quinta-feira, 29 de abril de 2010

Seleção Brasileira adulta retorna após intenso período de treinamentos na Argentina

Seleção se preparando forte para o Campeonato Sul-Americano


Após uma semana concentrados para treinos nas instalações do Club Porteño, em General Rodríguez (Buenos Aires), a Seleção Brasileira adulta retornou hoje ao Brasil para os últimos ajustes antes do Campeonato Sul-Americano de Rugby XV (Union) que será disputado em Maio, no Chile.

Durante o período na Argentina, a Seleção Nacional realizou 3 partidas amistosas: contra o Alumni, onde venceu uma partida disputada por 27 a 26; contra o Champagnat, onde obteve mais vitória por um ponto de diferença (20 a 19), após virar o 1º tempo perdendo por 19 a 12. No último jogo enfrentou a equipe principal do Belgrano Athletic e, a sentirem os efeitos da intensa semana de treinos e do pouco tempo de recuperação após o jogo do Champagnat, os Brasileiros perderam por 60 a 18.

Para Ramiro Mina, Capitão da Seleção Brasileira, o grupo está pronto para o Sul-Americano do Chile. Para ele, esta etapa de treinos foi excelente, em que o grupo se deu muito bem, em ambiente de total integração. O Capitão enumera também alguns aspectos que contribuíram para a preparação: as instalações do Club Porteño eram bastante afastadas dos centros urbanos, garantindo-lhes completa concentração nos treinamentos, além da ótima estrutura que o clube oferecia. Ademais, a presença de Juan Rapetti como treinador para os forwards foi muito útil para a preparação da equipe e a evolução do jogo Brasileiro.

Segundo Joaquín Gabriel Mina, Gerente da Seleção Brasileira de Rugby XV, os treinos e jogos preparatórios (Alumni, Champagnat e Belgrano Athletic) foram de alto nível. Além disso Joaquín destaca a união do grupo. Sobre os amistosos, o Manager ressalta que a equipe do Belgrano alinhou com seu plantel principal, que contava com um 3ª linha da seleção da URBA (União de Rugby de Buenos Aires) e um Centro da Seleção Argentina de Sevens. Com relação às seleções que o Brasil enfrentará no Sul-Americano do Chile, Joaquín vê semelhanças no jogo do Belgrano com o da Seleção Uruguaia (Teros): "jogam mais com os forwards e possuem um pack muito pesado". Para ele o Champagnat possui mais semelhanças com o estilo de jogo da Seleção Chilena, mais com a linha, mais aberto e dinâmico.

De acordo com Antônio Martoni Neto, Diretor Esportivo da Confederação Brasileira de Rugby, os resultados destes treinos realizados em solo estrangeiro foram acima dos esperados.

Em sua opinião, como foi este período de treinamentos na Argentina?

Antônio Martoni Neto: Foi muito produtivo em todos os setores que pretendíamos realizar. Na parte administrativa, por ser o primeiro desafio internacional da CBRu em organizar o Tour; na parte financeira por viabilizar grande parte desse processo, e principalmente na parte técnica, proporcionando aos jogadores treinamentos full-time, fazendo jogos de nível internacional e adquirindo novas técnicas quer seja no âmbito individual, quer seja em termos de unidades e coletivo de forma geral.

O que podemos esperar do Brasil no Sul-Americano do Chile, que começa em menos de 20 dias?

Antônio Martoni Neto: Com o pouco tempo que tínhamos de preparação para a competição, e também por ser inicio de temporada sabíamos das dificuldades teríamos no caminho. Conseguimos focar nesses pontos e os resultados só conseguiremos mensurar durante o torneio. A proposta da CBRu através da Diretoria Esportiva é criar ambientes de Seleção em que o mais importante é o grupo, o mais importante é o “ser-humano” vir antes do jogador: comprometimento, respeito às hierarquias, pró-atividade, espírito de equipe, ou seja, toda a filosofia que faz parte do Rugby. Um menção especial tem que ser feita a nossos jogadores: todos tem se doado de forma extrema para juntos atingirmos a excelência no que fazemos, a dedicação como se tem feito as coisas na Seleção Brasileira impressiona. Todos sabemos que muitas e muitas vezes o que parece fácil de fazer nem sempre funciona assim, como por exemplo deixar por 10 dias a família, o trabalho, os estudos, enfim, abrir mão de tudo em prol de um projeto não é tão simples assim. Uma Seleção Brasileira tem que entrar para ganhar todos os jogos sempre, nossos objetivos sempre serão esses, para que isso ocorra algum dia precisamos ter em mente que temos que fazer o que treinamos. Hoje temos um padrão de jogo, um sistema tático, podemos fazer variações dentro da partida, enfim, estamos prontos para esse grande desafio, pelo que nossos jogadores e comissão técnica tem demonstrado até aqui não tenho duvidas que teremos 110% de doação de cada um, sabemos que enfrentaremos adversários com históricos melhores que os nossos, que temos degraus ainda que precisamos subir, mas o jogo é resolvido dentro do campo, e, quanto a isso, não tenho duvidas que estaremos prontos.

O Brasil fará a sua estreia no Sul-Americano de Rugby XV no dia 13 de Maio (Quinta-Feira) em Santiago (Chile),contra o Uruguai às 14:00h (hora local).


Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Rugby




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JORNAL DO AUTÓDROMO