Com metodologia diferenciada própria, definida para a equipe de Natação, o Esporte Clube Pinheiros apresenta o novo head coach, Arilson Silva, primeiro treinador a participar do "International Coaching Enrichment Certificate Program", programa americano que concentra os melhores profissionais do mundo.
A história do técnico com o Clube é marcada por 11 anos de conquistas. Arilson, que cuidava dos atletas de Nado Peito, como Felipe França, João Luiz e Tatiane Sakemi, agora será responsável por todas as categorias e estilos. Na seleção brasileira, onde atua desde 2008, é técnico do Nado Peito.
“A equipe de Natação do Pinheiros segue, hoje, um padrão de metodologia de treinamento competitivo contemporâneo. O time principal conta com grandes nomes de atletas da mais alta experiência competitiva internacional, assim como a comissão técnica. Temos a expectativa de caminhar juntos para formar a maior parte da delegação brasileira olímpica de Natação para Londres, em condições de disputar finais e medalhas na competição”, explica Arilson Silva.
Depois de 23 anos, Alberto Pinto Silva deixa a equipe pinheirense para cuidar de projeto independente e interesses pessoais. “O Pinheiros tem a melhor comissão técnica do País. A competência dessa equipe vencedora está mais que provada. Por méritos próprios cresceram e conquistaram vitórias. O Arilson tem capacidade de sobra para assumir esse comando e conquistar resultados importantes”, conta o técnico Albertinho.
O time inicia, esta semana, a fase de concentração e treinamentos intensos. O próximo desafio acontece em maio, no Troféu Maria Lenk, competição decisiva para a formação das seleções brasileiras, que participarão das principais disputas internacionais do ano. O foco está em duas seletivas dos Jogos Olímpicos de Londres: o Campeonato Mundial de piscina longa, em Xangai (24 a 31 de julho) e os Jogos Pan-americanos, de Guadalajara (15 a 21 de outubro).
Supremacia e tradição nas águas
Há mais de um século, a Natação é uma das prioridades do Clube Pinheiros, quando os atletas ainda treinavam nas águas do Rio Pinheiros. E desde 1933, na piscina olímpica, o Pinheiros treinou e formou campeões como Hellmut von Schütz e Willy Otto Jordan. Assim como os medalhistas olímpicos Manoel dos Santos (bronze-1960), Gustavo Borges (prata-1992, prata e bronze-1996) e Cesar Cielo (ouro e bronze-2008).
Para garantir um futuro ainda mais promissor na modalidade, o Pinheiros desenvolve projetos visando resultados a curto, médio e longo prazos. O Projeto Olímpico apoia o grupo principal de nadadores, onde também contempla a equipe paraolímpica. Com o investimento da Sabesp, via Lei de Incentivo ao Esporte e patrocínio, o Clube forma atletas de base e apoia o Projeto CEU e Água.
“Nosso time é reconhecido, não somente pelas importantes conquistas, mas por fazer a diferença na formação de atletas. Atualmente, o Pinheiros treina mais de 200 nadadores competitivos, desde a categoria de base ao alto rendimento. A nossa confiança está embasada em uma equipe constituída pelos melhores profissionais do País, nadadores preparados para desafios internacionais e em investimentos em tecnologia e recursos de última geração. Com parceiros fortes, a nossa tradição e supremacia na Natação se confirmam a cada competição”, explica o presidente do Esporte Clube Pinheiros, Antonio Moreno Neto.
Nestes últimos 17 meses de ciclo olímpico, rumo a Londres, a equipe Pinheiros/Sabesp, reconhecida internacionalmente, possui a maior comissão técnica e equipe de nadadores. Trata-se do mesmo time que garantiu ao Clube todos os títulos nacionais de 2010, como o oitava vitória consecutiva no Maria Lenk, a conquista do Júlio Delamare e o 13º título no Troféu José Finkel.
Os resultados internacionais também definem bem o ritmo de vitória adotado para esta temporada. Em Dubai, foram seis medalhas conquistadas por atletas do Clube, sendo uma de ouro de Felipe França. Há três semanas, o ouro veio de João Luiz, que superou o campeão mundial Cameron Burgh, no Meeting Internacional, da Africa do Sul.
Sobre o Head Coach, Arilson Silva
Primeiro brasileiro no programa "International Coaching Enrichment certificate Program" (ICECP), promovido pelo Comitê Olímpico dos Estados Unidos e Universidade de Delaware e Comitê Olímpico Internacional (COI). Responsável pela programação dos atletas do Nado Peito. Técnico do recordista mundial Felipe França. Membro da Comissão Técnica Permanente de Natação do Brasil, desde 2008. Oito vezes campeão do Campeonato Brasileiro Absoluto – Troféu Brasil de Natação. Sete vezes campeão do Campeonato Brasileiro Absoluto – Troféu José Finkel.
Comissão técnica multidisciplinar – Pinheiros/Sabesp
Head Coach - Arilson Silva
Técnico - André Ferreira
Técnico - Sérgio Onha Marques
Técnica - Juliana Machado
Técnico Juvenil – Marcelo Tomazini
Técnico Infantil – Tiago Moreno
Técnico Petits – Fernando Calduro
Biomecânico – Paulo Cesar Marinho, Emilio Cipolli e Manoel de Moraes
Fiosioterapeuta – equipe composta por dez profissionais
Medicina esportiva – Vita Care - Gustavo Magliocca
Nutricionista - Renata Lazaretti
Psicólogo – Roberto Shinyashiki e equipe
Preparação Física – Murilo Drago e Gustavo Drago
Pinheiros/Sabesp (seleção principal)
Bruno Fratus
Felipe França
Gabriel Mangabeira
Guilherme Guido
Henrique Martins
Henrique Rodrigues
João Luiz Junior
Leonardo de Deus
Marcelo Chierighini
Tales Cerdeira
Carolina Mussi
Deniele Paoli Jesus
Flavia Delaroli
Gabriella Silva
Julyana Kury
Michelle Lenhardt
Tatiana Lemos Barbosa
Tatiane Sakemi
Relacionamento com a mídia - Comunicação Institucional – Regiane Bonanho / Rodrigo Facundes
Esporte Clube Pinheiros
Fone: +55 11 3598 9780 Cel 9204-5694 / (ID) 55*2*18016 / www.ecp.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário