quinta-feira, 29 de abril de 2010

Os direitos dos torcedores

Por João Henrique Chiminazzo*

Com o início do Campeonato Brasileiro em breve, considerado por muitos como o maior torneio de futebol do planeta, muito se tem discutido acerca dos direitos dos torcedores, essenciais para a sobrevivência do futebol nacional. Afinal, sem eles, o próprio Brasileirão deixaria de existir. Com isso, volta a necessidade de discutirmos o Estatuto do Torcedor (Lei 10.671/03).

Primeiramente é importante definir quem é torcedor. A lei diz que torcedor é toda pessoa que aprecie, apóie ou se associe a qualquer entidade de prática desportiva do país e acompanhe a prática de determinada modalidade esportiva. Portanto, torcedor, para os efeitos da lei, é aquela pessoa que acompanha e prestigia a competição, no caso o Campeonato Brasileiro, mesmo sem ir a todos os jogos.

Passada essa breve definição, é importante compreender todo os direitos dos torcedores diante de qualquer competição esportiva.

Já garantido pela Lei Pelé, o torcedor tem direito à publicidade e transparência na organização da competição esportiva, ou seja, todas as informações inerentes ao campeonato, como tabela, arbitragem, borderô, súmulas, dentre outras. Tudo deverá ser publicado de forma eletrônica, para que todo e qualquer torcedor tenha conhecimento.

Vale destacar que para toda competição é designado um ouvidor, que é justamente aquela pessoa que receberá as reclamações dos torcedores, quando estes tiverem seus direitos violados.

Uma grande preocupação, se não a maior, do Estatuto do Torcedor é no que diz respeito à venda de ingressos das competições. Os ingressos deverão estar à venda no prazo mínimo de 72 horas antes do início da partida e em cinco pontos distintos na cidade. Também deve ser assegurada ao torcedor toda a segurança e agilidade na compra do ingresso.

Um dos grandes pontos de polêmica da Lei é a obrigatoriedade do ingresso ser devidamente numerado, bem como que seja assegurado ao torcedor o direito de sentar no local indicado no seu ingresso.

Todos os direitos dos torcedores aqui elencados, quando violados, poderão ser relatados ao ouvidor da competição, que providenciará o necessário para responsabilizar e penalizar o infrator.

Dentre as penas cabíveis para os clubes, podemos citar: destituição ou suspensão por seis meses dos dirigentes, impedimento de gozar de qualquer benefício fiscal em âmbito federal e suspensão por seis meses dos repasses de recursos públicos federais da administração direta e indireta.

Também é direito do torcedor ser reparado quando comprovar que sofreu prejuízos materiais ou morais, recorrendo ao poder judiciário competente.

Portanto, com o início de mais um Campeonato Brasileiro de Futebol, fica a mensagem aos torcedores de seus direitos, sendo certo que qualquer violação deverá ser comunicada ao ouvidor para que as medidas cabíveis sejam adotadas.

*João Henrique Chiminazzo é especialista em direito desportivo e sócio do escritório Pereira Neto & Chiminazzo advogados.

Saiba mais
João Henrique Cren Chiminazzo formou-se em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP), em 2003, sendo admitido pela OAB/SP no ano seguinte. Advogado atuante e especialista em direito desportivo, palestrante e responsável por ministrar diversos cursos sobre o tema, é também membro do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo - IBDD, membro efetivo da Comissão de Direito Desportivo da OAB - Seção de São Paulo, membro da Comissão de Direito Desportivo da OAB/SP - 3ª Subseção de Campinas, membro Convidado Honorário da Comissão de Direito Desportivo da OAB/SP - 21ª Subseção de Bauru, membro e parecista do Centro de Estudos Virtuais de Legislação Desportivo e membro do Grupo de Estudo de Direito Desportivo do Rio Grande do Sul. João Henrique é um dos sócios do escritório Pereira Neto & Chiminazzo advogados.


