domingo, 15 de agosto de 2010

BRASIL COMEÇA COM VITÓRIA NO MUNDIAL DE FUTEBOL DE 5 PARA CEGOS



Seleção derrotou a China por 2x0 e deu o primeiro passo na busca pelo tricampeonato mundial. Mais cedo, a França surpreendeu ao derrotar os argentinos por 1x0

O Brasil mostrou porque é um dos favoritos ao título, ao vencer a China por 2x0 em sua estreia no Campeonato Mundial de Futebol de 5 para cegos, em Hereford, na Inglaterra. Jefinho e Bill foram os responsáveis pelos gols em um jogo bastante disputado.

O Brasil entrou em campo com três jogadores de marcação para segurar o veloz ataque chinês. No ataque, o técnico Ramon Pereira alternou entre Ricardinho e Jefinho, na tentativa de furar a marcação dos orientais. Os chineses têm um esquema tático bastante particular: os quatros jogadores de linha recuam para a defesa quando o adversário tem a posse de bola e vão todos para o ataque quando a detêm.



Aliando velocidade e habilidade, Ricardinho e Jefinho tentaram fugir da barreira de quatro jogadores que se impunha à sua frente cada vez que pegavam a bola. Jefinho conseguiu duas vezes no primeiro tempo: na primeira, a bola estourou na trave, na segunda, aos 20 minutos, ele acertou o ângulo direito e abriu o placar para o Brasil. 1x0.

Na segunda etapa, o Brasil conseguiu ter mais domínio de jogo. Logo aos cinco minutos, Ricardinho sofreu pênalti. Bill, que é conhecido por ter um dos chutes mais fortes do mundo, acertou uma bomba à meia altura e assegurou a vitória brasileira por 2x0.

A China teve a oportunidade de diminuir o placar duas vezes, nos últimos minutos, com cobranças de oito metros. Na primeira, Fábio defendeu o chute de Ya Feng Wang. Na segunda, Zhou Bin Wang mandou para fora.

“Nós entramos sabendo o que queríamos e conseguimos fazer isso dentro de campo, com uma marcação forte, saindo com qualidade”, contou Jefinho, o melhor em campo, ao fim da partida.

Apontado pelo técnico Ramon Pereira como o destaque da equipe, ele ressalta a união do grupo brasileiro.

“Todo o grupo está bastante focado. Cada um sabe das suas responsabilidades, da sua função dentro de campo”, justificou.

“A nossa primeira intenção era marcar o sistema ofensivo deles, e conseguimos. A segunda era ganhar a partida”, destacou o técnico Ramon Pereira. “Agora tenho que fazer os jogadores colocarem os pés no chão”, explicou após a partida.

Nesta segunda-feira, às 15h (11h horário de Brasília), o Brasil enfrenta a França, atual campeã europeia, e que venceu a Argentina hoje por 1x0. A seleção nacional deve entrar diferente em campo, com Ricardinho e Jefinho jogando juntos. Mas para Ramon, isso não muda muito.

“Espero deles a mesma dedicação que tiveram contra a China. Mas temos jogadores diferenciados. Nosso trabalho é por as peças certas no jogo certo.”

BRASIL: Fábio Vasconcelos, Damião Souza, Sandro Laina, Bill e Ricardinho. Entraram Jefinho e João Batista. CHINA: Hua Chu Xu, Shan Yong Chen, Zhou Bin Wang, Wen Fa Zheng e Ya Feng Wang. Entraram Li Jing Zhang e Tang Bao Gao.

França surpreende e vence Argentina
Mais cedo, a França derrubou a favorita Argentina. Atuais campeões europeus, os franceses fizeram um jogo franco com os bicampeões mundiais. As duas equipes mantiveram uma postura ofensiva, proporcionando um belo espetáculo para todos que estiveram na Universidade Real para Cegos, em Hereford.

Apesar das muitas chances de gols para os dois lados, a partida se encaminhava para o 0x0. Aos 20 minutos do segundo tempo, Abdérahim Maya desperdiçou uma cobrança de 8m, chutando para fora. Entretanto, quando faltavam apenas 33 segundos para o fim, Frédéric Villeroux, em um belo e rápido contra-ataque, conseguiu balançar a rede e garantir a vitória francesa.

ARGENTINA: Ernesto Juani, Eduardo Díaz, Silvio Velo, Diego Cerega e Lúcas Rodríguez. Entraram Angel Deldo, Ivan Figueroa, Oscar Asiar e Gustavo Maidana. FRANÇA: Jonathan Grangier, Martin Baron, Abdérahim Maya, David Labarre e Frédéric Villeroux. Entrou Yvan Kepmegni.

Pelo Grupo A, Colômbia e Japão ficaram apenas no 0x0. Com o resultado, a Espanha, que venceu ontem os donos da casa, é a líder isolada do grupo com três pontos.

COLÔMBIA: Miguel Muñoz, Freddy Lopez, Sebatian Sarate, Deivy Mendoza e Juan Parra. JAPÃO: Daisuke Sato, Akihito Tanaka, Tomonorai Kuroda, Yasuhiro Sasaki e Kento Kato.

RESULTADOS DO DIA
Colômbia 0x0 Japão
Argentina 0x1 França
Brasil 2x0 China

CLASSIFICAÇÃO
GRUPO A
Espanha 3pts
Colômbia 1pt
Japão 1pt
Coréia do Sul 0pt
Inglaterra 0pt

GRUPO B
Brasil 3pts
França 3pts
Grécia 0pt
Argentina 0pt
China 0pt

Fotos: Polyana Resende/CPB





Media Guide Comunicação
Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Em Brasília
Thalita Kalix (Media Guide) - (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Janaína Lazzaretti (CPB) – (janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)





VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JORNAL DO AUTÓDROMO