jogo: Brasil 5x1 Inglaterra.

“O placar talvez não diga o que foi o jogo, mas o Brasil se impôs, mostrou que é”, avaliou João Batista, autor do terceiro gol, ao final da partida.

“Entramos concentrados, sabíamos que era uma partida importante e que tínhamos que abrir o placar até os 15 minutos”, explicou Jefinho, responsável por dois gols.

Ricardinho, que marcou duas vezes, concorda com João que o placar foi um pouco enganoso.

“Mas a diferença foi que, as chances que tivemos, aproveitamos”, justificou.

BRASIL: Fábio, Scharles, Sandro, Jefinho e Ricardinho. Entraram João Batista e Bill. INGLATERRA: Lewis Skyers, Will Norman, Keryn Seal, David Clarke e Jonathan Gribbin. Entraram Dan English, Robin Williams e Jonathan Heenan.

Espanha surpreende e garante a outra vaga
O Brasil disputará o título de melhor do mundo e a vaga para as Paraolimpíadas de Londres 2012 com a Espanha. Os europeus surpreenderam a todos ao vencer os chineses, vice-campeões paraolímpicos, por 1x0. A partida começou debaixo de chuva. Apesar de o clima ter melhorado ainda no primeiro tempo, o campo molhado atrapalhou as duas equipes. Foram raras as chances de gol.

Na segunda etapa, com sol e o campo menos encharcado, as duas equipes conseguiram construir melhor suas jogadas. A partida estava equilibrada até os 22 minutos, quando a China cometeu sua quarta falta. Antônio Martin entrou apenas para bater o tiro livre direto de oito metros. Funcionou: com um chute forte à meia altura, o atacante garantiu a vitória espanhola por 1x0.

Previsão de jogo duro
Os espanhóis são os donos da melhor campanha no Mundial. Eles venceram todas as cinco partidas que disputaram, não levaram nenhum gol e, para completar, têm o artilheiro da competição, Antônio Martin, com seis gols. Por isso, o Brasil não espera jogo fácil.

“Tenho muitos anos de seleção, mas nunca joguei contra a Espanha numa final. Não será fácil, eles são bastante raçudos”, avalia Bill.

Para Ricardinho, não há alívio em não enfrentar a China novamente em uma final.

“A gente não escolhe muito o time contra quem vai jogar. A China vinha assustando mais, mas se a Espanha os venceu não foi à toa”, argumenta.

“Todos os jogos aqui são difíceis”, lembra o técnico brasileiro, Ramon Pereira. “Os espanhóis venceram todas as partidas”, destaca.

Para a final, a comissão brasileira espera que a Espanha jogue retrancada, com três homens na entrada da área, como atuou hoje contra a China. Para furar a barreira europeia, a fórmula usada deve ser a mesma de hoje: apostar na velocidade e talento de Jefinho e Ricardinho para infiltrar na área. Além disso, na defesa, o Brasil deve ter um reforço: Damião se recuperou da torção no tornozelo esquerdo e deve atuar.

“Vamos tentar definir o jogo logo no início, como fizemos hoje”, explica Ramon.

Despedida em grande estilo
A partida deste domingo será a última de Sandro Laina com a camisa da seleção brasileira. O defensor que foi bicampeão paraolímpico e pentacampeão da Copa América com a camisa do Brasil, deixa o futebol aos 29 anos para assumir a presidência da Confederação Brasileira de Esportes para Deficientes Visuais, em novembro.

Por isso, o capitão brasileiro é o mais emocionado para a final.

“Essa é minha terceira final. Estou bastante empolgado, comovido. Mas o futebol tem uma regra muito clara: não existe vitória de véspera”, avisa Sandro.

O líder da defesa não espera jogo fácil.

“Eles têm hoje o artilheiro da competição e a defesa menos vazada. É a equipe a ser batida. Não creio que isso os transforme nos favoritos, mas diminui a nossa pressão”, justifica.

3º LUGAR
13h China x Inglaterra

FINAL
15h Brasil x Espanha

RESULTADOS DO DIA
SEMIFINAIS
Espanha 1x0 China
Brasil 5x1 Inglaterra

Fotos: Polyana Resende/CPB






Media Guide Comunicação
Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Em Brasília
Thalita Kalix (Media Guide) - (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Janaína Lazzaretti (CPB) – (janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)

BRASIL SE FIRMA NO GRUPO DAS GRANDES POTÊNCIAS DA NATAÇÃO PARAOLÍMPICA




Com equipe menor do que rivais, país fica em quinto lugar no geral, superando o número de vitórias em relação ao Mundial de 2006

Terminou neste sábado, 21, o Mundial Paraolímpico de Natação, em Eindhoven, na Holanda. A última prova da competição foi a de águas abertas, com cinco quilômetros. Único brasileiro inscrito, Marcelo Collet terminou na sétima colocação, com o tempo de 1h05m03s. A vitória na prova foi do australiano Brenden Hall, com 1h01m13s. O destaque, porém, foi a sul-africana Natalie Du Toit, que assim como nas paraolimpíadas de Pequim, chegou à frente entre homens e mulheres, com 1h00m22s.