Happy Hour Comunicação
Tel.: (19) 3294-5656
E-mail: contato@happyhourcom.com.br
Felipe Camargo – (19) 9610-8657
Carlos Eduardo Moura – MTB 55.544 - (19) 9112-8010



VOLTAR À PÁGINA INICIAL

TIME DEFINIDO PARA MUNDIAL

Seleção de goalbball anunciou hoje os cortes na equipe


Está definida a seleção brasileira de goalball que irá representar o Brasil no Mundial da categoria, em junho, na Inglaterra. O grupo encerrou nesta quarta-feira, 28, sua primeira fase de treinamento, em Niterói (RJ). Dos nove convocados, três foram cortados da lista final: Leomon da Silva, Max do Rosário e Tiago Lima.

Todos são novatos. Tiago, 20 anos, já defendeu a seleção no Parapan Juvenil, ano passado. Já Leomon, 17 anos, e Max, 20 ano, foram descobertos nas Paraolimpíadas Escolares, que aconteceram em novembro de 2009, em Brasília.

O coordenador técnico da seleção, Márcio Morato, explica que a decisão de cortá-los foi dificultada pelo bom desempenho dos jovens atletas. “Tivemos uma renovação excelente. Os meninos suportaram muito bem os treinos, não deixaram nada a desejar na parte técnica. Eles só não ficaram por uma questão fisiológica: eles ainda não têm a mesma força no braço que os mais velhos”, justifica Morato.

“Todos eles poderão ter um grande futuro na seleção. O Leomon, com 17 anos, tem tudo para ser um dos melhores jogadores do mundo”, garante o coordenador técnico.

Esta é a primeira vez que a seleção brasileira masculina de goalball conquista o direito de disputar o Campeonato Mundial da categoria (em 2002 a competição foi no Rio de Janeiro e a seleção direito à vaga de país sede). Por isso os treinamentos têm sido puxados. “Nós detectamos que há uma dificuldade maior dos atletas treinarem quando voltam para casa”, justifica Morato.

Em 11 de maio os seis atletas que vão à Inglaterra se reapresentam para 35 dias de treinos, até o embarque para o Mundial. “É muito raro um time conseguir treinar tanto tempo. Mas para conseguir a vaga para Londres 2012 já agora, só dessa forma”, argumenta o coordenador técnico. Os três primeiros colocados no Mundial se classificam para as Paraolímpiadas de Londres.

Os convocados:
ALEXSANDER CELENTE / GUAÍBA-RS /30 anos
ROMÁRIO MARQUES / JOÃO PESSOA-PB / 21 anos
THIAGO COSTA / JOÃO PESSOA-PB / 26 anos
FILIPPE SILVESTRE / RIO DE JANEIRO-RJ / 28 anos
LUIZ SILVA FILHO / RIO DE JANEIRO-RJ / 31 anos
LEANDRO MORENO DA SILVA / BRASÍLIA-DF / 22 anos

MÁRCIO MORATO – COORDENADOR DA MODALIDADE
ALESSANDRO TOSIN – TÉCNICO

Os cortados:
TIAGO DE LIMA / CUIÁBA-MT / 20 anos
LEOMON DA SILVA / BRASÍLIA-DF / 17 anos
MAX DIEGO N. DO ROSÁRIO / BELÉM-PA / 20 anos

Quer saber mais sobre o esporte acesse: http://www.cpb.org.br/area-tecnica/modalidades/goalball



Media Guide Comunicação
Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Em Brasília
Thalita Kalix (Media Guide) - (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Thiago Ypiranga (CPB) (Thiago.ypiranga@cpb.org.br/ 61 3031 3035/61 8161 9271)




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Seleção Brasileira adulta retorna após intenso período de treinamentos na Argentina

Seleção se preparando forte para o Campeonato Sul-Americano


Após uma semana concentrados para treinos nas instalações do Club Porteño, em General Rodríguez (Buenos Aires), a Seleção Brasileira adulta retornou hoje ao Brasil para os últimos ajustes antes do Campeonato Sul-Americano de Rugby XV (Union) que será disputado em Maio, no Chile.

