segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

COPA BRASIL DE PARA-TIRO ESPORTIVO TERMINA COM BOAS EXPECTATIVAS PARA MUNDIAIS DA MODALIDADE

Foto: Beto Monteiro/Exemplus-CPB (Garletti)

Duas quebras de recorde brasileiro, com Ricardo Augusto da Costa e Geraldo Rosenthal, além de preparação de luxo para os para-atiradores, que competem na Espanha, Estados Unidos e Austrália

A Copa Brasil de Para-Tiro Esportivo ultrapassou as expectativas da coordenação técnica do evento. Com duas quebras de recordes brasileiros, e um aumento de quase 30% de participantes, a competição reuniu 40 para-atletas, de 10 estados brasileiros, em Curitiba, Paraná. Com boas oportunidades de conquistar vagas para os Jogos de Londres, em 2012, o Brasil tem um calendário que conta com três competições Mundiais em 2011.

“A Copa teve um saldo super positivo. Atletas experientes e novatos se reuniram e ambos conquistaram ótimos resultados”, disse James Lowry, coordenador da competição, se referindo às quebras de recordes feitas pelos experientes Ricardo da Costa, na Pistola de Ar SH1 (558 pontos) e Geraldo Von Rosenthal, na Carabina de Ar deitado SH1, com 584 pontos.

Na prova de Carabina de Ar deitado, em que Geraldo Rosenthal fez 584 pontos, novo recorde brasileiro, a disputada foi acirrada. Antes do fim da prova, Rodrigo Viana fez 575 pontos, também ultrapassando a marca de 2010, pertencente a Geraldo, que era de 573.

Entre os novatos, Peterson Cruz, que treina há apenas 10 meses, venceu a Carabina de Ar em Pé SH2 com 574 pontos. Na pistola Livre Misto SH1, outro atleta que treina há menos de três meses levou o ouro. Joaquim Augusto Pacheco, o Juca, fez 464 pontos, à frente de Anáxagoras Girão, que fez 415.

“Eu praticava natação, mas a convite do Sérgio Vida comecei a atirar em novembro, 15 dias antes do Brasileiro. Lá fiquei em 4º. Treinei bastante e consegui o ouro. Agora quero entrar para a Seleção Permanente, já pensando no Rio 2016. Imagina se consigo uma medalha nos Jogos, que emoção seria?”, diz o animado Juca.
“Essa competitividade é excelente, ainda mais que os para-atletas estão voltando de férias. É um início estimulante, já que estamos trabalhando duro para as competições internacionais”, completou James.

As expectativas da coordenação técnica do Para-Tiro para Londres são de que o Brasil, que já tem um MQS (Minimum Qualifying Standard – Índices Qualificatórios Mínimos para os Jogos Paraolímpicos de Londres 2012), brigue por uma cota place, em que a vaga é garantida para um atleta específico.

“Vamos à Espanha, Estados Unidos, Turquia a Austrália. Estamos com esperança de que o Garletti consiga uma cota, tendo em vista os excelentes resultados que conquistou nos últimos anos”, explicou James.

Carlos Henrique Garletti conquistou a segunda medalha da história do Tiro Esportivo brasileiro em competições internacionais no ano passado. O expressivo resultado ocorreu na Copa do Mundo de Tiro Esportivo de Alicante, Espanha. O brasileiro levou o bronze e o MQS na prova de Carabina .22 (Deitado 50 m), quando deixou para trás 19 atletas e garantiu 586 pontos. Na Carabina de Ar (em Pé 10 m), Garletti também alcançou o MQS com 562 pontos, terminando na 11ª colocação.

Neste domingo, 28, Garletti novamente confirmou o favoritismo e venceu a prova Carabina 22 3x40 50m, com 1107 pontos. A prova, que tem quase 5 horas de duração, engloba atirar em três posições: deitado, em pé e de joelho. Paulo Campazano fez 833, e Benedito Ozinaga 693. Na segunda prova do dia, Garletti levou o ouro na Carabina 22 50m deitado SH1, com 568 pontos. Benedito ficou em 2º, com 509, e Campozano fez 456 pontos.

“A partir de agora vou manter os treinos práticos, com bala e cuidar da parte física. O tiro de carabina é muito minucioso, envolve detalhes. Cada coisa mínima resulta em resultados expressivos. Então focarei nas pequenas coisas, como controle de respiração, concentração, para chegar com uma técnica refinada nos mundiais”, disse Garletti.

Para ter acesso a todos os resultados da Competição, além de informações técnicas, clique aqui. http://www.cpb.org.br/esportes/modalidades/copa-brasil-de-tiro-esportivo-2011


Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Em Brasília
Thalita Kalix (Media Guide) - (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Janaína Lazzaretti (CPB) – (janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)

Foto: Beto Monteiro/Exemplus-CPB (Garletti)

Foto: Beto Monteiro/Exemplus-CPB (Juca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JORNAL DO AUTÓDROMO