Para Collet, além da chance de brigar por uma medalha, a prova lhe deu mais uma oportunidade de treinar na água fria, visando à travessia do Canal da Mancha, em setembro. Collet será o quinto atleta com deficiência e o primeiro a ter disputado as paraolimpíadas a encarar o maior desafio da natação em águas abertas. A tentativa do brasileiro acontecerá de 13 a 20 de setembro, no dia que apresentar as melhores condições.

"Tomara que seja no dia 17, quando completo 30 anos. Em Atenas comemorei meu aniversário no dia da abertura, em Pequim, no encerramento", disse Collet.

Um pouco antes do começo da prova de águas abertas, os atletas da delegação brasileira aproveitaram o gramado que cercava o lago artificial E3 Beach, onde aconteceu a competição, para se divertir. Alguns como Clodoaldo Silva, Edênia Garcia e Verônica Almeida jogaram vôlei e outros, futebol. No futebol, destaque para Mauro Brasil, artilheiro, e Daniel Dias, que surpreendeu ao mostrar técnica mesmo jogando com sua perna mecânica. Numa pelada com gols pequenos, até um grupo de australianos se aventurou a enfrentar os brasileiros, com vitória do Brasil.

Mais ouros

O Brasil igualou a quinta colocação de Durban 2006, com o mesmo número de medalhas, mas com dois ouros a mais, o que foi fundamental para superar a Austrália. Foram 26 medalhas, sendo 14 de ouro, três de prata e nove de bronze. A disputa pelas primeiras posições do Mundial foi muito acirrada, com a Ucrânia levando a melhor no final, com 57 medalhas (21 de ouro, 20 de prata e 16 de bronze). Os Estados Unidos ficaram em segundo, com as mesmas 57 medalhas, mas com um ouro a menos. Rússia pegou o terceiro lugar, com 46 no geral e 19 ouros, com a Grã-Bretanha em quarto (52/16).

Desde que chegaram a Eindhoven, os técnicos brasileiros diziam que a disputa ia ser acirrada e que ficar entre os cinco seria uma tarefa muito mais difícil do que em Durban. O quinto lugar brasileiro esteve ameaçado até o final pela Austrália, uma potência na natação tanto olímpica quanto paraolímpica, que terminou com 13 ouros.

"Estamos entre as principais potências do mundo, que estiveram em Eindhoven com equipes muito maiores do que a nossa. O resultado foi muito bom e animador para os Jogos de Londres e também de 2016, por causa do bom desempenho dos novatos", disse Gustavo Abrantes, coordenador técnico da Seleção.

A delegação brasileira deixa a Holanda neste domingo, chegando a São Paulo às 17h. Principais responsáveis pelo quinto lugar do Brasil, Daniel Dias e Andre Brasil não voltarão junto com o restante do grupo. A dupla de ouro seguirá para Manchester, na Inglaterra, para o lançamento da parceria entre o CPB e a cidade inglesa, onde o Brasil fará sua aclimatação para as Paraolimpíadas de Londres. Os dois chegarão ao Brasil na quarta pela manhã.

Fotos: Beto Monteiro/CPB


Media Guide Comunicação
Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Em Brasília
Thalita Kalix (Media Guide) - (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Janaína Lazzaretti (CPB) - (janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)


quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Atleta amputado disputa o bicampeonato da Meia Maratona do Rio

Edson Dantas, paratleta patrocinado pela Otto Bock, é um dos favoritos

em sua categoria, para a competição deste domingo

Procurando aumentar sua coleção de medalhas, Edson Dantas de Oliveira, de 44 anos, competirá na 14ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, na categoria Amputados de Membros Inferiores, este domingo, 22 de agosto no Rio de Janeiro/RJ.



Favorito da disputa, ele corre a lâmina de corrida mais moderna do mundo, a 1C2, prótese especial para corrida, que recebeu no ano passado, de sua patrocinadora oficial, a Otto Bock, empresa líder mundial em próteses e órteses. Edson foi o primeiro brasileiro a usar o equipamento. Campeão das última quinze maratonas que participou, o atleta acredita que a 1C2, lhe renderá um desempenho ainda melhor, principalmente em provas como esta, onde complexidade técnica é superada pela compensação física e energética que proporciona o equipamento. A lâmina possui sua estrutura dupla, mais fina e mais leve, que as demais.