Durante o período na Argentina, a Seleção Nacional realizou 3 partidas amistosas: contra o Alumni, onde venceu uma partida disputada por 27 a 26; contra o Champagnat, onde obteve mais vitória por um ponto de diferença (20 a 19), após virar o 1º tempo perdendo por 19 a 12. No último jogo enfrentou a equipe principal do Belgrano Athletic e, a sentirem os efeitos da intensa semana de treinos e do pouco tempo de recuperação após o jogo do Champagnat, os Brasileiros perderam por 60 a 18.

Para Ramiro Mina, Capitão da Seleção Brasileira, o grupo está pronto para o Sul-Americano do Chile. Para ele, esta etapa de treinos foi excelente, em que o grupo se deu muito bem, em ambiente de total integração. O Capitão enumera também alguns aspectos que contribuíram para a preparação: as instalações do Club Porteño eram bastante afastadas dos centros urbanos, garantindo-lhes completa concentração nos treinamentos, além da ótima estrutura que o clube oferecia. Ademais, a presença de Juan Rapetti como treinador para os forwards foi muito útil para a preparação da equipe e a evolução do jogo Brasileiro.

Segundo Joaquín Gabriel Mina, Gerente da Seleção Brasileira de Rugby XV, os treinos e jogos preparatórios (Alumni, Champagnat e Belgrano Athletic) foram de alto nível. Além disso Joaquín destaca a união do grupo. Sobre os amistosos, o Manager ressalta que a equipe do Belgrano alinhou com seu plantel principal, que contava com um 3ª linha da seleção da URBA (União de Rugby de Buenos Aires) e um Centro da Seleção Argentina de Sevens. Com relação às seleções que o Brasil enfrentará no Sul-Americano do Chile, Joaquín vê semelhanças no jogo do Belgrano com o da Seleção Uruguaia (Teros): "jogam mais com os forwards e possuem um pack muito pesado". Para ele o Champagnat possui mais semelhanças com o estilo de jogo da Seleção Chilena, mais com a linha, mais aberto e dinâmico.

De acordo com Antônio Martoni Neto, Diretor Esportivo da Confederação Brasileira de Rugby, os resultados destes treinos realizados em solo estrangeiro foram acima dos esperados.

Em sua opinião, como foi este período de treinamentos na Argentina?

Antônio Martoni Neto: Foi muito produtivo em todos os setores que pretendíamos realizar. Na parte administrativa, por ser o primeiro desafio internacional da CBRu em organizar o Tour; na parte financeira por viabilizar grande parte desse processo, e principalmente na parte técnica, proporcionando aos jogadores treinamentos full-time, fazendo jogos de nível internacional e adquirindo novas técnicas quer seja no âmbito individual, quer seja em termos de unidades e coletivo de forma geral.

O que podemos esperar do Brasil no Sul-Americano do Chile, que começa em menos de 20 dias?

Antônio Martoni Neto: Com o pouco tempo que tínhamos de preparação para a competição, e também por ser inicio de temporada sabíamos das dificuldades teríamos no caminho. Conseguimos focar nesses pontos e os resultados só conseguiremos mensurar durante o torneio. A proposta da CBRu através da Diretoria Esportiva é criar ambientes de Seleção em que o mais importante é o grupo, o mais importante é o “ser-humano” vir antes do jogador: comprometimento, respeito às hierarquias, pró-atividade, espírito de equipe, ou seja, toda a filosofia que faz parte do Rugby. Um menção especial tem que ser feita a nossos jogadores: todos tem se doado de forma extrema para juntos atingirmos a excelência no que fazemos, a dedicação como se tem feito as coisas na Seleção Brasileira impressiona. Todos sabemos que muitas e muitas vezes o que parece fácil de fazer nem sempre funciona assim, como por exemplo deixar por 10 dias a família, o trabalho, os estudos, enfim, abrir mão de tudo em prol de um projeto não é tão simples assim. Uma Seleção Brasileira tem que entrar para ganhar todos os jogos sempre, nossos objetivos sempre serão esses, para que isso ocorra algum dia precisamos ter em mente que temos que fazer o que treinamos. Hoje temos um padrão de jogo, um sistema tático, podemos fazer variações dentro da partida, enfim, estamos prontos para esse grande desafio, pelo que nossos jogadores e comissão técnica tem demonstrado até aqui não tenho duvidas que teremos 110% de doação de cada um, sabemos que enfrentaremos adversários com históricos melhores que os nossos, que temos degraus ainda que precisamos subir, mas o jogo é resolvido dentro do campo, e, quanto a isso, não tenho duvidas que estaremos prontos.

