ICB e Acergs não tiveram vida fácil. Ceibc surpreendeu e goleou. Unicep se garantiu nos pênaltis. A Copa Brasil, que termina domingo, 07 de novembro, acontece em Niterói (RJ). Entrada é franca
Apontadas desde o início do campeonato entre as favoritas para conquistar o título da Copa Brasil de Futebol de 5 para cegos 2010, as equipes ICB e Acergs sofreram nesta quinta-feira para garantir vaga nas semifinais. A equipe gaúcha fez uma das partidas mais duras: enfrentou a Apace, dona de quatro títulos nacionais. Se de um lado estava Ricardinho, eleito melhor do mundo em 2006 e campeão mundial com o Brasil em agosto, na Inglaterra, o outro estavam Bill e Marquinhos, que também levantaram o caneco com a seleção na Terra da Rainha.
A partida começou com a Acergs procurando mais o gol. A marcação em cima de Ricardinho era bastante forte. Mas aos 12 minutos, o artilheiro da competição ao lado de Jefinho, conseguiu escapar e abrir o marcador. A equipe gaúcha seguiu no ataque. Três minutos depois, Ricardinho ampliou. A Apace também levou perigo ao gol de Felipe. Bill soltou sua característica bomba da intermediária, obrigando o goleiro gaúcho a se esticar todo para por pra fora a bola que iria no ângulo. Faltando cinco minutos para o intervalo, Wilson derrubou Ricardinho na área. André bateu com tanta força que a bola atravessou a rede.
Na segunda etapa a equipe paraibana voltou melhor. Tanto que, aos 10 minutos, Marquinhos sofreu pênalti. Bill, conhecido como o chute mais forte do mundo, comprovou a fama. Fez sua alavanca e também atravessou a rede. Durante todo o segundo tempo os paraibanos ainda tentaram diminuir a vantagem gaúcha, mas não conseguiram. Fim de partida Acergs, classificada, 3x1 Apace.
“Eles dominaram o primeiro tempo. No segundo jogamos bem mais que eles, mas infelizmente não deu. Foi mesmo um rali, como eu tinha dito ontem que seria. Pena que deu Acergs. Eles mereceram. Deus os ajude a chegar à final”, declarou Bill ao final da partida.
“Hoje entramos ligados, conseguimos aproveitar as oportunidades. Mas não foi fácil. Tanto que terminamos muito cansados”, explicou Ricardinho.
“Agora temos os quatro melhores times do país neste ano. A tendência é ter jogos mais difíceis ainda”, completou o artilheiro.
Acergs: Felipe Hesse, Carlos Remus, Valmir Stein, André Trevisol e Ricardinho. Entraram: Leonardo dos Santos e Pedro Beber. Técnico: Ismael Baldissera. Apace: Andreoni do Rêgo, Fransueldo Tavares, Marquinhos, Bill e Wilson Costa. Entraram: Daniel e José da Silva. Técnico: Antônio Pádua.
ICB vacila, mas se classifica
Outra das principais favoritas ao título da Copa Brasil de Futebol de 5 para cegos 2010, a equipe baiana ICB sofreu para passar pelos paranaenses da Adevipar. A partida começou com o ICB atacando mais. Jefinho era quem mais buscava o gol. Aos sete minutos, o melhor do mundo sofreu pênalti. Cássio cobrou rasteiro e forte, abrindo o placar. Mas de herói do jogo, o defensor virou vilão. Oito minutos depois de marcar o gol, Cássio derrubou Maurício dentro da área. A sorte foi que, na cobrança de pênalti, Nilson bateu para fora. Mais três minutos e Cássio outra vez derrubou Maurício na área. Desta vez Nílson não bobeou: bateu alto e forte, empatando a partida.
Faltando apenas 55 segundos para o intervalo, Jefinho deixou sua marca em um golaço. O atacante carregou a bola desde o meio de campo com a velocidade que lhe é característica, e chutou sem chances para o goleiro paranaense. Mas a alegria dos baianos durou pouco. Com sete segundos para o fim da primeira etapa, Edivan infiltrou na área e deixou tudo igual mais uma vez.