Recentemente, o atleta venceu a 6ª Corrida da Cidade de Aracaju, conquistou o bicampeonato na Maratona de Nova York e se tornou tetra campeão na Corrida de São Silvestre. Corredor profissional há mais de dez anos, Edson reúne diversas vitórias, entre elas, três recordes referentes às maratonas de Porto Alegre (1.500 e 5.000 metros em junho de 2007) e à Meia Maratona da Corpore de São Paulo (1.500 metros em abril de 2007).

A prova que Edson disputará tem um percurso de 21.097 metros, com largada na Praia de São Conrado e chegada no Aterro do Flamengo, passando por famosas praias, entre elas Ipanema, Leblon, Copacabana e Leme.

Atividades sociais

Representante do Projeto Próximo Passo que desenvolve e promove ações que contribuem para a melhoria da vida de pessoas portadoras de deficiências paralisantes. Sua participação em corridas também tem o intuito de motivar a parcela da população que tem algum tipo de deficiência física a praticar algum esporte e conscientizar as pessoas à importância da inclusão social.

História de vida

Em 1992, durante um “arrastão”, ele foi empurrado do trem em que viajava, e este acidente lhe custou a amputação da perna direita. Depois do ocorrido ele encontrou no esporte o caminho para superação. “Enquanto Deus me der vida e saúde, estarei sempre correndo. Correndo pela vida”, diz o atleta. Hoje, Edson é considerado um dos melhores atletas brasileiros amputado de membro inferior nas distâncias de 5.000 e 10.000 metros.

Sobre a Otto Bock: 90 anos de sucesso

Líder mundial na comercialização de órteses e próteses ortopédicas, a Otto Bock é comprometida com a reabilitação e reintegração social de pessoas com deficiência física. A companhia está presente nos cinco continentes e possui 35 filiais.

Em 2010, a empresa completa 35 anos de atividade no Brasil, fortalecendo seu compromisso com a sociedade brasileira e se consolidando como grande pioneira no fornecimento de próteses de alta qualidade em território nacional. Recentemente, a empresa, preocupada em oferecer soluções completas para o mercado de ortopedia técnica, passou a fornecer linhas especiais de cadeiras de rodas, promovendo ainda mais a reinclusão de pessoas com deficiência.

A Otto Bock Brasil fornece produtos e sistemas inovadores, funcionais e fabricados com alta tecnologia. Além disso, contribui no processo de adaptação e inclusão social dos protetizados e promove treinamentos contínuos para o aperfeiçoamento dos profissionais da área, com o projeto itinerante Reabilitar, que já percorreu mais de 10 cidades de norte a sul do País.

É a primeira empresa de ortopedia técnica no mundo a receber o certificado de Qualidade Total, segundo critérios da Norma ISO 9001. Desta maneira, a Otto Bock é reconhecida mundialmente por definir padrões de alta qualidade e colaborar para a constante melhoria e desenvolvimento da mobilidade humana.

Serviço

14ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro

Data: 22 de agosto de 2010

Horário de largada: 08h58

Largada: Praia de São Conrado

Chegada: Aterro do Flamengo

Informações: www.meiamaratonadoriodejaneiro.com.br

____________________________________________________________

Informações para imprensa:
ADS Assessoria de Comunicações – www.adsbrasil.com.br
Contatos: Bianca Sturlini e Lilian Michelan
Tel.: 11. 5090-3033 / 5090-3011 Fax: 11. 5090.3010

E-mail: biancas@adsbrasil.com.br e lilianm@adsbrasil.com.br





VOLTAR À PÁGINA INICIAL

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

BRASIL VENCE FRANÇA E SE ISOLA NA LIDERANÇA DO GRUPO B NO MUNDIAL DE FUTEBOL DE 5 PARA CEGOS


Destaque da equipe, Jefinho marcou pela segunda vez no Mundial e garantiu a vitória brasileira por 1x0. Antes, a Espanha venceu a Colômbia por 2x0. Argentina x Grécia e Inglaterra x Coréia do Sul completam os jogos desta segunda-feira

A seleção brasileira continua mostrando o melhor futebol do Campeonato Mundial de Futebol de 5 para cegos, que está sendo realizado em Hereford, na Inglaterra. Nesta segunda-feira, 16, a equipe canarinha venceu a França, atual campeã europeia, por 1x0, com gol de Jefinho.