O Brasil fará a sua estreia no Sul-Americano de Rugby XV no dia 13 de Maio (Quinta-Feira) em Santiago (Chile),contra o Uruguai às 14:00h (hora local).


Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Rugby




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

sábado, 24 de abril de 2010

C13 reúne 18 dos 20 clubes da Série B

O Clube dos 13 reuniu na tarde desta sexta-feira, 18 dos 20 clubes que participarão da Série B do Campeonato Brasileiro de 2010.

As equipes foram convidadas pelo presidente da entidade, Fábio Koff, que manifestou publicamente sua inconformidade com os valores pagos pela CBF à Série B deste ano. Cada um dos integrantes receberá em torno de R$ 650 mil para disputar 38 jogos na temporada.

Como base de comparação, o contrato da Série A rende aos clubes pelo menos R$ 500 milhões em 2010, contra R$ 22 mi da segunda divisão.

Apenas a Portuguesa, que telefonou para Koff e disse que seguiria o desejo da maioria dos co-irmãos, e o Bragantino não compareceram ao encontro. Outros oito clubes das Séries C e D também estiveram presentes, entre eles Santa Cruz, Fortaleza, Caxias e Juventude.

Diante da reclamação dos clubes presentes, o presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, colocou a entidade à disposição para negociar e valorizar o atual acordo da Série B.

“Os clubes grandes não podem sobreviver à custa dos médios e pequenos. É fundamental para o futebol brasileiro que a Série B seja forte”, comentou Koff.

A possibilidade da ampliação do C13 e a adesão de mais filiados também foi pauta.

“Só com a maciça presença dos clubes poderemos sonhar com formação de uma liga”, completou o presidente do Clube dos 13.

O presidente do Sport Recife, Silvio Guimarães, afirmou que os clubes não podem aceitar os valores oferecidos pela CBF. “Temos que lutar para mudar o contrato.”

O representante do América-MG, Marcus Salum, foi além. “É um dia histórico para o futebol brasileiro. Só unidos, pequenos, médios e grandes, poderemos mudar o quadro de crise por que passa nosso esporte.”









VOLTAR À PÁGINA INICIAL

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Marreco representa o Brasil no Wake Games, em Orlando




Competição internacional de Wakeboard reúne os melhores atletas do mundo


São Paulo, abril de 2010 - Símbolo do wakeboard nacional, Marcelo Giardi, o Marreco, está de malas prontas para Orlando, EUA para participar do Wake Games. Marreco disputará entre os dias 29 de abril e 2 de maio o campeonato que reunirá os melhores atletas do mundo. O evento será válido como a primeira etapa do King of Wake que finaliza todas as suas fases em agosto, quando um wakeboarder será coroado como o melhor atleta do planeta.

Marreco aproveitará essa competição como preparação para o Mundial de Wakeboard que será realizado no Brasil, nos dias 14 a 16 de maio, na Lagoa dos Ingleses, em Belo Horizonte.

“Sempre gosto de participar do Wake Games que é o primeiro campeonato da temporada nos Estados Unidos, onde estão todos os atletas presentes. Também é bom passar uma semana em Orlando treinando, já que e stou focado em andar bem e me preparar para a etapa do mundial em Belo Horizonte”, diz Marreco.

