quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Inédita, Copa Brasil de Para-Tiro Esportivo começa neste fim de semana


Cerca de 40 atletas de cinco estados participarão da competição pioneira, que vai até domingo, dia 27, no Santa Mônica Clube de Campo, em Curitiba

Começa na próxima sexta-feira, 25 de fevereiro, a primeira edição da Copa Brasil de Para-Tiro Esportivo, na cidade de Curitiba, Paraná. O torneio é um projeto do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) para incrementar o calendário esportivo da modalidade. Até 2010 o para-tiro esportivo realizava somente uma competição por ano, o Campeonato Brasileiro.

Mesmo tendo a relevância de credenciar os primeiros colocados de suas categorias a receber o benefício do Bolsa-atleta, o Campeonato Brasileiro não era suficiente na preparação dos competidores. Assim, durante o ano os para-atletas competiam junto com atletas da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE), adequando suas limitações ao estilo comum.

O Coordenador Técnico de Para-Tiro Esportivo, Sérgio Vida, considera que a principal contribuição da Copa Brasil será possibilitar a avaliação do nível técnico dos atletas, estabelecendo um parâmetro dos esportistas brasileiros na temporada. “Há também atletas novos entrando na modalidade. A competição também será importante para traçarmos um perfil deles”, lembra Sérgio.

Difusão do esporte

Manter o movimento crescente de novos atletas é mesmo uma preocupação do CPB. O projeto elaborado entre o coordenador do tiro e o Comitê Paraolímpico prevê a implantação de 20 escolas da modalidade em todo o Brasil até as Olimpíadas Paraolimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. “Até 2016 queremos aumentar o número de atletas paraolímpicos de 50 para 400”, afirma Sérgio.

Pelo projeto, o principal alvo das escolas é o trabalho com jovens entre 13 a 17 anos. Nada que impeça o surgimento de talentos com idade superior, como Peterson Cruz. Fruto da primeira escola do projeto, em Curitiba, o jovem de 28 anos ficou paraplégico há três, treina há somente 10 meses, mas já é apontado como um grande potencial no esporte.

“Logo no início já venci uma prova e quebrei um recorde, mas me desclassificaram dizendo que eu não estava atirando corretamente. Passei estes últimos meses fazendo provas e me adaptando às exigências. Agora não tem mais desculpa”, explica o animado Peterson.

Ele não se importa com a realização do campeonato perto do início da temporada. Para ele é melhor mesmo que haja duas competições no ano. “Estimula mais o atleta a treinar”. O para-atirador, que compete pela classe SH2 – carabina com suporte – vê na Copa que começa no fim de semana a oportunidade de aprimorar a técnica e aumentar seus índices, almejando tanto o benefício do Bolsa-atleta como uma vaga nas Paraolimpíadas de Londres 2012.

Copa Brasil de Para-Tiro Espotivo
Local: Santa Mônica Clube de Campo, em Curitiba
Data: 25 a 27 de fevereiro
Mais informações sobre a Copa Brasil de Para-Tiro Esportivo estão no seguinte endereço: http://www.cpb.org.br/esportes/modalidades/copa-brasil-de-tiro-esportivo-2011

Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Em Brasília
Thalita Kalix (Media Guide) - (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Janaína Lazzaretti (CPB) – (janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JORNAL DO AUTÓDROMO