Durante o primeiro tempo, o Brasil dominou o jogo, mantendo a posse de bola. Enquanto a equipe verde e amarela permanecia no ataque com Jefinho, Ricardinho e João Batista, os franceses só deram um chute a gol. Depois de várias tentativas, aos 13 minutos, Jefinho enfim conseguiu penetrar na zaga francesa e, em uma bela jogada individual, mandou a bola para o fundo da rede do goleiro Jonathan Grangier. Foi o segundo gol do jovem atacante baiano de 20 anos. Com dois tentos, Jefinho é o artilheiro do Mundial ao lado do espanhol Antonio Martin, que marcou duas vezes na partida desta segunda, contra a Colômbia.

Na segunda etapa, a equipe brasileira não teve a mesma eficiência no ataque. A França, ao contrário, cresceu na partida. Aos nove minutos, Frédéric Villeroux se livrou da marcação brasileira e chutou uma bomba que estourou na trave direita de Fábio. O Brasil ainda conseguiu construir algumas jogadas de ataque com Ricardinho, mas parou no goleiro francês e o jogo ficou apenas no 1x0.

“Foi um jogo muito difícil, como serão todos durante o Mundial”, explicou o técnico Ramon Pereira ao fim da partida.

“Se você não consegue marcar o gol, o adversário cresce e passa a acreditar no jogo”, justificou Ramon. “A França não tem tanta qualidade, mas complicou-nos por isso.”

Com a vitória, o Brasil assumiu a liderança isolada do Grupo B, o “grupo da morte”, com seis pontos. A colocação é bastante importante, já que apenas os dois primeiros colocados do grupo se classificarão para as semifinais. A França ocupa a segunda posição com três pontos. A Argentina, que joga na sequência com a Grécia, briga pela sua primeira vitória. Vice-campeões paraolímpicos, os chineses folgaram nesta segunda-feira.

O próximo adversário brasileiro será a Grécia, na quarta-feira, 18, às 19h (15h no horário de Brasília). Amanhã, a seleção canarinha tem o dia de folga.

“Vamos aproveitar para relaxar. A pressão é muito grande em um Mundial”, explica Ramon Pereira. “A maior dificuldade é administrar a emoção dos atletas.”

Para relaxar, os jogadores devem fazer um passeio para conhecer a cidade de Hereford pela manhã e acompanhar os jogos do Mundial à tarde.

BRASIL: Fábio Vasconcelos, Damião Souza, Sandro Laina, Jefinho e Ricardinho. Entraram Bill, Marquinhos e João Batista. FRANÇA: Jonathan Grangier, Martin Baron, Abdérahim Maya, David Labarre e Frédéric Villeroux. Entraram Yvan Kepmegni e Arnaud Ayax.


RESULTADOS DO DIA
Espanha 2x0 Colômbia
Brasil 1x0 França
Argentina x Grécia
Inglaterra x Coréia do Sul

CLASSIFICAÇÃO
GRUPO A
Espanha 6pts
Japão 1pt
Colômbia 1pt
Coréia do Sul 0pt
Inglaterra 0pt

GRUPO B
Brasil 6pts
França 3pts
Grécia 0pt
Argentina 0pt
China 0pt


Fotos: Polyana Resende/CPB





Media Guide Comunicação
Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Em Brasília
Thalita Kalix (Media Guide) - (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Janaína Lazzaretti (CPB) – (janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

domingo, 15 de agosto de 2010

MUNDIAL PARAOLÍMPICO DE NATAÇÃO COMEÇA COM OUROS, RECORDES E VAGAS EM LONDRES 2012 PARA O BRASIL



Andre Brasil e Daniel Dias confirmam favoritismo no primeiro dia de competições em Eindhoven. Edênia garante bronze para as meninas

Foto: Beto Monteiro/CPB

Andre Brasil. Foto: Beto Monteiro/CPB


Num dia marcado pela quebra de 13 recordes mundiais, Andre Brasil e Daniel Dias confirmaram o favoritismo e estrearam com vitória no Mundial Paraolímpico de Natação, em Eindhoven, na Holanda. O belíssimo complexo Pieter Van der Hoogenband assistiu ao cartão de visitas da fantástica dupla brasileira neste domingo: dois ouros e duas novas marcas mundiais logo no primeiro dia de disputas.

Andre venceu os 100m borboleta (S10), com 55s99, enquanto Daniel ganhou os 50m livre, (S5) com 32m27s. Além do título mundial e do ouro, Andre e Daniel garantiram duas vagas masculinas para o Brasil nas Paraolimpíadas de Londres. As meninas também começaram bem, com o bronze de Edênia Garcia nos 50m livre (S5), com 53s. Para resultados completos acesse o site www.wcswimming2010.com.