Sobre o atleta
Marreco é o atual campeão brasileiro e paulista de Wakeboard e recentemente foi medalha de ouro nos Jogos Sul-americanos Medellín 2010. Em 2007 foi campeão panamericano no Rio de Janeiro.
Siga o twitter do wakeboarder Marreco e acompanhe as novidades sobre o atleta e as competições: http://twitter.com/marrecowake

Trópico ComunicaçãoConheça Nosso twitter!!


Trópico Comunicação
Telfax: (11) 3045-6612
Jornalista Responsável: Adriana Fernandes/MTb 29.836
adriana@tropicocomunicacao.com

Alline Juscelino - cel: 7338-5323 - redação@tropicocomunicacao.com




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

The Best Jump 2010 terá prêmio de R$ 350 mil

A carioca, campeã de 2009, Joana Valente, vai tentar o bi e a campeã gaúcha, Karina Johannpeter está inscrita em sete provas

Os melhores cavaleiros e amazonas do Brasil, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia e Venezuela estarão reunidos em Porto Alegre entre os dias 28 deste mês e 02 de maio durante o The Best Jump 2010, que será realizado na Sociedade Hípica Porto-Alegrense. A 42ª edição do torneio faz parte da primeira etapa seletiva para a Copa Mundial de Hipismo, que acontecerá na Alemanha, em abril de 2011. Os participantes concorrerão a R$ 350 mil em prêmios.

Entre as inovações que marcam a edição deste ano do The Best Jump, a contratação do desenhador de percurso (course designer), o alemão Frank Rothenberger, considerado o melhor do mundo. A competência de Rothenberger é peça-chave para o sucesso do torneio, garantem os organizadores. Cada competição tem um percurso distinto, que só é conhecido pelos competidores minutos antes de cada prova.

O presidente do Comitê Executivo do The Best Jump, João Mazzaferro, que também preside a Federação Gaúcha de Esportes Equestres (FGEE), informou que mais de 300 participantes (cavaleiros e amazonas) estarão disputando o concurso. “A expectativa é que cerca de 10 mil pessoas frequentem a Sociedade Hípica somente no final de semana (dois últimos dias do evento). No domingo será disputado o “Grande Prêmio Cidade de Porto Alegre”. Durante os cinco dias do torneio ocorrerão provas nacionais e internacionais, sendo que na abertura, dia 28, às 20h, será realizada a prova “Carro x Cavalo”, na qual cavaleiros e motoristas se revezam na pista, testando habilidade e agilidade.

fróes, berlato associadas

Neusa Galli Fróes (51) 9123-6847
Gecy Belmonte (51) 9984-7173
Carol Borne (51) 9948-4477
Luana Martins (51) 9958-5040
Rua Felipe Neri, 414/602
(55-51) 3388.6846
90440-150 Porto Alegre - RS

www.froesberlato.com.br




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Vanderlei Cordeiro terá participação especial na Meia Maratona das Cataratas


Medalhista olímpico entregará premiação e fará palestra


Um dos maiores nomes do atletismo brasileiro será o responsável pela entrega da premiação aos vencedores da 4ª Meia Maratona das Cataratas do Iguaçu — Troféu RPCTV 50 anos. Vanderlei Cordeiro de Lima deverá chegar a Foz do Iguaçu na quinta-feira, 14 de maio, para participar de atividades relacionadas à prova, que será realizada no dia 16 de maio.

Na véspera da corrida, dia 15, sábado, às 10 horas, Vanderlei Cordeiro participará do plantio de mudas de árvores na Itaipu Binacional. No mesmo dia, às 20 horas, fará palestra no Hotel Mabu Thermas & Resort, na qual falará sobre sua trajetória no atletismo.

“Tenho um carinho especial pela cidade de Foz do Iguaçu”, disse o corredor. “Acho muito importante a realização de eventos como esse para divulgar o potencial da região e desenvolver o esporte. A Meia Maratona das Cataratas cresce a cada ano por conta da excelente organização da prova.”