A segunda etapa foi marcada pela dificuldade das duas equipes de converter o gol. Só Jefinho acertou seis bolas na trave. E o jogo, que todos esperavam que fosse mais tranquilo para o atual campeão brasileiro, o ICB, foi para a prorrogação. Só aí a equipe baiana confirmou seu favoritismo. Em dois minutos Jefinho conseguiu mandar a bola para o fundo da rede. Mais dois, e o atual melhor do mundo decretou números finais à partida: ICB 4x2 Adevipar.
“Achamos que seria mais fácil, por isso que cometemos tantos erros, principalmente no primeiro tempo, com pênaltis bobos. Esse é um jogo para a gente não esquecer”, disse Jefinho.
“A nossa defesa não se comunicou, faltou tranquilidade. Foi muito ansiosa, achando que ia ganhar a qualquer hora. Além do que, eles têm jogadores de qualidade, como o angolano Maurício”, avaliou o técnico Gerson Coutinho.
Amanhã o ICB enfrenta a Unicep nas semifinais, às 11h30.
ICB: Erenilto de Jesus, Cassio dos Reis, Scharles dos Santos, Jefinho e Gledson. Entrou: Selmi Nascimento. Técnico: Gerson Coutinho. Adevipar: Marcelo dos Santos, Emerson de Carvalho, Nílson da Silva, Maurício Tchope Dumbo e Flávio Hermany. Entraram: Edivan da Silva e Jamiro de Oliveira. Técnico: Paulo Moreira.
Goleada inesperada
Se ICB e Acergs sofreram para se classificar, na segunda partida das quartas de final, o resultado foi fora do comum: o Ceibc goleou a Adevibel por 6x0. A equipe mineira, que se classificou como o melhor terceiro lugar, havia vencido o time carioca no dia anterior por 2x0. João Batista, atacante bicampeão paraolímpico e tricampeão mundial com a seleção, marcou cinco. O estreante Eduardo, de 14 anos, fechou a conta.
“O jogo de hoje não condiz com o nível técnico das duas equipes”, avaliou o artilheiro do Ceibc.
“A ansiedade atrapalhou muito. É mais difícil se recuperar psicologicamente de tomar um gol nas quartas de final, e nós não conseguimos”, justificou o goleiro mineiro Alex Lucchesi.
Com os cinco gols de hoje, João acumula oito no campeonato. Está atrás apenas de Ricardinho e Jefinho. Mas não quer falar em título individual.
“Antes disso eu penso no título, a artilharia não é o meu objetivo. A ideia é ajudar o grupo”, explicou.
Ceibc: Higor, Moisés Laia, Alessandro Lago, Michael de Carvalho e João Batista. Entraram: Bruno Amorim, Júlio Serpa, Rogério da Silva e Eduardo de Oliveira. Técnico: Renato Ferreira. Adevibel: Nikolas Amorim, Eduardo de Sá, Ataualpa de Almeida, Juliano da Costa e Itamar de Oliveira. Entraram: Alex Lucchesi, Rawdrey Rodrigues, Ananias Moreira, Welton de Oliveira e Wanderlúcio. Técnico: Walace Salis.
Virada nos pênaltis
A última partida das quartas de final, entre Cedemac e Unicep, foi a mais tensa do dia. A equipe do Maranhão começou dominando a partida. Aos oito minutos Marcão cobrou falta, saiu da barreira e mandou para o fundo da rede, abrindo o placar. Mais quatro minutos e a Unicep cometeu sua quarta falta. Marcão foi para a cobrança do tiro livre direto de oito metros e ampliou o marcador.
Na sequência, foi a vez da Cedemac cometer a quarta infração. Patrick, entretanto, bateu no meio, facilitando a vida do goleiro Leandro. Mais um minuto e a Cedemac teve mais um tiro de oito metros para fora. Mas, dessa vez, Marcão bateu para fora. A Unicep passou então a pressionar mais. E funcionou. Aos 19 minutos Sandro conseguiu infiltrar na área maranhense e diminuir a diferença. Patrick ainda tentou o empate, com um chute no ângulo, mas Leandro fez uma bela defesa.