“Foram meses muito duros. De muito trabalho, com poucos dias em casa. Pela primeira vez na vida não passei meu aniversário com meus pais, mas esse resultado mostra que dedicação e trabalho bem feito dão resultados”, disse Andre, lembrando ainda que passou três semanas treinando em altitude, em Sierra Nevada, na Espanha.

Ainda emocionado, ele disse esperar que seus resultados ajudem a levar mais pessoas para a piscina:

“Como o Clodoaldo (Silva), que em 2004, chamou as pessoas para o esporte paraolímpico, eu agora também falo: vem que estamos precisando. A gente não é diferente de ninguém. Olímpico e paraolímpico são a mesma coisa. É o mesmo sacrifício, o mesmo sofrimento e a mesma recompensa”.

O nadador falou ainda de sua relação com a família, mas quis repartir o recorde e a medalha com muito mais gente:

“O coração é repartido. Aqui não sou o filho da dona Tânia e do seu Carlos, não sou o Andrezinho ou o Perninha, como o pessoal do meu clube me chama. Sou Andre Brasil Esteves, filho de uma família excepcional, filho do Brasil, filho de uma nação que precisa de ídolos”, finalizou.

Se Andre superou sua própria marca, Daniel ainda teve a alegria de quebrar o recorde que pertencia ao espanhol Sebastian Rodriguez. Também como seu companheiro, Daniel faz parte do Projeto Ouro do Comitê Olímpico Brasileiro, que visa a dar a maior estrutura para os atletas com reais chances de vitória em Londres 2012, e fez um período de treinamento de três semanas na altitude.

“É muito bom começar com o pé direito mesmo não tendo o pé direito. Essa era a prova mais difícil e mais importante para mim neste campeonato pois era a única prova que disputo que poderia abrir vaga para Londres”, comentou Daniel.

Outros brasileiros que disputaram final neste domingo foram Adriano de Lima e Jeferson, que ficaram em quinto (5m34s21) e oitavo (5m59s27) lugares respectivamente na prova de 400m livre S6; Ronaldo Santos, quinto (5m20s93) nos 400m livre S7; Claudia Silva, oitava (1m0692) nos 50m livre S4; Clodoaldo Silva, sexto (36s01) nos 50m livre S5 e Joana Silva, quarta (40s96) nos 50m livre S6. Raquel Viel, Roberto Rodriguez e Gabriel Feiten pararam nas eliminatórias.

Provas dos brasileiros nesta segunda-feira

Adriano Lima - 100m peito SB5
Andre Brasil - 200m medley S10
Claudia Silva - 200m livre S4
Clodoaldo Silva - 50m borboleta S5
Daniel Dias - 50m borboleta S5
Gabriel Feiten - 200m livre S2
Genezi Andrade - 200m livre S3
Joana Neves - 50m borboleta S5
Leticia Ferreira - 50m borboleta S5
Raquel Viel - 100m peito S12
Roberto Rodriguez - 100m peito SB5

COMO ACESSAR BANCO DE IMAGENS PARA USO JORNALÍSTICO
Você acessa o FTP da Exemplus Comunicação com o seguinte endereço: ftp://201.57.54.34 Basta clicar no link em azul ou digitar o endereço no campo URL do seu navegador.
USUÁRIO: publico
SENHA: exemplus
Lá dentro existe a pasta "CPB" e dentro dela, as pastas "MUNDIAL DE NATAÇÃO - HOLANDA"
imagens estarão com o seguinte formato (exemplos):
nomedosatletas_provaquecompetiram_medalha
nomedorepórter_passagem_assunto
Imagens_cidade_cafedamanha_treinos

Media Guide Comunicação
Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
na Holanda 06313-62643
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Em Brasília
Thalita Kalix (Media Guide) - (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Janaína Lazzaretti (CPB) – (janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

BRASIL COMEÇA COM VITÓRIA NO MUNDIAL DE FUTEBOL DE 5 PARA CEGOS



Seleção derrotou a China por 2x0 e deu o primeiro passo na busca pelo tricampeonato mundial. Mais cedo, a França surpreendeu ao derrotar os argentinos por 1x0

O Brasil mostrou porque é um dos favoritos ao título, ao vencer a China por 2x0 em sua estreia no Campeonato Mundial de Futebol de 5 para cegos, em Hereford, na Inglaterra. Jefinho e Bill foram os responsáveis pelos gols em um jogo bastante disputado.

O Brasil entrou em campo com três jogadores de marcação para segurar o veloz ataque chinês. No ataque, o técnico Ramon Pereira alternou entre Ricardinho e Jefinho, na tentativa de furar a marcação dos orientais. Os chineses têm um esquema tático bastante particular: os quatros jogadores de linha recuam para a defesa quando o adversário tem a posse de bola e vão todos para o ataque quando a detêm.