Carreira — Cordeiro se consagrou nacionalmente após conquistar a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004. A final da maratona foi marcada pelo protesto de um padre irlandês, que invadiu a pista e segurou o brasileiro quando ele liderava a prova a seis quilômetros da chegada.

A medalha de ouro ficou com o italiano Stefano Baldini. Como reconhecimento, Cordeiro recebeu do Comitê Olímpico Internacional a medalha Barão de Coubertin, a maior comenda da entidade. Quatro anos depois, uma lesão o impediu de participar dos Jogos Olímpicos de Pequim.

Depois de se afastar das provas profissionais, em 2008, aos 39 anos, o ex-boia-fria — de Cruzeiro do Oeste, interior do Paraná — passou a se dedicar a divulgar a corrida de rua pelo país, por meio de palestras e participação em eventos nacionais e internacionais.

“Meus objetivos sempre serão de trabalhar para o bem do esporte. Vou tentar contribuir de maneira positiva para fazer do esporte uma oportunidade para aqueles que sonham e desejam se tornar cidadãos saudáveis e felizes.”

A 4ª Meia Maratona das Cataratas do Iguaçu — Troféu RPCTV 50 anos é uma realização da concessionária Cataratas do Iguaçu S.A. e Parque Nacional do Iguaçu, com organização da Associação Pró-Correr de Incentivo ao Esporte. A corrida tem patrocínio da Itaipu Binacional e apoio da Caixa Econômica Federal, Mabu Hotéis & Resort e Neoenergia.

Serviço


4ª Meia Maratona das Cataratas — Troféu RPCTV 50 anos

Data: 16 de maio de 2010

www.meiamaratonadascataratas.com.br

Foto Assessoria


Mais informações

Grampo Comunicação

www.grampocomunicacao.com.br

Telefone: (45) 3028-5304




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Kevingston promove Campeonato de Musculação





Resultado de uma parceria entre a grife de roupas masculinas que tem nos esportes de ação e de velocidade sua inspiração, e a academia de ginástica, o Campeonato Runner & Kevingston será realizado dia 08 de maio na academia Runner, unidade Moema.

Supino Masculino, Leg Press Feminino e Abdominais para ambos os sexos serão as modalidades do campeonato que terá descontos exclusivos aos participantes , bem como premiação aos vencedores

“Da mesma forma que está intimamente relacionada com o rugby, o golfe e o motociclismo de velocidade, a Kevingston também se preocupa com a saúde e o bem estar de seus consumidores, o que as academias, em especial a Runner, promovem, razão pela qual resolvemos patrocinar o campeonato”, justifica Rodrigo Vetorasso, proprietário da loja Kevingston de São Paulo.


Serviço:

Campeonato Runner & Kevingston

Data: 08/05/2010

Local: Academia Runner, unidade Moema.

End: av. Bem-te-Vi, n. 86

Horário: 18h




KEVINGSTON SÃO PAULO:

Alameda Jauaperi, 1244 - Moema
Fone: 11 5093.4882
www.kevingston.com.br



Lilica Cesar de Mattos - Assessoria de Imprensa
Av. Rebouças, nº 353, Conj. 82, CEP 05401-000, São Paulo, SP, Brasil
Fone/Fax: (11) 3082-3251 - E-mail: lilica@lilicamattos.com.br




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

SELEÇÃO DE FUTEBOL DE 5 PARTICIPA DE MISSÃO BRASILEIRA EM EL SALVADOR

Bicampeões paraolímpicos farão duas partidas amistosas com times locais


A seleção brasileira de futebol de 5, para cegos, embarca neste sábado para El Salvador, onde participará de duas partidas amistosas. O time, dono de duas medalhas de ouro em Paraolimpíadas, fará parte da missão brasileira que irá à reunião da Comissão de Combate a Todas as Formas de Discriminação da OEA (Organização dos Estados Americanos).

A presença da equipe verde e amarelo é fruto de uma parceria entre o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e o Ministério do Esporte.