A pressão da equipe do Espírito Santo não parou na segunda etapa. Aos seis minutos, Patrick aproveitou um bate-rebate na área e deixou tudo igual. A Cedemac teve duas chances de voltar à frente no placar com tiros direto de oito metros, mas na primeira Marcão bateu no meio, facilitando a vida do goleiro Paulo, e na segunda o artilheiro maranhense mandou para fora.
Como nenhum dos dois times conseguiu marcar na prorrogação, a decisão da vaga foi para os pênaltis. Sorailson abriu as cobranças, fazendo 1x0 para a Cedemac. Na sequência, Sandro cobrou rasteiro no meio, e o goleiro Leandro defendeu. Marcão, entretanto, não aproveitou a chance de por sua equipe na semifinal. Ele chutou no meio do gol, facilitando a vida de Paulo. Já Patrick mandou uma bomba no ângulo esquerdo, deixando tudo igual mais uma vez. Reginaldo Vieira chutou para fora a última cobrança da Cedemac. E foi Josir quem garantiu a Unicep na semifinal, amanhã, às 11h30, contra o ICB.
“Essa partida foi superação. Falei para eles que não se pode perder por omissão. Entramos muito desligados”, explicou o técnico Marcelo Coutinho ao final do jogo.
“Amanhã será muito mais complicado. Pegaremos o ICB, que tem um nível técnico muito acima do de hoje, e estaremos sem o João, nosso principal jogador, que levou o segundo cartão amarelo”, disse Coutinho.
Cedemac: Leandro Souza, José Maurício, Reginaldo Vieira, Marcos Pinheiro e Evandro Costa. Entraram: Reginaldo Silva e Sorailson. Técnica: Silvana Cardoso. Unicep: Paulo de Oliveira, Patrick de Oliveira, João dos Santos, Bruno de Aquino e Sandro Damião. Entrou: Josir Vulpe. Técnico: Marcelo Coutinho.
Brigando para não cair
Paralelamente à disputa das quartas de final, quatro times brigam para não cair. As equipes que ficaram do nono ao 12º colocado na primeira fase jogarão todos contra todos para definir quais serão as duas rebaixadas para a Série B da Copa Brasil 2011.
Nesta sexta a Apadv enfrentou a Ascepa. A partida não teve nada a ver com os 3x0 do dia anterior. O time paraense veio para cima. Davison teve a chance de chegar próximo ao gol algumas vezes. Aos 10 minutos de partida, em contra-ataque, Davison chutou uma bomba no ângulo, do meio da rua. O goleiro Vinícius, entretanto, fez uma bela defesa. Faltando apenas dois minutos para o intervalo, não teve jeito. Davison sofreu falta na entrada da área. Na cobrança, o artilheiro paraense apenas limpou da barreira disparou um chute cruzado preciso. Ascepa 1x0 Apadv.
O segundo tempo começou mais equilibrado. Com pouco mais de quatro minutos, Fabrício se livrou da marcação e deixou tudo igual. Com o gol, a Apadv cresceu na partida. Tanto que, aos 10 minutos, conseguiu a virada, com Luiz Carlos. A Ascepa ainda tentou, principalmente com Davison, que aos 17 minutos acertou a trave. Faltando quatro minutos para o fim, os paraenses cometeram a quarta falta. Na cobrança do tiro livre direto de oito metros, Fabrício bateu à meia altura, mas Eduardo espalmou para fora. A 13 segundos do final, mais uma falta da Ascepa e mais um tiro de oito metros. Desta vez quem bateu foi Sandro, mas Eduardo repetiu a cena e defendeu. Fim de jogo Apadv 2x1 Ascepa.
Apadv: Vinícius, Sandro Rodrigues, Luiz Carlos Santos, Fabrício Cunha e Ricardo Leoni. Entrou: Daniel Lopes. Técnico: Renato Robertes Junior. Ascepa: Eduardo Pimenta, Almir Pinheiro, Francisco Almeida, Ricardo Xerfan e Davison Monteiro. Entrou Maurício Moraes. Técnico: Carlos Alberto Farias.
Urece e AMC fazem a última partida do dia. Amanhã, os quatro times voltam a campo duas vezes, para definir quem serão os rebaixados.