Aliando velocidade e habilidade, Ricardinho e Jefinho tentaram fugir da barreira de quatro jogadores que se impunha à sua frente cada vez que pegavam a bola. Jefinho conseguiu duas vezes no primeiro tempo: na primeira, a bola estourou na trave, na segunda, aos 20 minutos, ele acertou o ângulo direito e abriu o placar para o Brasil. 1x0.

Na segunda etapa, o Brasil conseguiu ter mais domínio de jogo. Logo aos cinco minutos, Ricardinho sofreu pênalti. Bill, que é conhecido por ter um dos chutes mais fortes do mundo, acertou uma bomba à meia altura e assegurou a vitória brasileira por 2x0.

A China teve a oportunidade de diminuir o placar duas vezes, nos últimos minutos, com cobranças de oito metros. Na primeira, Fábio defendeu o chute de Ya Feng Wang. Na segunda, Zhou Bin Wang mandou para fora.

“Nós entramos sabendo o que queríamos e conseguimos fazer isso dentro de campo, com uma marcação forte, saindo com qualidade”, contou Jefinho, o melhor em campo, ao fim da partida.

Apontado pelo técnico Ramon Pereira como o destaque da equipe, ele ressalta a união do grupo brasileiro.

“Todo o grupo está bastante focado. Cada um sabe das suas responsabilidades, da sua função dentro de campo”, justificou.

“A nossa primeira intenção era marcar o sistema ofensivo deles, e conseguimos. A segunda era ganhar a partida”, destacou o técnico Ramon Pereira. “Agora tenho que fazer os jogadores colocarem os pés no chão”, explicou após a partida.

Nesta segunda-feira, às 15h (11h horário de Brasília), o Brasil enfrenta a França, atual campeã europeia, e que venceu a Argentina hoje por 1x0. A seleção nacional deve entrar diferente em campo, com Ricardinho e Jefinho jogando juntos. Mas para Ramon, isso não muda muito.

“Espero deles a mesma dedicação que tiveram contra a China. Mas temos jogadores diferenciados. Nosso trabalho é por as peças certas no jogo certo.”

BRASIL: Fábio Vasconcelos, Damião Souza, Sandro Laina, Bill e Ricardinho. Entraram Jefinho e João Batista. CHINA: Hua Chu Xu, Shan Yong Chen, Zhou Bin Wang, Wen Fa Zheng e Ya Feng Wang. Entraram Li Jing Zhang e Tang Bao Gao.

França surpreende e vence Argentina
Mais cedo, a França derrubou a favorita Argentina. Atuais campeões europeus, os franceses fizeram um jogo franco com os bicampeões mundiais. As duas equipes mantiveram uma postura ofensiva, proporcionando um belo espetáculo para todos que estiveram na Universidade Real para Cegos, em Hereford.

Apesar das muitas chances de gols para os dois lados, a partida se encaminhava para o 0x0. Aos 20 minutos do segundo tempo, Abdérahim Maya desperdiçou uma cobrança de 8m, chutando para fora. Entretanto, quando faltavam apenas 33 segundos para o fim, Frédéric Villeroux, em um belo e rápido contra-ataque, conseguiu balançar a rede e garantir a vitória francesa.

ARGENTINA: Ernesto Juani, Eduardo Díaz, Silvio Velo, Diego Cerega e Lúcas Rodríguez. Entraram Angel Deldo, Ivan Figueroa, Oscar Asiar e Gustavo Maidana. FRANÇA: Jonathan Grangier, Martin Baron, Abdérahim Maya, David Labarre e Frédéric Villeroux. Entrou Yvan Kepmegni.

Pelo Grupo A, Colômbia e Japão ficaram apenas no 0x0. Com o resultado, a Espanha, que venceu ontem os donos da casa, é a líder isolada do grupo com três pontos.

COLÔMBIA: Miguel Muñoz, Freddy Lopez, Sebatian Sarate, Deivy Mendoza e Juan Parra. JAPÃO: Daisuke Sato, Akihito Tanaka, Tomonorai Kuroda, Yasuhiro Sasaki e Kento Kato.