“É uma honra para o Comitê Paraolímpico Brasileiro participar de um evento tão importante e no qual estamos tão engajados: o combate a qualquer tipo de discriminação. Ainda mais sendo através do que o CPB tem de melhor: os seus atletas”, ressalta Andrew Parsons, presidente do CPB.

“Tenho certeza que a presença da seleção bicampeã paraolímpica de futebol de 5 irá fomentar a modalidade em El Salvador”, conclui, Parsons.

Além dos jogos, que serão nos dias 26 e 27 de abril (segunda e terça-feira), os craques da seleção brasileira participarão de palestras, com o objetivo de a prática esportiva para pessoas com deficiência no país.


Media Guide Comunicação
Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Em Brasília
Thalita Kalix (Media Guide) - (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Thiago Ypiranga (CPB) (Thiago.ypiranga@cpb.org.br/ 61 3031 3035/61 8161 9271)




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

COMEÇA A FESTA EM MARINGÁ

Abertura da Etapa Centro-Sul do Circuito Loterias CAIXA Brasil Paraolímpico de Atletismo, Halterofilismo e Natação foi nesta sexta-feira


A Etapa Centro-Sul do Circuito Loterias CAIXA Brasil Paraolímpico começou oficialmente nesta sexta-feira, 23. A abertura aconteceu no shopping Cidade Maringá, com a presença do vice-presidente financeiro do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado, da secretária de esportes do município, Edith Dias, e do superintendente regional da CAIXA, Fábio Carnelós.

“É uma grande alegria para o CPB realizar a terceira etapa regional, a maior delas, na cidade de Maringá, que já demonstrou que valoriza o esporte pela qualidade de suas instalações”, elogiou Mizael Conrado, destacando os mais mil participantes da Etapa Centro-Sul.


O vice-presidente financeiro do CPB ainda destacou o patrocínio da CAIXA, que permite a realização do Circuito desde 2005. “Para que nós atingíssemos esse crescimento constante do Circuito era necessário que alguém acreditasse e essa entidade foi CAIXA, através das Loterias CAIXA.”

O superintendente regional da CAIXA, Fábio Carnelós mostrou que esse é o espírito da patrocinadora do Circuito. “Estaremos sempre com o CPB. E amanhã e sábado estaremos lá na Vila Olímpica torcendo para que todos os atletas conquistem o seu máximo”, garantiu.

Início das provas
Neste sábado, será a vez dos atletas entrarem em ação. Serão mais de 750 competidores, de 10 estados, em busca do índice mínimo para se classificarem para as etapas nacionais. O Paraná contará com 116 atletas. A maior delegação é a de São Paulo, com 437.

Recebendo uma etapa do Circuito pela primeira vez, Maringá poderá presenciar na piscina, na pista e no ginásio da Vila Olímpica, promessas do esporte brasileiro. Como o halterofilista Bruno Carra, de Uberlândia. Ele tem acondroplasia, popularmente conhecida como nanismo. Em sua segunda participação no circuito, Bruno promete bater o recorde brasileiro de sua categoria, que é 140kg.

Na piscina, o paulista Matheus Henrique da Silva e o catarinense Talisson Glock devem chamar a atenção do público. Os dois jovens nadadores representaram o Brasil, ano passado, no Parapan Juvenil, em Bogotá, e fazem parte da seleção brasileira de jovens.

Além deles, novos nomes do Esporte Paraolímpico devem surgir nos dois dias de competições. Isso porque no Circuito deste ano, as etapas regionais terão como foco a revelação de novos talentos. Desta forma, os atletas que têm índice equivalente a em média 80% do recorde mundial, já estão classificados para as três etapas nacionais.

“Com esse novo formato o CPB pode dar o atendimento específico que cada grupo necessita”, justifica Andrew Parsons, presidente do CPB.

Parsons destaca que agora, as fases regionais serão momentos de observação e detecção de talentos, enquanto as nacionais serão dedicadas à elite das modalidades. “O caminho do atleta no esporte paraolímpico fica cada vez mais claro”, ressalta o presidente do CPB.