A competição
ICB, Unicep, Acergs e Ceibc definem neste sábado, 06, quem serão os finalistas da Copa Brasil de Futebol de 5 para cegos 2010. A decisão do título será domingo, 07, às 10h30.
A Copa Brasil acontece na Andef (Estrada Velha de Maricá, 4830 - Rio do Ouro – Niterói). A entrada é franca.
COPA BRASIL 2010 DE FUTEBOL DE 5 PARA CEGOS
Grupo A Pontos Vitórias Empates Derrotas Saldo de gols
ICB 9 3 0 0 11
ACERGS 6 2 0 1 4
APADV 3 1 0 2 -2
ASCEPA 0 0 0 3 -9
Grupo B Pontos Vitórias Empates Derrotas Saldo de gols
CEIBC 6 2 0 1 1
CEDEMAC 6 2 0 1 0
ADEVIBEL 4 1 1 1 1
URECE 1 0 1 2 -2
Grupo C Pontos Vitórias Empates Derrotas Saldo de gols
APACE 7 1 1 0 3
UNICEP 5 1 2 0 2
ADEVIPAR 4 1 1 1 0
AMC 0 0 0 3 -2
1ª FASE
Terça-feira, 02
Horário Equipe Equipe Jogo
8h30 ICB 6x0 ASCEPA 01
10h CEIBC 2x1 CEDEMAC 02
11h30 ADEVIPAR 1x0 AMC 03
14h ACERGS 4x1 APADV 04
15h30 ADEVIBEL 0x0 URECE 05
17h APACE 0x0 UNICEP 06
Quarta-feira, 03
Horário Equipe Equipe Jogo
8h30 ACERGS 6X2 ASCEPA 07
10h ADEVIBEL 0X1 CEDEMAC 08
11h30 APACE 2X0 AMC 09
14h ICB 2X0 APADV 10
15h30 CEIBC 2X0 URECE 11
17h ADEVIPAR 1X1 UNICEP 12
Quinta-feira, 04
Horário Equipe Equipe Jogo
8h30 APADV 3X0 ASCEPA 13
10h URECE 0X3 CEDEMAC 14
11h30 UNICEP 2X1 AMC 15
14h ACERGS 0X3 ICB 16
15h30 ADEVIBEL 2X0 CEIBC 17
17h APACE 1X0 ADEVIPAR 18
QUARTAS DE FINAIS
Sexta-feira, 05
Horário Equipe Equipe Jogo
8h30 9º colocado - Apadv 2X1 12º colocado - Ascepa 19
10h 1º do Grupo A - ICB 4X2
2º melhor 3º lugar - Adevipar 20
11h30 1º do Grupo B - Ceibc 6X0 1º melhor 3º lugar - Adevibel 21
14h 1º do Grupo C - Apace 1X3 2º do Grupo A - Acergs 22
15h30 2º do Grupo B - Cedemac 2X2
(1x2) 2º do Grupo C - Unicep 23
17h 10º colocado - Urece X 11º colocado - AMC 24
SEMIFINAIS
Sábado, 06
Horário Equipe Equipe Jogo
8h30 10º colocado - Urece X 12º colocado - Ascepa 25
10h 9º colocado - Apadv X 11º colocado - AMC 26
11h30 ICB X Unicep 27
14h Ceibc X Acergs 28
15h30 9º colocado - Apadv X 10º colocado - Urece 29
17h 11º colocado - AMC X 12º colocado - Ascepa 30
FINAL
Domingo, 07
Horário Equipe Equipe
9h Perdedor do jogo 27 X Perdedor do jogo 28
10h30 Vencedor do jogo 27 X Vencedor do jogo 28
*Obs.: todos os jogos empatados nas fases de quartas de finais, semifinais e final, terão prorrogação (dois tempos de cinco minutos); persistindo o empate será decidido nos pênaltis (cinco tiros de 6m).
Mais fotos e vídeos estão disponíveis no FTP da Exemplus Comunicação
Endereço: ftp://201.57.54.34
USUÁRIO: publico
SENHA: exemplus
Media Guide Comunicação
Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Em Brasília
Thalita Kalix (Media Guide) - (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Janaína Lazzaretti (CPB) – (janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Nenhum comentário:
Postar um comentário