RESULTADOS DO DIA
Colômbia 0x0 Japão
Argentina 0x1 França
Brasil 2x0 China

CLASSIFICAÇÃO
GRUPO A
Espanha 3pts
Colômbia 1pt
Japão 1pt
Coréia do Sul 0pt
Inglaterra 0pt

GRUPO B
Brasil 3pts
França 3pts
Grécia 0pt
Argentina 0pt
China 0pt

Fotos: Polyana Resende/CPB





Media Guide Comunicação
Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Em Brasília
Thalita Kalix (Media Guide) - (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Janaína Lazzaretti (CPB) – (janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)





VOLTAR À PÁGINA INICIAL

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

SELEÇÃO BRASILEIRA DE NATAÇÃO SE PREPARA PARA TRAZER OURO E VAGA PARA LONDRES 2012

Nadadores brasileiros terminam hoje a fase de aclimatação. Competição vai ocorrer em Eindhoven, Holanda, entre os dias 15 a 22 de agosto

A seleção Brasileira finaliza nesta quarta-feira o período de aclimatação para o Mundial Paraolímpico de Natação, que vai ocorrer em Eidhoven, Holanda, entre os dias 15 a 22 de agosto. Com objetivo de estarem habituados com o fuso, clima e horário do país, os nadadores participam dos treinos em dois períodos do dia, em uma das três piscinas do local da competição, no estádio Van Den Hoogenband Pieter.

Composta pelos principais nadadores paraolímpicos brasileiros, a seleção participa do Mundial com 24 atletas. São oito mulheres e 16 homens. A média de idade será de 27,5 anos, dois a menos que em Pequim 2008, quando a média foi de 29,5 anos. Por integrar jovens promessas e atletas experientes, o Brasil chega para a competição com a expectativa de medalhas e conquistas de vagas para as Paraolimpíadas de Londres 2012.

“A natação é um dos principais esportes paraolímpicos do país. A estratégia do CPB para os Jogos de Londres inclui fundamentalmente a natação, já que a modalidade foi responsável por quase 50% das medalhas conquistadas em Pequim. Por estar exatamente no meio do ciclo paraolímpico, o Mundial é um ótimo termômetro para sabermos a atual condição do Brasil”, avalia Andrew Parsons, presidente do CPB.


Em Pequim, a natação ficou em oitavo lugar, com 19 medalhas conquistadas. Foram oito de ouro, sete de prata e quatro de bronze. No quadro geral, o Brasil terminou os Jogos em nono lugar, com 47 medalhas.

Considerada pela comissão técnica brasileira como a competição mais importante dos últimos dois anos, o Mundial reunirá 655 atletas de 54 países.

“Depois das Paraolimpíadas, este é o principal evento, pois é o primeiro processo de definição de vagas para os Jogos de Londres 2012”, explica Gustavo Abrantes, coordenador técnico de natação do CPB.

No último mundial, em Durban, 2006, o País conquistou sete vagas para Pequim através de sete medalhistas de ouro, sendo cinco homens e duas mulheres. Na ocasião, foram 26 medalhas para o país: 12 de ouro, sete de prata e sete de bronze. Ao conquistar o ouro, cada atleta pode abrir uma única vaga para o Brasil.


“Teremos nossos principais atletas, Andre Brasil e Daniel Dias, mas também outros nomes que vêm se destacando, como o Phelipe Andrews, Verônica Almeida e Edênia Garcia. O mais importante é que a seleção está se renovando, com jovens talentos como Matheus Rheine, Talisson Glock e Roberto Alcade”, destaca Edilson Alves Tubiba, diretor técnico do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB).

Apontado como a principal esperança de medalhas do Brasil ao lado de Andre Brasil, Daniel Dias promete fazer bonito no Mundial.

“Vou disputar sete provas individuais. Espero conquistar medalha em todas. De preferência de ouro”, diz Daniel.


A seleção
Nome Clube Classe
Daniel De Farias Dias AETERJ S5-SB4-SM5
Andre Brasil Esteves ECP S10-SM10
Edênia Nogueira Garcia CE UNP S4
Verônica Mauadie De Almeida ABAD S7
Adriano Gomes De Lima COP S6-SB5-SM6
Joana Maria Jaciara CADEF-RN S5
Phelipe Andrews Melo Rodrigues AETERJ S10
Rildene Fonseca Firmino SADEF-RN S5-SB3-SM4
Carlos Alonso Farrenberg ADFISA S13
Ivanildo Alves De Vasconcelos CAPP-PE S6-SB4-SM5
Clodoaldo Francisco Silva ANDEF S5-SM5
Raquel Viel GAADIN S12-SB12-SM12
Claudia Celina Da Silva AAPPD-PE S4-SM4
Genezi Alves De Andrade CADEF-RN S3-SB2-SM3
Roberto Alcade Rodrigues APEDESC S6-SB5-SM6
Matheus Rheine Correa De Sousa ADVB S11-SB11-SM11
Talisson Henrique Glock CEPE S6
Gabriel Feiten LEME S2
Jeferson Da Silva Amaro ADEFIL S6
Mauro Luiz Brasil Da Silva VASCO S9
Ronaldo Souza Santos ABAD S7
Marcelo Collet E Silva Mauro ABAD S10
Letícia Lucas Ferreira PRAIA CLUBE S5-SB4-SM5
Ana Clara Carneiro Grillo Cruz AETERJ S6-SB4
Gustavo Maciel Abrantes CPB Comissão Técnica
Murilo Moreira Barreto CPB Comissão Técnica
Rui Menslin CPB Comissão Técnica
Marcos Rojo Prado CPB Comissão Técnica
Leonardo Tomasello Araujo CPB Comissão Técnica