Programação
Sábado, atletismo, halterofilismo e natação das 8h às 12h e das 14h às 18h
Domingo, atletismo e natação das 8h às 12h

Local das provas:
Complexo Esportivo Jaime Canet Júnior (Vila Olímpica)
Rua Professor Lauro Eduardo Werneck, 500

Media Guide Comunicação
Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Em Brasília (em Maringá)
Thalita Kalix (Media Guide) - (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Thiago Ypiranga (CPB) (Thiago.ypiranga@cpb.org.br/ 61 3031 3035/61 8161 9271)




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

sábado, 17 de abril de 2010

Seleção Masculina de Rugby viaja para Buenos Aires de Olho no Sul-Americano

Grupo embarca hoje para período de treinamentos na capital Argentina


Como preparação ao Campeonato Sul-Americano Adulto de Rugby XV a ser disputado no próximo mês, no Chile,a Seleção Brasileira parte hoje para a Argentina para uma fase de treinamentos que irá durar até o dia 25 de Abril. A Seleção ficará concentrada no Porteño Atletic Club, em General Rodríguez (Buenos Aires).

Os treinamentos, assim como foram durante o feriado da Páscoa em Indaiatuba (SP), em parceria com o Poder Público local, ocorrerão de maneira integral e sob forte intensidade. Mais umavez esta fase servirá para preparar os jogadores que irão formar a delegação Brasileira que participará do Campeonato Sul-Americano Adulto de Rugby XV.

Seguirão para este período detreinos na Argentina, os seguintes atletas:

Ramiro Mina (Bandeirantes RC) - Capitão
Pedro Rosa (Bandeirantes RC)
Fernando Portugal (Bandeirantes RC)
Daniel Danielewicz (Desterro Rugby)
Regis Portella Comoretto (Desterro Rugby)
João Luiz Ros (Desterro Rugby)
Phillip Theodor Ramos Veren (Desterro Rugby)
Gabriel Lombello (São José Rugby)
Lucas Duque (São José Rugby)
Moises Duque (São José Rugby)
Henrique Dantas Pinto (São José Rugby)
Leonardo Bruno Sarro (UniBrasil/Curitiba RC)
Julio Henrique Figalo (Niterói RFC)
Daniel Hubert Gregg (Niteroi RFC)
Davi Grael Vasconcellos Dias (Niteroi RFC)
Felipe Claro Sant’Ana Silva (SPAC)
Antonio Gorios (Rio Branco Rugby)
Diego Martins Lopez (Pasteur AC)
Gustavo Badino Krahembul (Pasteur AC)
Felipe Zeni (Pasteur AC)
Paulo Souza (Ilhabela Rugby)
Danilo Taino (Ilhabela Rugby)

Durante a preparação,a Seleção contará com o consultoria técnica de Rodrigo Camardon e Juan JoseRapetti.

Além dostreinamentos, a Seleção Nacional tem 3 jogos amistosos marcados: dia 18 deAbril, domingo, às 15:30h, contra o Alumni; no dia 22 (quinta-feira), às 20:30h, partidacontra o Champagnat; e sábado, dia 24, às 15:30h, frente ao Belgrano Athletic. Todos clubes fazem parte da 1ª Divisão Argentina.

Já o Sul-Americano Masculino começa dia 13 de Maio (quinta-feira) na capital Chilena, data em que o Brasil enfrentará o Uruguai. A Seleção volta a jogar dia16 de Maio (domingo), contra o Chile e encerra a sua participação no dia 19 de Maio (quarta-feira), contra o Paraguai.



João Luis Olivério
joao.oliverio@brasilrugby.com.br
Diretor de Marketing e Comunicação

Virgílio Franceschi Neto
virgilio.neto@brasilrugby.com.br
Gerente de Comunicação


Confederação Brasileira de Rugby
contato@brasilrugby.com.br




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

JORNAL DO AUTÓDROMO