Media Guide Comunicação
Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Em Brasília
Thalita Kalix (Media Guide) - (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Janaína Lazzaretti (CPB) – (janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)



VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Avaí cria camisa personalizada para Renan



O Avaí Futebol Clube lançou na última semana uma camiseta amarela com gola verde especialmente para o goleiro Renan, convocado recentemente para a Seleção Brasileira.


Segundo o departamento de Marketing do clube, o produto foi lançado para homenagear o jogador e para oferecer algo diferenciado à torcida. A camiseta, idealizada por Carlos Eduardo Pieri da Agência
Fanatic, parceira do Avaí, já está sendo comercializada a um valor promocional de R$ 99.90.

As vendas dos produtos relacionados ao goleiro, entre eles a camiseta tradicional nas cores azul e cinza tiveram um aumento superior a 50% após a convocação.“Estamos estudando a realização de um desfile com as roupas usadas pelo goleiro. O que deve acontecer logo após a volta de Renan dos Estados Unidos”, informa Sidnei Luiz Speckart, assessor de marketing.

Ainda essa semana será lançada uma nova camisa em homenagem ao jogador, com a frase: “As garras do leão na seleção”, de autoria do torcedor Orlando Raulino Fernandes, que venceu o concurso promovido pelo marketing do clube.

Se precisar de imagem em alta da peça, por favor, entre em contato.

Obrigada.

Press FC

(11)3171.2554

Fernanda Brandão: (11)7543.2754 / fernanda@pressfc.com.br

Mariana Roth: (11)9737.8911 / mariana@pressfc.com.br

Indira Lopes: (11)8959.2890 / indira@pressfc.com.br



VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Paraense irá disputar os 400m de uma das principais ligas de atletismo do mundo

ALAN FONTELES É O ÚNICO ATLETA PARAOLÍMPICO CONVIDADO PARA DISPUTAR LIGA DE DIAMANTE. COMPETIÇÃO VAI OCORRER NESTE FIM DE SEMANA, EM LONDRES



Foto: Saulo Cruz/CPB

O atleta paraolímpico Alan Fonteles, de 17 anos, está prestes a embarcar para Londres, Inglaterra. Nesta quarta-feira, 11 de agosto, o paraense viajará para a Grã-Bretanha a convite da organização da Liga de Diamante, um dos principais eventos de atletismo do mundo. Único atleta paraolímpico brasileiro a ser convidado, Alan irá competir os 400m no London Disability Athletics Challenge.

"Estou muito feliz com o convite. Serei o único brasileiro paraolímpico presente e por isso quero representar bem o país. Além disso, o fato de ser em Londres me inspira. Sonho disputar as próximas Paraolimpíadas lá", contou o atleta.


A Liga de Diamante é um dos eventos mais tradicionais do atletismo mundial. Na última sexta-feira, o atual recordista mundial dos 100 metros rasos, Usain Bolt, foi derrotado pelo norte-americano Tyson Gay em Estocolmo. A surpreendente derrota de Bolt em Estocolmo foi a primeira dele nos 100 metros em mais de dois anos. Lesionado na coluna, o tricampeão olímpico não volta a competir nesta temporada.

Alan Fonteles, um dos grandes destaques do atletismo paraolímpico, está com o calendário cheio. Além do evento em Londres, que vai ocorrer neste fim de semana, o paraense irá disputar o Mundial Junior de Atletismo, que será na República Tcheca, a partir do dia 18 deste mês. Alan vai competir nos 100m e 20m. Em seguida, o atleta voltará ao país para disputar o Circuito Loterias CAIXA Brasil Paraolímpico, que será realizado em São Paulo, nos dias 27 a 29 deste mês.

"Estou sem lesões e bem preparado. Quero diminuir meus tempos e garantir meu passaporte para as Paraolimpíadas de Londres", concluiu o atleta.

Data de embarque: 23h (quarta-feira)
Local: Aeroporto Internacional de Guarulhos, São Paulo. Terminal 02
Dias de competição: 14 a 16
Local: Londres
Prova: 400m

Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Em Brasília
Thalita Kalix (Media Guide) - (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Janaína Lazzaretti (CPB) – (janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)

JORNAL DO AUTÓDROMO